procuro familia dos santos correa em lisboa

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

procuro familia dos santos correa em lisboa

#208607 | isabelribeiro | 17 sep 2008 21:54

Meu avô veio p/Brasil +- em 1886 sozinho como conta minha mae, ele tinha 14 anos na epoca e nunca mais soube de mais ninguem da familia na certidão de obito consta que ele foi casado em portugal seu pai manoel dos santos sua mae maria joana dos santos meu avô antonio dos santos corrêa disse tambem que morava perto de um convento e que eram 6 mes de inverno muito frio. é só isso que sabemos.alguem pode me ajudar?

Respuesta

Enlace directo:

A sério a sério, creio que ninguém ...

#208872 | salen | 21 sep 2008 19:30 | In reply to: #208607

... pelo menos apenas com o que aqui partilhou connosco.

Srª Dª Isabel Ribeiro,
(como não assinou a sua mensagem, presumo que seja esse o seu nome)

Não sabemos qual o seu conhecimento acerca de Portugal, mas imagine o contrário, que era eu que lhe escrevia uma mensagem a dizer exactamente o que escreveu aqui: o que pensaria da minha proposta e qual era o conselho que me dava?
Vejamos:
1-No Brasil, como em Portugal, deve haver milhares 'Manueis dos Santos', 'Marias Joanas dos Santos' etc (eu mesmo tenho alguns entre os meus ancestrais, e hoje se for à lista telefónica on-line encontra provavelmente dezenas). São nomes e conjugações de apelidos bastante comuns, há e houve aos milhares, e os que os têm e tiveram não serão na maioria sequer familiares afastados. A semelhança «é» mera coincidência;
2-No Brasil como em Portugal havia por essa época centenas de «conventos» de Norte a Sul do território, ilhas e colónias, de modo que por aí também não chega a lado nenhum;
3-«6 meses de inverno muito frio», para padrões Brasileiros ou de quem passou um tempo a viver num clima quente, ocorrem em todo o território nacional. Por aí também nada feito.
Então o que fazer?
Como os portugueses (tal como os brasileiros aliás) não se conhecem todos uns aos outros nem existe nenhuma base de dados de todos os portugueses que já existiram nem nenhum país tem isso, a única maneira é fazer pesquisa de ancestrais, nos livros paroquiais, começando consigo até chegar aos que procura. Leia os registos de casamento de todos os que o fizeram, veja de onde são os padrinhos e testemunhas, se há referências a procurações passadas por parentes deste lado do Atlântico. Veja os registos das crianças que nasceram, a sua, dos seus eventuais irmãos, seus tios, primos. Procure a mesma coisa: referências a parentes cá, e locais. Veja documentos antigos da família, testamentos, transacções de propriedades, escrituras, inscrições em associações (profissionais, beneficentes, p.ex). Procure as fotografias velhinhas, com dedicatórias, referências a locais, imagens de locais, postais, referências a festas religiosas, padroeiros religiosos, etc. Pergunte ao seu pai.
O que você procura é: Datas, o mais precisas que possível (baseadas nos documentos que encontrar - os registos de casamentos, óbitos e nascimentos dos filhos e netos, senão os que houver dele próprio); e Locais, locais mesmo, as terras de origem, ou no mínimo a Freguesia (=paróquia) ou o Concelho (=Município).
Só a partir dos dados que coligir é que se pode começar a pesquisar.

Entretanto leia isto: http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236, porque a forma como pos a questão indica que ainda não percebeu como é que a coisa se faz ... O que é normal em quem começa. E como todos os que andam por aqui já começaram, e aprenderam, assim a Srª também vai aprendendo, pesquisando e encontrando o que procura.
Boa sorte, boas pesquisas e se tiver mais dúvidas, volte a este seu tópico.
Victor Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Procuro ancestral

#209693 | anr109 | 02 oct 2008 19:55 | In reply to: #208872

Oi Victor Ferreira

Felicitações

Procuro ancestral de nome José da Costa d'Alentejo. Em um registro de Batistério, datado de 1740, consta que é natural de Lx.º (creio que seja Lisboa). Acredito que tenha vindo para o brasil ainda na segunda metade do século XVII.

grato

Antonio Nogueira Regis

Respuesta

Enlace directo:

Costa de Lisboa

#209721 | salen | 03 oct 2008 00:26 | In reply to: #209693

Caro participante,
Para que encontre os registos de Sacramentos de qualquer pessoa originária de «Lisboa» precisa saber - para além do nome e filiação, a data do nascimento e a localidade.
«Lisboa» em 1700 e pouco pode ser 'o termo' de Lisboa, a 'comarca' de Lisboa, o 'bispado' de Lisboa, a 'cidade' de Lisboa, e mesmo para a geograficamente menor dessas categorias, ainda são umas cinquenta e tantas Freguesias ...
Para além disso, o terremoto de 1755 destruiu boa parte dos registos da cidade (se for o caso). Só sobraram de algumas Freguesias.
Com o que tem, dificilmente passará daí. Ou descobre uma localidade/Freguesia e uma data, ou descobre algum episódio particular em que a pessoa tenha estado envolvida, ou é melhor passar ao ancestral seguinte.
O seu José apareceria no registo de Baptismo como «Baptizei a 'José', filho de Beltrano e Sicrana ...». Mas se V não sabe o nome dos pais, ou a data certa e o local, haverá milhares de Josés nos paroquiais: como é que vai saber qual é o seu?
Pesquise mais nos documentos de que dispõe e se tiver mais dúvidas, volte a este seu tópico (não abra outros para o mesmo assunto).
Victor Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: A sério a sério, creio que ninguém ...

#210246 | isabelribeiro | 10 oct 2008 00:24 | In reply to: #208872

Boa noite, o que eu passei é realmente o que consegui, minha familia é do interior de Minas Gerais e vieram depois para interior de São Paulo, ninguem dos mais antigos tem instrução, são todos analfabetos porque não tiveram oportunidade de estudar ninguem foi registrado, minha mãe só tem o batisterio que faz muito pouco tempo eu fui pesquizar na cidade de Acerburgo em MG e consegui,, com esta certidao descobri que o nome dela é Julieta e não Julia como foi chamada a vida inteira, viu como tá dificil de descobrir os meus antepassados.a unica coisa que ela fala da infancia s/o pai dela é o que já passei.,,ele morava perto de um convento e que fazia muito frio ele morava numa casa muito grande e que se aquecia na lareira e qdo saia para fora ia ficar junto com o gado p/se esquentar dizia tambem que seis meses ficavam sem trabalhar por causa da neve, aqui no brasil sabemos que o lugar que faz mais frio é em santa catarina na cidade de são joaquim pensei que ai em portugal tivesse tambem um lugar mais frio e que fosse mais facil saber deonde ele era.pela certidao de obito ele faleceu em 31 de janeiro de 1934 aos 62 anos com isso fazendo as contas achamos que ele veio p/brasil +- 1886 e que nasceu +- 1872 pq ele dizia que veio p/brasil com quatorze anos e na certidao de obito tambem diz que ele era casado ai em portugual com guaranisia santos o pai dele é manoel dos santos e a mae joana maria dos santos diz que é natura de portugal e nada mais nem a cidade sabemos ao certo minha tia que já tem quase 90 anos é que diz que ele era de lisboa, ele veio p/brasil de navio e era muito grande porque tinha até pasto no navio e que a viagem durou 3 meses, o que o sr conseguir eu agradeço muito.

obs meu avo tinha salvo conduto que sumiu com o tempo

isabel lino correa ribeiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: A sério a sério, creio que ninguém ...

#210252 | cverde | 10 oct 2008 00:50 | In reply to: #210246

No site do Memorial do Imigrante pesquisando por António Correa surge, entre outros, um António Correa, de nacionalidade portuguesa, que chegou ao Brasil, sózinho, em 30.10.1887

Talvez valha a pena investigar estas hipóteses ...


Boa sorte

Luís Figueira

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 25 jun 2024, 15:35.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen