Militar servindo no Brasil
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Cargos | Formação
Militar servindo no Brasil
Bom Ano de 2009 para todos. Venho participar deste forum, esperando encontrar alguém que me possa orientar.
Sou brasileira. Moro em Lisboa. De minha família paterna (de tradição militar), consegui chegar a meu trisavô, o Coronel Antonio Jozé de Lima, nascido na Bahia, em 1804, cirurgiáo ajudante do Exército, filho e neto de pai e avô homônimos.
Embora ainda nada tenha encontrado sobre o pai (meu tetravö). achei um Capitão de Artilharia Antonio José de Lima que, em 1755, viajou a Natal, no Rio Grande do Norte, para cerimônia de instalação da nova Câmara Municipal (Fonte: MEDEIROS FILHO, Olavo.Aconteceu na Capitania do Rio Grande.Natal: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte,1997, p.101-108).
Pelas datas, este poderia ser meu pentavô. O que eu necessitaria agora, portanto, seria encontrar uma lista dos militares portugueses que, no século XVIII, estariam servindo à Coroa no Brasil.
Alguém pode me orientar? Desde já agradecida. Irene Pessôa de Lima Cämara
Enlace directo:
Capitão de Artilharia António José de Lima
Olá Irene,
Não domino essa área, mas por acaso já tentou no livro "As Ordenanças e as Milícias em Portugal" http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=440 do Nuno Borrego?
Pode ser que algum confrade mais atento, e possuidor do livro, possa entretanto dar uma ajuda, verificando se existe algo sobre o Capitão de Artilharia António José de Lima no referido livro.
Abraço e Bom Ano
António
Enlace directo:
RE: Militar servindo no Brasil
Irene,
Tudo certo?
Tente no Arquivo do Exercito/RJ encontrar as "RAZÕES DE CADETE" do seu antepassado nascido em 1804.
Eles atendem por email ,vindo a consulta de fora do RJ.
Nas razões costuma ter a certidão de batismo.
Abraço
Gilson Nazareth
Enlace directo:
RE: Capitão de Artilharia António José de Lima
Prezado Antonio,
Obrigada pela pronta resposta. Vou procurar o livro e comprá-lo para dar continuidade à minha pesquisa. No Rio, pude adiantar alguma coisa junto ao Ministério do Exército, a respeito de meus antepassados militares. Agora, já estou de volta a Lisboa e vou trabalhar na sua ascendência.
Um afetuoso abraço, Irene
Enlace directo:
RE: Militar servindo no Brasil
Prezado Gilson,
Já estive no Ministério do Exército no Rio e pesquisei os maços de "Fé de Ofício" de meus parentes. Fora a data de nascimento e o nome do pai (homônimo), não consegui nenhuma outra informação concreta sobre os ancestrais.
Obrigada pela dica.
Abraço,
Irene.
Enlace directo:
RE: Militar servindo no Brasil
Irene,
Na Fé de Ofíucio tem raros dados genealógicos.
Nas Razões de Cadete o canditado tem que provar sua BOA ORIGEM.
Só pessoas de um certo nível social podiam ser oficiais do exercito ou marinha.
Pesquisar nas Razões de Cadete pode ser sua soluição.
A coleção começa em 1808 e vai até a Repúublicva.,quando desaparece o instituto de cqualidade de sdangue.
Boa sorte
Gilson
Enlace directo:
RE: Militar servindo no Brasil
Gilson,
Muito obrigada pela boa orientação. Vou entrar em contato com o Min. Exército e temtar descobrir alguma coisa.
Abraço,
Irene.
Enlace directo:
RE: Militar servindo no Brasil
E estando em Lisboa já pensou em procurar por esses nomes no Arquivo Histórico Militar? Parece que seu parente já seria coronel do Exército brasileiro mas tendo nascido em 1804 não poderiam seus (dele) antepassados ser também militares e portugueses?
Atentamente, nuno de m.
Enlace directo:
RE: Militar servindo no Brasil
Prezado Nuno,
Obrigada. Estou em contato com o Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa. Há vários documents que preciso de tempo para ir pesquisar. Vamos ver... Obrigada pela dica.
Irene.
Enlace directo:
RE: Militar servindo no Brasil
Prezada Irene,
Eu sugeria o Arquivo Histórico Militar, em santa apolónia, junto ao Museu militar, como outra frente a seguir em paralelo. Em princípio terão folha corrida (currículo) de todos os oficiais portugueses já falecidos.
Pode ser que o seu capitão de artilharia esteja por lá, ou que pelo menos alguém lhe explique como era o sistema com os militares nas colónias, muitas vezes pertencentes a regimentos portugueses deslocados temporariamente para o Brasil.
E se a família se manteve sempre tão militar é possível que já antes do coronel Antonio José de Lima seu (dele) pai e avô também já fossem militares
Não sei se no século XVIII existia em Portugal um quadro próprio de oficiais/militares coloniais, como mais tarde chegou a haver.
Atentamente, nuno de m.
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 27 ene 2025, 01:56.