Familia Ferreira

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Ferreira

#210257 | familiafriolani | 10 oct 2008 03:23

Olá, antes de tudo gostaria de parabeniza-los por esse site e pelo trabalho tão belo que voces fazem na ajuda de outros colegas do mundo inteiro!!! parabéns!!!

bem, meu avô materno nascido em Esposende veio ao Brasil aos 13 anos de idade junto com sua mãe e desembarcou em Santos - São paulo no dia 13/08/1934
consegui junto com sua certidão de nascimento os nomes de meus bisavôs e Trisavôs.
tenho tambem os nomes dos irmãos de meu avô.
Mas o que eu gostaria é das datas, aniversarios, casamentos, falecimentos, além de saber se existem parentes...
irei colocar aqui os nomes que tenho.

meu avô:
Manoel Francisco Pereira da Silva Ferreira (Portugues nasc. 08/06/1921)

Pais dele:
Antonio da Silva Ferreira e Maria das Dores Pereira Ferreira.

Avôs Paternos de meu Avô:
Francisco José Ferreira e Ana Joaquina da Silva

Avôs Maternos de meu Avô:
Antonio José Pereira e Maria Rosario de Souza

Irmãos de meu Avô:
Luiz Gonzaga Ferreira
Ana Candida Pereira Ferreira
Maria Eduarda Pereira Ferreira
Antonio Pereira Ferreira
Humberto Pereira Ferreira
Carlos Henrique Pereira Ferreira
Maria Ofélia Pereira Ferreira
Maria da Luz Pereira Ferreira

Bem, é isso, agradeço toda e qualquer informação para eu continuar a montar minha arvore.
Muito Obrigado.

Clóvis Friolani

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Ferreira

#210258 | jpm2353 | 10 oct 2008 04:23 | In reply to: #210257

Lisboa, 10 de Outubro de 2008

Cara Clóvis Friolani,

Para conseguir o que pretende, terá, antes de mais, de começar por saber os locais de nascimento (freguesias) dos seus antepassados e as datas aproximadas, de modo a poder solicitar aos Arquivos Distritais ou às Conservatórias do Registo Civil os respectivos assentos de baptismo. Quando os receber, poderá obter as informações dos progenitores, e assim, ir progredindo de geração em geração.
Saliento-lhe, que os assentos de baptismo transitam das conservatórias para os arquivos, em regra passados cem anos. Logo para datas anteriores a 1908 em princípio já estarão nos arquivos.
Poderá encontrar na internet a listagem das conservatórias e dos arquivos portugueses, onde normalmente poderá pedir por correio electrónico o assento que pretenda, sendo-lhe remetido à cobrança.
Espero tê-la ajudado.

Cumprimentos,
João Magalhães

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Ferreira

#210296 | familiafriolani | 10 oct 2008 22:24 | In reply to: #210258

Muito obrigado João,

Já está ajudando sim, isto pra mim já é um ponto de partida para o que pretendo.

Muito obrigado mesmo.

um forte abraço.
Clóvis Friolani

Respuesta

Enlace directo:

Ancestrais portugueses

#210359 | salen | 11 oct 2008 23:27 | In reply to: #210296

Caro participante,
Os documentos dos emigrantes tirados nos países de destinho dificilmente citam em algum lugar os locais de origem. Se é português é Portugal, se é Italiano é Itália, e toca a andar que se faz tarde e o que o pessoal foi lá fazer foi trabalhar e não escrever a história da família.
Assim, eu aconselhá-lo-ia a fazer um bom «trabalho de casa», literalmente. Comece por falar com os seus mais velhos (se ainda os tiver). Pergunte-lhes por aquilo que ouviam aos pais deles ou avós, nomes de terras, de festas importantes, de cidades, de rios, de serras, comidas típicas (o bacalhau não vale: ou fica mais perdido porque se come em todo o país, ou chega à conclusão que o seu avô afinal era norueguês!), historinhas de família. Coleccione essa memória com tudo o que puder colectar de dados, mesmo os que lhe pareçam nada relevantes. Tudo isso pode valer ouro (genealógico, infelizmente). Vá aos papeis velhos, às cartas, envelopes velhos, fotografias de família com dedicatórias no verso, carimbos nas fotografias com «selo branco» dos fotógrafos (com o nome da localidade), testamentos, transacções de propriedades ... Tudo o que puder encontrar, e que possa apontar para uma localidade, uma região. E um tempo naturalmente, que V já mais ou menos tem.
Com isso, comece a compor qualquer coisa e pode ser que isso ajude.
É que como diz o participante João Magalhães, os livros onde estão os registos dos seus ancestrais estão nos Arquivos dos 'Distritos' (mais ou menos equivalente a 'Estados'), que são compostos por vários Concelhos (=Municípios), que por sua vez são compostos por Freguesias (menor região administrativa, e em outros tempos =paróquias), cada uma delas composta por várias localidades (no campo) ou vários bairros/quarteirões (nas zonas urbanas). E se V não sabe nada de locais, não avança nem um passo. Não há, nem uma base de dados com todos os portugueses que já existiram (nem nenhum país tem isso), nem «uma» família Ferreira, mas dezenas ou centenas, por todo o espaço da Lusofonia, a maior parte delas sem nada que ver com as outras.
Comece amanhã mesmo, que vai ter um belo caminho a parcorrer até se desenfarilhar com essa história do local de origem.
Quando tiver alguma pista volte a este seu tópico (não abra outro) que aparecerá sempre alguém para placidamente o atormentar com estas aulas não encomendadas de genealogia de trazer por casa.
Cumprimentos.
Victor Ferreira ... (não, não vale a pena para já tirar conclusões de parentescos: com se diz neste lado do Atlântico, 'Há mais Marias na terra')

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ancestrais portugueses

#210406 | familiafriolani | 12 oct 2008 23:41 | In reply to: #210359

Tudo bem com vc Victor?

Na certidão de nascimento de meu Avô está escrito:
_______________________________________________________________
Lançado nolivro de emolumentos sob o nº. 3683.

Alvaro do Vale Souto, Bacharel formado em direito pela Universidade de Coimbra e Conservador do Registro Civil do Concelho de Espozende:

Certifico, que nos livros de registro de nascimentos arquivados nesta repartição ao meu cargo do ano de 1921 a folhas 128 se encontra um assento do têor seguinte:
à margem numero 255.. Manoel Francisco Pereira da Silva Ferreira.
No texto: às 20:30 hs do dia 8/06/1921 nasceu numa casa da rua Além da Ponte da freguesia de Espozende desde Concelho.... filho de Antonio da Silva Ferreira de 35 anos, casado, de profissão EMPREGADO PUBLICO, natural da FREGUESIA DE ESPOZENDE e de Maria das Dores Pereira Ferreira de 30 anos, casada de profissão domestica, natural da FREGUESIA DE ESPOZENDE, domiciliados ambos na referida rua.
......
.....
Espozende e Repartição do Registrocivil aos 4 de Dezembro de 1933.
____________________________________________________________________

Bem, isso diz que meus bisavôs moravam em Espozente na época.

pelo menos são mais dados....

obrigado e gde abraço...

Clóvis

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 25 jun 2024, 18:15.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen