Expostos na Sertã

This topic is classified in rooms: Arquivos | Regiões

Expostos na Sertã

#209651 | antikualhas | 02 oct 2008 10:12

Caros Confrades,
Onde poderei obter informações sobre listas de expostos em CUMEADA-SERTÃ, cerca de 1850?
A.R.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Expostos na Sertã

#209688 | aguerreiro | 02 oct 2008 19:26 | In reply to: #209651

Era normal estarem a cargo da Câmara ou por vezes á Irmandade da Misericórdia da terra, pois as câmaras tinham verbas do orçamento para pagarem a amas que criassem ao peito "os infantes". consulte os arquivos dessas instituiçõse
ao dispôr
Aguerreiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Expostos na Sertã

#209706 | hmrb | 02 oct 2008 21:27 | In reply to: #209688

Caro Confrade


Uma coisa que tenho detectado nas minhas pesquisas e que se debruçam sobre a zona de Oleiros, logo muito próximo da Sertã é que costumavam baptizar todos os expostos e assim figuram nos livros de registo. Encontrei um familiar meu em que no registo mencionava que tinha encontrado uma criança no dia anterior ao seu baptismo e explicava até pormenores da forma como tinha sido.

Espero ter deixado aqui também uma possível pista



Cumprimentos

Herminia Barata

Respuesta

Enlace directo:

RE: Expostos na Sertã

#212987 | pedro 10 | 11 nov 2008 06:58 | In reply to: #209651

Caros Confrades
Sou natural da Cumeada – Sertã
Estou a iniciar uma pesquisa sobre o meus antepassados, o meu avo materno José Cardoso dos Reis, natural de Albergaria – Cumeada – Sertã, nascimento inicio do século 20, casado com Maria da Nazaré de Cardiga Cimeira, da mesma freguesia
Em paralelo pesquiso também sobre o meu visavo paterno, Manoel Pedro, nasceu a
18-05-1852 no lugar de Alcoutin, freguesia de Cumeada, casou com Ricarda de Jesus da mesma Freguesia em 10-02-1885
seus pais, Antonio Pedro e Anna Joaquina, esta do Castelo Velho, o pai é também de Alcoutin, Neto paterno de Manoel Pedro do dito lugar de Alcoutin, e de Innocencia de Jesus, bispado de Coimbra, neto materno, Jose Marques do Castelo Velho, e de Maria Joaquina do lugar de Chão da Forca, freguesia de S. Pedro da Sertã, são os dados que se constao no assento do batisado
Desde já os meus agradecimentos
Jose dos Reis Pedro

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 12:30.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen