Golães- Fafe
This topic is classified in rooms: Regiões
Golães- Fafe
Senhores,
Gostaria de trocar emails com alguem de Golães. Tenho um Bisa-Avô nascido nesta Freguesia e gostaria de ter mais informações sobre este lugar!
Se alguem do local puder me dar informações, agradeço!!
Tecry
Enlace directo:
RE: Golães- Fafe
Caro(a) Tecry,
Não moro em Golães, mas estou em vias de arrendar uma moradia por lá!
É uma freguesia portuguesa do concelho de Fafe, com 4,90 km² de área e 2 157 habitantes (2001). Densidade: 440,2 hab/km².
Junta de Freguesia de Golães
Calvário Calvário, GOLÃES, BRAGA 4820-449
Tel: 253495424 f: 253495424
SOBRE A FREGUESIA
Distando cerca de 4 quilómetros da sede do concelho de Fafe, Golães encontra-se localizada nos subúrbios da cidade de Fafe, separada dela apenas pelo rio Vizela com uma área de 490 hectares. Em 1840, ainda pertencia à comarca e concelho de Guimarães, mas em 31 de Dezembro de 1853, integrou o recém-criado concelho de Fafe.
Não existem muitos vestígios de antanho na área da Freguesia. No entanto, destacam-se a Ponte do Barroco, cuja construção remonta a 770, e a Ponte do Romeu, que foi um importante ponto de passagem para a Citânia de Briteiros, o Castelo de Guimarães, Prado e Braga. Salienta-se também a Fonte do Degojo, cuja designação pode ter originado o topónimo “Golães” (de Gola) e o Monte das Campas, onde existem alguns indícios de uma civilização castreja. Diversas pontes do tempo dos árabes afluem rio-abaixo, uma no lugar de Santa Rita, que parece ter sido construída pelos árabes; outra, nas Eiras; outra ainda onde se localiza a distribuidora da rede eléctrica; outra, a chamada Ponte Nova; e a Ponte de São Gidos.
De assinalar, os moinhos junto ao rio, para moer cereais, e ainda um alambique de azeite, no lugar de Santa Rita, Golães é uma Freguesia de belas paisagens e de locais bucólicos que se estendem na margem esquerda do rio Vizela. Este rio nasce no concelho de Fafe e desagua em Vila do Conde, na costa atlântica. O primeiro aproveitamento do rio relacionou-se com as já referidas moagens, ainda hoje visíveis no seu curso. Mas um maior aproveitamento concretizou-se em Outubro de 1914, quando se inaugurou a central hidroeléctrica de Santa Rita, uma obra de espírito assumidamente republicano e de largo alcance social, para a época em que surgiu. A então Vila de Fafe integrou o número ainda diminuto das povoações portuguesas dotadas de uma rede eléctrica de serviço público. Inicialmente, a rede abastecida pela Central incluía a Vila de Fafe e as freguesias limítrofes de Fornelos e Golães, situação que se manteve ao longo de várias décadas.
A enorme área da Freguesia permite que a sua numerosa população se espalhe por diversos lugares e se ocupe em diversas actividades, desde a exploração agrícola, à indústria têxtil, à carpintaria e ao comércio de automóveis. Possuidora de muitas casas senhoriais, a Freguesia divide-se em “Golães de Baixo” e “Golães de Cima”, o que muito tem contribuído, ao contrário do que se possa pensar, para o enriquecimento da mesma.
Fonte: http://freguesias.fafe.com/freguesia_golaes.htm
Poderá consultar mais informações a respeito no sítio electrónico da Câmara Municipal do Concelho de Fafe em:
http://www.cm-fafe.pt
Espero ter-vos ajudado.
Melhores cumprimentos,
Kelson dos Santos Araújo
Enlace directo:
RE: Golães- Fafe
Cara Tecry,
Após ler a vossa intervenção sob o tópico "arquivo distrital de Braga", gostava de receber também uma cópia da listagem dos 8.722 portugueses que migraram para o Brasil de 1834 até 1930.
Por gentileza, podia enviar-ma para o meu mail?
k e l s o n (ar ro ba) h ot m a il . com
(tudo junto)
Desde já, obrigadíssimo!
Kelson dos Santos Araújo
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 13 ene 2025, 03:39.