Presidente do Brasil Affonso Penna

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Famílias | Brasil

Presidente do Brasil Affonso Penna

#212164 | aamp173436 | 01 nov 2008 13:33

Caros confrades,
Sou bisneto e homônimo do Presidente do Brasil - Affonso Augusto Moreira Penna.
Em minha árvore de costado,elaborada pelo caro primo Antônio de Oliveira Penna,encontram-se os dados mais abaixo.Ficar-lhes-ia muito grato se me fornecessem informes sobre as casas portuguesas e sobre parentes,residentes em Portugal,das famílias ali citadas.
Atenciosamente,
Affonso Augusto Moreira Penna
_____________________________________________________________________________
Dados da árvore de costado de Affonso Augusto Moreira Penna

Trisavô
Domingos José Teixeira Penna, nasceu aos 13.11.1793 no solar de Touça-Boa, sito na freguesia de São Salvador, Concelho de Ribeira de Pena, Arcebispado de Braga, Trás-os-Montes, Portugal. A sua casa natal ainda existe, mesmo que bastante deteriorada, na mesma localidade até hoje. Batizado cinco dias após o nascimento, pelo Pe. Manoel José de Carvalho, seu tio avô, na magnífica igreja matriz da paróquia já referida, sendo seu padrinho de batismo o tio Sebastião José de Carvalho Penna (Qn. 04, Anexo 04) acima aludido, que mais tarde emigrou para Minas Gerais, fixando residência em Brumado, atual Brumal(01), distrito de Santa Bárbara.
_______________________________________________________________________________
34 – José Gonçalves Moreira, português, natural de Moreira do Rey, filho de Francisco João e Maria Gonçalves Cortes, da freguesia de São Martinho de Moreira de Rey em Portugal, como já dito, veio para São Gonçalo do Rio Abaixo pelas mãos de um seu tio materno, que se chamava José Gonçalves Cortes.
Este José Gonçalves Cortes é mencionado por Afonso Penna (F. 14, Capítulo I), no mesmo escrito já citado no capítulo anterior, como José Gonçalves Moreira Cortes. Nos diz que ele deixou numerosa descendência nos Municípios de Mar de Espanha, São José d’Além Paraíba e Alto Rio Doce. Se esta descendência era já numerosa nos fins do século XIX, imagina o seu tamanho nos dias atuais...
_______________________________________________________________________________
55 – Casou-se com Rosa Ferreira de Azevedo, esta, tia do Conselheiro Lafayette, por ser irmã de sua mãe, filha de Manoel Ferreira de Azevedo, n. em 1768 em Venda Nova , freguesia de São Cristóvão do Rio Tinto, Comarca de Penafiel, e falecido em Congonhas do Campo e de sua prima Jacinta Perpétua Brandão natural de Raposos, MG, Np. de José Ferreira de Azevedo e Teresa de Jesus de S. Cristóvão do Rio Tinto; Nm. do Alferes Henrique Brandão e Maria Genoveva de Macedo; por José Ferreira de Azevedo, Bn. De João de Azevedo e Anna Ferreira, de São Cristóvão do Rio Tinto; por Tereza de Jesus, Bn. De Domingos João e Josefa de Jesus de S. Cristóvão do Rio Tinto.
_______________________________________________________________________________70 – Licenciado José Moreira Marques. Faleceu aos 12 de fevereiro de 1798. Encontramos seu assentamento de óbito:
Aos doze de Fevereiro de mil setecentos e noventa e oito, faleceu da vida presente, sem sacramentos por morrer apressadamente, José Moreira Marques, natural de Portugal, casado com Dona Anna dos Santos Ferreira, foi encomendado e acompanhado do Reverendo Pároco e mais dezenove Reverendo sacerdotes, que todos celebraram missa de corpo presente e assistiram hum ofício de nove lições, tudo por determinação de sua consorte. Sepultado dentro desta Matriz de Santo Antônio de Ribeirão de Santa Bárbara de que fiz este assento e assinei. O coadjutor Antônio da Costa Marinho(02). (02) Assento do óbito na pg. 147 do L. 25 da prateleira “X” da C.M.M.
_______________________________________________________________________________
102 – Major Paulo José de Souza (Capítulo V), nasceu aos 09-12-1773 no lugar do Pontido, Vila do Prado, Arcebispado de Braga, Portugal.
Conseguimos encontrar sua certidão de nascimento no mesmo processo:

Paulo, filho legítimo de Luís Custódio Affonso e de sua mulher Luísa Francisca de Souza, do lugar do Pontido, desta freguesia. Neto paterno de André Gonçalves e Maria Affonso, da freguesia de São Gens de Macarone, e neto materno de Agostinho de Souza e Maria Francisca, desta freguesia. Nasceu aos 9 dias do mês de dezembro do ano de 1773, e foi batizado no mesmo dia pelo Reverendo Doutor Francisco Esteves desta freguesia por minha comissão, pondo os santos óleos, de que foram padrinhos Paulo de Souza e Maria, solteira, tios do batizado, desta freguesia. Testemunhas: Manoel José da Costa e Francisco da Costa e Faria, reitor desta igreja que comigo todos assinamos: Francisco da Costa e Faria, Padre Francisco Esteves(01)

Respuesta

Enlace directo:

RE: Presidente do Brasil Affonso Penna

#342482 | camilon | 15 feb 2014 13:42 | In reply to: #212164

Olá. Tenho um antepassado Rufino Ferreira Penna nascido em 1826 em Minas Gerais (provavelmente Bom Jardim de Minas ou na região). Você sabe se ele tem algum parentesco com sua árvore? Só tenho o nome da mãe Maria Custódia e da esposa Martiniana Ribeiro de Sá (nascida em 1848 em Bom Jardim de Minas e casados em 28 de julho 1866).

Caso tenha informações.
Meu email é camilonsjc@gmail.com

Obrigado

Respuesta

Enlace directo:

Presidente do Brasil Affonso Penna

#347908 | aamp173436 | 03 jul 2014 20:13 | In reply to: #212164

Prezado Sr. Camilon
Desculpe-me o atraso em lhe responder. Há muito tempo não navegava no geneall.pt.
Encaminhei sua indagação ao primo Antônio Oliveira Penna, o maior estudioso brasileiro da genealogia dos Penna.
Tão logo ele me responda transmitir-lhe-ei.
Atenciosamente
Affonso Augusto Moreira Penna (Affonso Penna bisneto)

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 03:44.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen