Família: Bregante Neves
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Família: Bregante Neves
Procuro pessoas descendentes da "Família Bregante Neves", naturais do Concelho da Covilhã, Freguesia de Sobral de Casegas.
RespuestaEnlace directo:
RE: Família: Bregante Neves
Caro seven007:
A sua mensagem, que só recentemente li, suscitou-me muita curiosidade. Verifiquei que já consta da base de dados do GeneAll o nome de Luís Bregante Neves, indicado como tendo nascido em Casegas a 27.01.1887. Este nome não constava até ao momento dos meus dados.
Há vários anos que estou a fazer um levantamento da genealogia das freguesias de Casegas, Cebola e Sobral de Casegas, conforme já referi em outros tópicos deste Fórum, nomeadamente em:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=159351&fview=e
Tanto quanto sei, no século XIX existiam no Sobral de Casegas algumas, poucas, pessoas de apelido Neves e nenhuma de apelido Bregante. Se me souber indicar os nomes dos pais de Luís Bregante Neves é possível que eu consiga estabelecer ligação com a informação de que disponho.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Enlace directo:
RE: Família: Bregante Neves
Caro Sr. Rui Pereira,
De facto, Luís Bregante Neves, que consta na base de dados do GeneAll era meu pai, natural de Sobral de Casegas - Covilhã, filho de Alfredo Pinto Xavier das Neves e de Cristina Bregante Neves. Gostaria de conhecer algum descendente da família, pois, apenas conheci uma tia irmã de meu pai e mais ninguém. Ouvi falar apenas de uns primos dele que nunca conheci. Se descobrir algo mais, agradeço me informe.
Com os melhores cumprimentos,
Eduardo Neves
Enlace directo:
RE: Família: Bregante Neves
Caro Eduardo Neves:
Muito obrigado pela sua resposta.
Com as informações adicionais da sua última mensagem, e embora ainda ser certeza absoluta, já me é possível adiantar alguns dados sobre aqueles que creio serem os seus ascendentes.
Os seus avós Alfredo Pinto Xavier das Neves e Cristina Bregante Neves não constam da lista dos casamentos realizados no Sobral que elaborei a partir dos registos paroquiais. Esse facto, conjugado com o apelido Bregante, leva-me a supor que a sua avó seria oriunda de outra localidade.
Por outro lado, Alfredo Pinto Xavier das Neves parece encaixar perfeitamente como filho de Manuel Joaquim das Neves e Maria Angélica, casados no Sobral a 21 de Maio de 1851. Este casal teve comprovadamente 6 filhos que casaram no Sobral:
- Maria Angélica das Neves, nascida cerca de 1852, casou a 05.02.1880 com João Simão Branco Giraldes;
- Ana Angélica das Neves, nascida cerca de 1854, casou a 23.02.1886 com Joaquim Ramos;
- Josefa Angélica das Neves, nascida cerca de 1860, casou a 24.05.1882 com Manuel Simão Giraldes;
- Delfina Angélica das Neves, nascida cerca de 1860, casou a 04.04.1882 com Manuel Pedro de Paiva;
- Joaquina Angélica das Neves, nascida cerca de 1865, casou a 08.08.1891 com Luís Mendes;
- João Xavier das Neves, nascido cerca de 1868, casou a 13.05.1891 com Joaquina Natália.
O apelido Pinto explicar-se-á pelo facto de Maria Angélica ser filha de Luís Pinto e de Angélica Diogo Fernandes Pinto. Deste casal tenho a ascendência bastante bem estudada, sendo eu parente remoto por várias vias tanto de Luís como de Angélica.
Relativamente a Manuel Joaquim das Neves tenho pouca informação. Ele era originário do lugar de Camba, na freguesia de Fajão, e filho de Custódio Joaquim Xavier e Josefa Correia. Custódio e Josefa devem ter-se estabelecido no Sobral, pois outros dois filhos seus aí casaram:
- José Joaquim Xavier, de Coimbra, casou a 04.09.1844 com Leonor Angélica;
- Constança da Conceição, de Coja, casou a 26.02.1854 com João Pinto (irmão de Maria Angélica).
O facto de Custódio e Josefa terem três filhos nascidos em locais completamente diferentes é pouco habitual para a época.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 24 ene 2025, 16:56.