Residente na Cova da Moura em 1800

This topic is classified in rooms: Regiões

Residente na Cova da Moura em 1800

#206963 | mosorio | 01 sep 2008 22:26

Olá Confrades

Pesquiso um ramo da minha família ,que reside na Cova da Moura em 1828 , casaram na Senhora da Lapa e baptizaram o filho em Santos o Velho. Onde se localizava Cova da Moura? Fui ao Google Earth e aparece uma localidade em Torres Vedras, não faz sentido! Procurei na Net e encontrei o seguinte " D. João V compra em 1745 a Gaspar Pereira Lago Castilho os terrenos Cova , ou Lapa , das Mouras onde estava construída uma ermida de Nossa Senhora das Nessecidades ...... Seria perto desse local ?
Alguém pode esclarecer ?


Maria Emília

Respuesta

Enlace directo:

RE: Residente na Cova da Moura em 1800

#206964 | vegaboy | 01 sep 2008 22:32 | In reply to: #206963

Cara confrade
A cova da moura que conheço é um dos bairros mais problematicos da grande Lisboa e fica localizado nas imediações da estação de comboios da Damaia.
cumprimentos

Respuesta

Enlace directo:

Cova 'M', yô!

#206965 | salen | 01 sep 2008 22:45 | In reply to: #206963

Cara Maria Emília,
Não é de Lisboa pois não?...
Covas das Mouras deveria haver por 1828 mais do que hoje. É um topónimo muito comum em Portugal, exactamente assim ou com variantes. As mouras peslos vistos tinham o condão de se encantar em altos, pedras, fontes, covas e grutas.
Mas a mais famosa cova da moura é ... a Cova 'M', profusamente discutida em vários sites (é só procurar em um motor de busca qualquer), berço de alguns grupos de hip-hop, alguns jogadores de futebol e parte do aglomerado que faz da Amadora a maior cidade cabo-verdiana do mundo.
Fica na periferia de Lisboa, no Concelho da Amadora, é um bairro degradado e problemático, uma 'favela' para usar o termo brasileiro.
O que foi em tempos, só dirigindo-se ao site da Câmara Municipal da Amadora e perguntando a algum responsável que informe sobre a história.
Mas é muito provável que seja nos terrenos onde hoje se situa a Cova M que residiam as pessoas que procura.
Boas pesquisas.
Victor Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Residente na Cova da Moura em 1800

#206966 | mosorio | 01 sep 2008 22:45 | In reply to: #206964

Caro confrade

Só passou a problemático recentemente, falo do passado , de 200 anos atrás .
De qualquer maneira obrigada pela boa vontade.


ME

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cova 'M', yô!

#206967 | mosorio | 01 sep 2008 22:49 | In reply to: #206965

Olá Confrade Salen

Não me parece .... E se lhe dissesse que a esposa era de Alhos Vedros ?


ME

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cova 'M', yô!

#206968 | mtavares | 01 sep 2008 22:54 | In reply to: #206967

Não será a Cova da Moura ao pé da Avenida Infante Santo?...
Cumprmtos
luis

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cova 'M', yô!

#206970 | mosorio | 01 sep 2008 23:06 | In reply to: #206968

Olá Confrade Luís,


Existe Cova da Moura perto da Avenida Infante Santo? Então faz sentido , perto de Santos o Velho e da Lapa. Nasci e vivi em Lisboa em determinada altura da minha vida , mas não explorei convenientemente as suas freguesias. Estou a tentar agora.
Com os meus melhores cumprimentos.

Maria Emília

Respuesta

Enlace directo:

RE: Residente na Cova da Moura em 1800

#206973 | aeiou2 | 01 sep 2008 23:19 | In reply to: #206963

Até há um palácio da Cova da Moura com entrada pela travessa do Castro e lateral com a Infante Santo.


Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cova 'M', yô!

#206977 | mtavares | 01 sep 2008 23:36 | In reply to: #206970

Maria Emília:
Tenho ideia que fica junto a um viaduto que passa sobre a Infante Santo e que segue na direcção das Janelas Verdes...Portanto será Santos-o-Velho...Mas, repare digo isto de cor.
Cumprimentos
luis

Respuesta

Enlace directo:

RE: Residente na Cova da Moura em 1800

#206980 | mosorio | 01 sep 2008 23:43 | In reply to: #206973

Boa noite Confrade Maria

Obrigada pela resposta. Quando recebo um assento ,com algo novo, procuro recuar no tempo ,consultando todos os meios ao meu alcançe, para me situar no tempo e espaço, estudo atentamente o documento , tenho viajado e visitado os lugares de nascimento dos meus, tem sido muito educativo e divertido. Tenho encontrado parentes, hoje foi um grande dia , dois confrades passaram a parentes , o Pedro e o José, conseguimos entroncar os nossos ramos.




Maria Emília

Respuesta

Enlace directo:

RE: Residente na Cova da Moura em 1800

#207004 | aeiou2 | 02 sep 2008 08:21 | In reply to: #206980

Olá, mas houve uma imprecisão da minha parte á rua é da Cova da Moura nº1, continuaçõa da Travessa do Castro.

O palácio recente é prémio Valmor e foi construído sobre um seiscentista, mas é no local que indico pois faz esquina com a Infante Santo mas sem entrar no túnel.

Se for ao Google encontra no 2 item a fotografia É uma depedência do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Residente na Cova da Moura em 1800

#207006 | aeiou2 | 02 sep 2008 08:55 | In reply to: #206980

É o que dá ter acordado cedo.O Palácio é setecentista e pode ler mais sobre ele se escrever no motor do Google:

Mudam-se os tempos mudam-se as vontades 1921 Prémio Valmor, Rua Cova da Moura 1.(É ao lado do H da CUF, entrada antiga)

Também gosto de ir aos sítios ligados aos meus "antigos" e tenho feito descobertas engraçadíssimas.
Um bom dia
Maria

Respuesta

Enlace directo:

Como lhe dizia ...

#207007 | salen | 02 sep 2008 09:30 | In reply to: #206967

... há mais Mouras na terra.

Cara Srª D Maria Emília

A propósito de possíveis ligações a Alhos Vedros, veja o que encontrei num site intitulado 'Coisas de Alcochete':

«... A partir do séc. 19, estruturou-se um novo eixo de circulação, a partir do Largo da Misericórdia rodeando o Bairro das Barrocas, passando pela R. do Norte, Largo da Cova da Moura e Largo Moysém (actual Av. dos Combatentes da Grande Guerra). Os largos, elementos polarizadores da malha urbana da vila de Alcochete, encontram-se associados à presença de solares. ...»
Outro trecho:
«... Os largos Almirante Gago Coutinho, onde se encontra a Igreja Matriz ; da Feira, no limite E.; e o Largo da Cova da Moura, no Bairro das Barrocas, resultam da expansão urbana novecentista, não estando associados à preexistência de solares. ...»
No mesmo site, na cronologia, diz-se:
«1249 - criação, no termo de Alhos Vedros, da paróquia de Nossa Senhora da Sabonha, que incluía as póvoas de Aldeia Galega e Alcochete;»

O facto de a esposa ser de Alhos Vedros ou de Viana do Castelo pode não querer dizer muito para negar ou afirmar a associação a esta o aquela localidade. Mas de facto pode ser um indício com pernas para andar, isso na medida em que encontrarmos o topónimo associado à região que nos interessa pesquisar.
É dessas associações que vive a investigação. Continue a ler documentos associados às pessoas em questão, aos padrinhos, testemunhas de sacramentos, transacções de propriedades, testamentos, eventos vários. Só assim conseguirá um segundo indício documental associado que lhe esclarecerá a origem dos visados.
[Os testamentos e transacções de propriedades são particularmente úteis uma vez que enumeram os bens e dizem onde se situam.]
Cumprimentos do
Victor Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Como lhe dizia ...

#207040 | mosorio | 02 sep 2008 18:00 | In reply to: #207007

Olá confrade Salen


Obrigada pelas sugestões, tenho pena de não ter mais tempo para dedicar às pesquisas , mas sempre vou aprendendo alguma coisa com a vossa preciosa ajuda.


ME

Respuesta

Enlace directo:

RE: Residente na Cova da Moura em 1800

#207041 | mosorio | 02 sep 2008 18:06 | In reply to: #207004

Olá Maria


Realmente é muito simpática e agradeço a sua colaboração. vamos ver onde me levam estes antepassados, quem seriam , o que fariam , gosto da sensação que trazem estas pesquisas.

Obrigada
ME

Respuesta

Enlace directo:

RE: Como lhe dizia ...

#208482 | mosorio | 16 sep 2008 20:12 | In reply to: #207007

Caro Victor Ferreira

Consegui localizar a Cova da Moura onde viveram os meus antepassados Melo, num blogue biclaranja, blogs. Vou transcrever apenas um pequeno excerto do texto, que está documentado com fotografias. " O sitio foi chamado,no séc. XVI " Lapa da Moura" em virtude da existência de uma lapa entre as pedreiras que afloram na raíz das construções. De Lapa da Moura se passou a Cova da Moura, nome que esta àrea de Alcântara e a Pampulha ainda mantém " . Gosto de ir visitar todas as igrejas onde foram Bp. os meus, tento descobrir a casa onde viveram. No meu passeio a Lamego descobri a casa construída cerca de 1700, onde nasceram várias gerações do meu ramo Beirão, porque encontrei referências nos assentos paroquiais. Tenho também ,uma foto de uma casa construída cerca de 1800. Do meu ramo Minhoto o mesmo. São pretextos para passear...apenas isso.
Meus melhores cumprimentos
MEmília
PS Esquecia-me de dizer que a madrinha era moradora na Pampulha eo padrinho no Colégio dos Nobres.

Respuesta

Enlace directo:

Afinal, era na 'Lapa'

#208542 | salen | 17 sep 2008 09:56 | In reply to: #208482

Cara M. Emília,
As coisas que a gente descobre!
Grato por partilhar mais este passo na sua agradável actividade de resgate da história dos que lhe são próximos. É uma forma de estar nestas lides, porventura das com que me sinto mais em sintonia.
Cumprimentos do
Victor Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 25 jun 2024, 12:50.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen