Jose Maria Martins Ramos

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Jose Maria Martins Ramos

#212032 | Ailiram | 30 oct 2008 21:32

Esse imigrante português, filho de João Maria Ferreira e Maria Martins Ramos, veio para o Brasil e se instalou em São João da Barra-RJ.

Sabe-se que ele estudou na Universidade de Coimbra. Alguém sabe dizer sobre as origens dele em Portugal?

NO Brasil José Maria Martins Ramos se casou com Ignácia Tolentino Ramos, ela de origem holandesa.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Jose Maria Martins Ramos

#212090 | Ailiram | 31 oct 2008 14:26 | In reply to: #212032

OUtro detalhe de José Maria Ramos. Ele foi estudante de Odontologia na Universidade de Coimbra. Pelos cálculos que fizemos, deve ter se formado entre os anos de 1870 a 1890.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Jose Maria Martins Ramos

#212091 | Ailiram | 31 oct 2008 14:34 | In reply to: #212090

Sabe também que José Maria Ramos, além de Dentista, ele era músico e tocava Violino.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Jose Maria Martins Ramos

#212092 | MCNN | 31 oct 2008 15:54 | In reply to: #212032

Olá

Se for ao site do CEPESE (cepese.up.pt), e se fizer uma busca de passaportes pelo nome da pessoa que procura (Jose Maria Martins Ramos), encontra uma entrada com esse nome de uma pessoa ( do Porto) que solicitou um passaporte.

Talvez fosse boa ideia entrar em contacto com o CEPESE e solicitar-lhes os elementos adicionais (data do passaporte, idade, filiação, etc) para essa pessoa que consta na base de dados do CEPESE. Quem sabe não será a pessoa que procura.

Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Jose Maria Martins Ramos

#212155 | Ailiram | 01 nov 2008 11:40 | In reply to: #212092

OLá Mario Cesar Navarro!
Agradeço-lhe a mensagem, entrei no tal site, mas eu não consegui vizualizar o nome de (José Maria Martins Ramos). Se vc puder me ajudar ficaria imensamente grata.
Entrei em contato com o site, e estou esperando resposta.
Eu esqueci de dizer que os pais dele são: João Ferreira e Maria Martins Ramos.
Em 16-12-1890 esse casal teve o primeiro filho aqui no Brasil.
Há uma dúvida que esta pessoa seja do PORTO ou LISBOA.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Jose Maria Martins Ramos

#212177 | MCNN | 01 nov 2008 17:00 | In reply to: #212155

Olá

Se aceder em "cepese.up.pt/passaportes_pesquisa".php, chegará a uma página de pesquisa de passaportes.

Se no nome a pesquisar introduzir "José Maria Martins Ramos" e carregar no botão PESQUISAR, aparece-lhe outra página, em que aparece uma pessoa com esse nome, que era do Porto, com o ID. 191377.

São apenas estes os elementos que aparecem. Para obter os restos dos dados que o CEPESE afirma deter (data, n.º de passaporte, destino no Brasil, idade, profissão, filiação, acompanhantes, estado civil, etc) a fim de saber se se trata mesmo da pessoa que procura, deverá entrar em contacto com o CEPESE, pedindo as informações relativas à pessoa que aparece na Base de Dados com o referido ID.

Atenção que esse serviço é pago, mas isso é algo que também é explicado no site.

Boa sorte


Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Jose Maria Martins Ramos

#212196 | Ailiram | 01 nov 2008 20:32 | In reply to: #212177

Agradeço-lhe a maravilhosa informação. Estou amando este forum. Agora consegui visualizar a descrição dada pelo Cepese.
Entrarei em contato para obter maiores informações. O caminho está certo porque temos notícia de que José Maria Martins Ramos era natural do Porto.
Obrigada!!!

Respuesta

Enlace directo:

RE: Jose Maria Martins Ramos

#212237 | Ailiram | 02 nov 2008 10:35 | In reply to: #212177

Bom tarde Mário Cesar.
Desculpa-me estar incomodando-o com tantas perguntas, mas é que resido aqui no Brasil e essas informações são muito difíceis para nós, aqui.
Seria possível saber se José Maria Martins Ramos formou-se mesmo em Medicina Dentária, na Universidade de Coimbra?Se for o caso, a formatura dele deve ter acontecido pelos anos de 1867 ou alguma data próxima. Entrei no site da Universidade e não obtive nada.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Jose Maria Martins Ramos

#212299 | MCNN | 02 nov 2008 23:04 | In reply to: #212237

Boa noite

Creio que a obtenção dessa informação só é possível consultando o Arquivo da Universidade de Coimbra.

Infelizmente não poderei ajudar, uma vez que não resido em Coimbra, mas talvez algum outro membro deste fórum e que resida em Coimbra o possa fazer.

Mário César Navarro

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 20 sep 2024, 14:40.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen