Dúvida

This topic is classified in rooms: Formação

Dúvida

#206302 | karlmacx | 25 ago 2008 20:56

Ao iniciar a pesquisa sobre a minha família do lado paterno, deparei-me com o nome da minha avó: Deolinda Natália Augusta Paulo.
Achei o nome estranho, até porque mais ninguém na linhagem, incluíndo os meus tios e primos, bem como os meus tios-avôs têm o nome Paulo como nome de família.
Do que sei da minha avô, é filha de Cândida Augusta e de pai incógnito.
Daí a suspeita que o meu bisavô desconhecido poderia chamar-se Paulo.
Como ainda sou "verde" nestes assuntos, gostaria que dissessem, de vossa justiça e de acordo com a vossa experiência, se estas situações são recorrentes e que linhas de actuação posso seguir.

Respuesta

Enlace directo:

Dádiva

#206324 | salen | 26 ago 2008 00:00 | In reply to: #206302

Caro participante ? (não assinou a sua mensagem),
Já leu o registo de Baptismo da Srª sua avó Deolinda? Já leu outro registo de Sacramentos da mesma avó (Matrimónio, Crisma/Confirmação, Óbito/Unção)? Já leu algum registo de sacramentos ou civil de algum dos Srs seus tios ou do Sr seu Pai?
Pode ser, se houver alguma pista, ela esteja aí. Por vezes é entre as testemunhas ou padrinhos que se encontram as origens de alguns apelidos aparentemente saídos do nada. Pode ser que algum deles seja o Sr seu avô, como podem vir de ancestrais mais para trás no tempo, como de um parente, ou de um Padre amigo da família, ou poderá a ver os livros paroquiais descobrir na Freguesia uma família que usasse 'Paulo' como apelido, ou pode ser que os nomes escolhidos para a Srª sua avó tenham sido pura e simplesmente do gosto da Srª sua bisavó Cândida.
Só a pesquisa e a posse de registos das Sras suas avó, bisavó e mesmo de outros ancestrais poderá responder ... Se responder de todo. Há sempre a possibilidade de nunca se saber de onde veio o 'Paulo'.
No meu caso, nunca consegui descobrir de onde veio o apelido que deram a um ancestral meu, enjeitado, criado por sinal por outros ancestrais meus de uma linha diferente, e que não tinham esse apelido. E assim há de ficar.
Cumprimentos e boas pesquisas (nos paroquiais ...)
Victor Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dádiva

#206331 | karlmacx | 26 ago 2008 01:08 | In reply to: #206324

Caro Victor,

Primeiramente, queria agradecer-lhe pelo tempo tomado a responder à minha dúvida.

De facto, a certidão de nascimento da minha avó não refere nenhum nome Paulo a não ser o dela. Nem o padre nem as testemunhas / padrinhos têm esse nome.
De qualquer das formas, já pedi ao AD Bragança a certidão de registo paroquial da minha bisavó Cândida Augusta no sentido de averiguar se por aí consigo encontrar novos indícios.

Mais uma vez, muito obrigado pela gentileza.

Cordialmente ( e pedindo desde já desculpas por não o ter feito antes...)

Sérgio Moreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dádiva

#206342 | mafs | 26 ago 2008 13:41 | In reply to: #206324

EX.mo SR.

gostava de saber onde encontrar os registos de crismas e que tipo de informação possuem

grato

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dádiva

#206353 | salen | 26 ago 2008 17:15 | In reply to: #206342

Caro Sr.
a) nos livros paroquiais;
b) nos das minhas Freguesias, pai (ou mãe, em caso de viuvez ou singularidade) e nomes dos filhos.
Aceite.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 25 jun 2024, 13:34.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen