família Telles de Moura/enigma

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Cargos

família Telles de Moura/enigma

#215548 | Gilson Nazareth | 15 dic 2008 13:05

Amigos,
Por vezes fico perdido em sobrenomes de meus antepassados ,sobrenomes estes que não encontro nos antepassados daqueles.
Seria comum enfeitar-se com penas de pavão, ao arrepio da lei?
Descendo de d.Tomazia Domingas Pereira da Cunha Telles de Moura Coelho Henriques c/Lisboa 01-11-1799 com o oficial de marinha Paulo Freire de Andrade.
D.Tomazia era filha do desembargador João Venancio Pereira da Cunha Coelho Henriques e de sua mulher espanhola D.Juana de Osma Huertos Cabalaro Baroni.
O Desembargador era filho de José da Cunha Araújo,CFCR por sucessão 1719, e cavaleiro da Ordem de Cristo em 1720., casado com D.Jeronima Josefa Pereira Coelho Henriques.
Tenho boa parte da ascendência de D.Jeronima onde não há sombra dos Telles de Moura.
Resta-me a ascendência de José da Cunha Araújo,alguém conhece o gajo?
Abraço
Gilson

Respuesta

Enlace directo:

RE: família Telles de Moura/enigma

#219087 | LBMSPG | 21 ene 2009 00:09 | In reply to: #215548

Meu caro parente Gilson,

Há muito tempo que não falamos e é sempre um grande prazer trocar impressões consigo.

Como sabe sou descendente de D. Jerónima de Osma Pereira da Cunha Coelho Henriques (irmã de D.Tomazia Domingas Pereira da Cunha Telles de Moura Coelho Henriques) e de seu marido o General José Maria Rebelo de Andrade de Vasconcellos e Sousa, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, Cavaleiro da Torre e Espada, que foi o 1º Comandante da Guarda Real da Policia do Rio de Janeiro. Houve ainda uma terceira irmã, D.Barbara Joaquina de Osma Pereira da Cunha .

Eram as três irmãs filhas do desembargador Doutor João Venancio Pereira da Cunha Coelho Henriques (CFCR a 12.06.1771, Juiz dos Orfãos, FSO e de sua mulher, natural de Albuquerque, Espanha, D.Juana de Osma (filha de D. Manuel de Osma, cavaleiro de Malta, e s.m. D. Thomazia Huertos Cabalaro Baroni).

O acima Doutor João Venancio Pereira da Cunha Coelho Henriques, era filho de José da Cunha de Araujo, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real (carta de 16.1.1719), Cavaleiro da Ordem de Cristo (carta de 28.8.1720) Capitão de Ordenanças e proprietário do Oficio de Escrivão dos Feitos da Coroa(tal como seu Pai), e de sua mulher D. Jeronima Josefa Pereira Coelho Henriques . José da Cunha Araujo foi casado em primeiras nupcias com D. Mariana Eugenia Caetana de Bulhões; neto paterno de Domingos de Araujo, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Cavaleiro em Mazagão, e de s.m. D. Barbara da Cunha (filha de Pedro da Cunha) ; neto materno de José Pereira Neves, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, Cavaleiro da Ordem de Cristo, proprietário do Oficio de Escrivão das 3 ordens militares, e de s.m. D. Josefa Coelho Henriques .

O acima Domingos de Araujo era por sua vez filho de Manuel de Barros, cavaleiro em Mazagão e neto de Sebastião de Barros (FG titulo de Barros § 96 e 100).

Espero poder ter ajudado a sua investigação. Vá dando noticias, que é sempre um prazer ler os seus textos.

Um abraço

Luis

Luis Botelho de Moraes Sarmento Pinto-Gonçalves

Respuesta

Enlace directo:

RE: família Telles de Moura/enigma

#219095 | Gilson Nazareth | 21 ene 2009 01:01 | In reply to: #219087

Olá,Luiz
Que bom fazermos contacto.
A Genea tem me dado muitos amigos e muitas respostas.
Agradeço o que me mandou, já havia me enviado,antes, os dados ,salvo sobre a Ordem de Malta.
Tenho muma revista eletronica :www.joaodorio.com
Sempre publico um artigo de genealogia a cada número.
Grande abraço

Gilson

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 24 may 2024, 14:44.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen