bisavo de minha senhora

This topic is classified in rooms: Pessoas | Regiões

bisavo de minha senhora

#209641 | curcio | 02 oct 2008 02:15

nome da familia e ribeiro
o nome de seu bisavo e jose ribeiro filho de joaquim ribeiro e maria pereira numa vila chamada Corvães

Respuesta

Enlace directo:

Águas a rolar debaixo das pontes

#209649 | salen | 02 oct 2008 10:00 | In reply to: #209641

Caro/a participante (não assinou as suas mensagens),

Sabe qual é a diferença entre um rio e um «ribeiro»? O rio tem água todo o ano. O ribeiro seca no verão. Se não arranjar mais dados, temo que o nosso ribeiro seque.

Mas vamos lá por partes:
1. quando quiser insistir num tema, por favor, «não abra» três, quatro, cinco ... tópicos a falar no mesmo assunto. Reabra o seu primeiro tópico, escreva uma nova mensagem, ele voltará à primeira página e caso apareça alguma resposta, ficará tudo condensado em um único tópico. É mais fácil para si e evita o exílio da 1ª página para (outros) tópicos com interesse;
2. já leu isto: http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236 ? Então leia, para perceber como se faz. Não há uma base de dados com todos os portugueses que já existiram. Nenhum país tem isso. Chega-se lá com pesquisa;
3. Ribeiro é um apelido bastante comum, de Norte a Sul do País, não existindo «um» núcleo familiar que o adoptou, mas centenas ou milhares ao longo do tempo, e que não têm nem nunca tiveram nada a ver uns com os outros;

O seu caso é bem exemplo de falta de concentração de informação: nas suas várias mensagens foi dando diferentes pistas que se estivessem em uma só mensagem, provavelmente já teria provocado alguma resposta.
Não existe nenhuma «Corvães» ou «Corvões», mas existem duas Cervães:
- uma Cervães é a localidade e Freguesia do Concelho de Vila Verde, Distrito de Braga;
- outra é uma Póva de Carvães, localidade e Freguesia do Concelho de Mangualde, Distrito de Viseu.
Freguesia é a menor região administrativa (e que contém várias localidades), Concelho é Município (constituído por várias Freguesias), Distrito é mais ou menos equivalente a 'Estado' (no Brasil), por sua vez formado por vários Concelhos.

Pergunto: em qual das duas terá nascido o dito bisavô?
Resposta: só o Sr pode responder, com mais pesquisa nos papeis velhos da família (escrituras, testamentos, cartas, envelopes com endereços, etc.), fotografias com dedicatórias e referências a lugares, recorrendo à memória das pessoas vivas que ainda se lembram de algum comentário
A primeira fará lembrar Minho, Braga, vinho verde, o padroeiro (O Divino Salvador)
A segunda lembrará Mangualde, o santuário da Senhora do Castelo que fica perto, o vinho do Dão, ou o padroeiro que é S João Baptista.

No fim das contas, se ninguém se lembrar de nada (ou mesmo lembrando), na posse da data correcta de nascimento e da filiação, dirija-se (por mail p.ex) aos Arquivos Distritais de Braga e de Viseu, e peça para lhe encontrarem o registo de Baptismo nos livros paroquiais das ditas duas Freguesias dos Concelhos que lhe indiquei mais acima. Normalmente menos de meia hora é grátis, mais do que isso paga-se.
E bom sucesso.
Victor Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: bisavo de minha senhora

#209650 | salen | 02 oct 2008 10:07 | In reply to: #209641

Correcção: Póvoa de C'e'rvães, com 'e' naturalmente.
VFerreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Águas a rolar debaixo das pontes

#209736 | curcio | 03 oct 2008 03:51 | In reply to: #209649

boa noite senhor lhe peço que me mande o endereço eletronico de viseu e de Cervães localizada em freguesia do concelho de vila Verde, Distrito de Braga ou uma central para minha consulta

Respuesta

Enlace directo:

Motores de busca

#209757 | salen | 03 oct 2008 15:14 | In reply to: #209736

Caro Sr (?),
... mais exactamente, trata-se dos endereços (electrónicos e postais e telefónicos)dos Arquivos Distritais que conterão os livros paroquiais das duas Freguesias que lhe apontei.
Aproveite para treinar um pouco a pesquisa na net:
1. entre em um motor de busca qualquer (o google, o sapo, ou outro que costume usar)
2. escreva "Arquivo Distrital de Viseu" assim entre aspas, e mande pesquisar;
3. entre no site, explore e descubra o endereço electrónico.
4. faça o mesmo com «Arquivo Distrital de Braga».
É claro que poderia escrever aqui os endereços, mas tirar-lhe-ia o prazer da descoberta.

Bom, como está com dificuldades e se os nossos permitirem que passe, vá lá, são estes: http://www.adb.pt/ e http://www.ad-viseu.com/.
E não diga que vai daqui.

Cumprimentos e boas pesquisas. Na dúvida, já sabe, volte a este seu tópico e pergunte: é o que eu faço quando não sei.
Victor Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 25 jun 2024, 13:23.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen