Exorcismo?
This topic is classified in rooms: Formação
Exorcismo?
«Aos dez dias do mês de Junho de mil setecentos e quarenta e nove anos, eu Padre Manuel Lopes Cura desta paróquia(?) lugar de Vale de Espinho Riba Côa, Bispado de Lamego, baptizei solenemente, fiz os exorcismos e administrei os Santos Óleos a Maria filha legítima de Jacinto Gonçalves e de sua mulher..."
Porque e que uma crianca havia de ser exorcisada? Era comum na altura? O lugar e' Vale de Espinho, Sabugal e o ano 1749.
Obrigado,
Luis Ramos
Enlace directo:
RE: Exorcismo?
Caro Luís,
Veja a mensagem:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=217229#lista
Nela eu já apresento a leitura da parte aqui apresentada com (?):
«Aos dez dias do mês de Junho de mil setecentos e quarenta e nove anos, eu Padre Manuel Lopes Cura actual neste lugar de Vale de Espinho Riba Côa, Bispado de Lamego, baptizei solenemente, fiz os exorcismos e administrei os Santos Óleos a Maria (...)»
Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues
Enlace directo:
RE: Exorcismo?
Caro Luís
O rito do exorcismo é parte integrante do ritual da iniciação cristã, e é ali que encontra o seu lugar originário como preparação da pessoa para se tornar cristã libertando-a do mal. Só posteriormente se desenvolveram ritos exorcísticos para pessoas já baptizadas. Por essa razão encontra esta referência aos exorcismos no baptismo relatado, o que era normal e continua a ser. Se necessitar de mais alguma ajuda tenha a bondade de dispor, pois sou especializado em liturgia, área na qual estou a fazer o meu doutoramento.
Com os melhores cumprimentos
Bom ano
Fernando António
Enlace directo:
RE: Exorcismo?
Caro Fernando António,
É engraçado, tenho pesquisas de muitos asssentos até 1660, do Minho, Bragança Beira Baixa, Lisboa e Setúbal e nunca encontrei essa dos "fiz os exorcismos".
Devo pertencer a várias famílias, directas e colaterais, que não estavam possuídas por Satanás!!!! ou pelo Infiel.
Tenho um caso mais bizarro, de uma trisavó Inglesa, Protestante Anglicana e que no acto do seu baptizado, em Portugal, Lisboa,Igreja dos Inglesinhos, teve que "renunciar ao seu credo" e foi rebaptizada, isto em 1840 e tornou a casar pela Igreja Católica, no memso dia.
Tenho um outro caso de um Protestante da Alemanha, que casa com uma Católica mas com uma Bula Papal, pois nunca deixou de ser Protestante,mas com a condição dos filhos serem Católicos
Não consideraram válidos quer o Baptismo quer o casamento realizados em Inglaterra, e o meu trisavô nessa altura,do casamento em Inglaterra, não teve que renunciar à sua Fé Católica.
Melhores cumprimentos
Maria Oom Oliveira Martins
Enlace directo:
RE: Exorcismo?
Cara Maria
interessante o facto que conta. Realmente, pelo menos hoje em dia a igreja Católica não exige o "re-baptismo" de Cristãos de outras confissões. Não sei acerca dessa prática mas tenho também informações até de católicos baptizados várias vezes - um processo de inquisição de uma certa freira que atribuia uma vida mais complexa ao ter sido mal baptizada, o que a levou a sê-lo mais umas cinco vezes.
Quanto ao caso segundo que comenta, é o de casamento misto, ainda hoje em uso não só para confissões protestantes como para qualquer religião que case com católico - o que torna o casamento válido canonicamente mas unicamente com a condição da educação católica da prole.
Tema interessante, sem dúvida
cumprimentos
Manel Sarmento Pizarro
Enlace directo:
RE: Exorcismo?
As perguntas que se fazem ao neófito, por via dos padrinhos, são parte do exorcismo :renuncias a Satanás? E a todas as suas obras ? E a todas as suas seduções? Depois, pela positiva, as perguntas sobre o Credo. Infelizmente (para as pessoas) hoje vai sendo cada vez mais raro haver quem acredite na actualidade dos "novíssimos". Como costumo referir, vamos todos ter uma grande surpresa na devida altura...
RespuestaEnlace directo:
RE: Exorcismo?
Cara Maria Martins,
Na grande maioria dos registos de baptismo que tenho consultado nos últimos anos também não tenho encontrado referência a exorcismos. Mas ultimamente tenho investigado um ramo da minha árvore de costados na paróquia de Casillas de Flores, Bispado de Ciudad Rodrigo, Espanha, e aqui os vários párocos, ao longo de muitas décadas do sec. XVIII, referem em praticamente todos os registos:
«baptizei, fiz os exorcismos e puz os Santos Óleos a ...»
Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues
Enlace directo:
RE: Exorcismo?
Caro Fernando António
Devo entender que é jesuita? Conhece o P. António Júlio Trigueiros, meu parente amigo e ilustre genealogista?
Não sabia que haveria mais sj na genealogia.
Abraços
João Cordovil Cardoso
Enlace directo:
RE: Exorcismo?
Cara Maria
Em todos os baptismos há exorcismo. Acontece quando o celebrande pronuncia o "Ephata" ou "Abre-te", só que raramente isso é transcrito nos assentos. Eu não me recordo de ter encontrado algum.
Feliz 2009
João Cordovil Cardoso
Enlace directo:
RE: Exorcismo?
Caro João Cordovil
É verdade, sou jesuíta, tal como o seu parente o P.António Júlio Trigueiros de quem tenho a alegria companheiro e amigo. A minha área de estudo é a liturgia oriental antiga, mas sempre gostei de dedicar o tempo livre à história e também à genealogia. Nestas áreas dedico-me particularmente a estudar a história da minha terra, Olalhas (Tomar), e das suas famílias. É um gosto que herdei da minha família e que tento cultivar. Infelizmente estou quase todo o ano em Roma, o que me afasta das fontes. Mas devo dizer-lhe que ultimamente me tenho dedicado mais a estas áreas, porque tinha receio que algumas informações se perdessem, e também porque tenho sido muito ajudado e encorajado pelo meu colega e amigo P.António Júlio. Ele sim, é um grande homem da história e da genealogia… eu sou apenas um pequeno aprendiz... para que o tempo não destrua a memória.
Um abraço
Fernando António
Enlace directo:
RE: Exorcismo?
Caro Fernando António
Ora ainda bem. Sou capaz de estar com o António Júlio na quinta-feira e já lhe conto este nosso encontro.
Também eu tenho estado próximo da Companhia nos últimos anos pois os meus três filhos frequentaram (o mais novo ainda está no 11º) o São João de Brito e acabei por vir a assumir a presidencia da Associação de pais. A mais velha esteve lá desde 1989, já lá vão 19 anos... E, é claro, este convívio não foi sem frutos.
Mais uma curiosidade, sou primo direito (as nossas mães são irmãs) do P. Carlos Azevedo Mendes.
Dentro de dias estarei em Roma (de passagem) para buscar o meu filho do meio, que lá está em Erasmus. Se calhar já se "tropeçaram" pois ele tem ido a vossa casa de vez em quando, ao que sei.
Abraço
João Cordovil Cardoso
Enlace directo:
RE: Exorcismo?
Sou estudante de psicologia numa universidade Jesuita, aqui nos Estados Unidos (Seattle University).
Cumprimentos,
Luis Ramos
Enlace directo:
RE: Exorcismo?
Caro João Cordovil Cardoso,
Eu julgava que o baptismo era para nos limpar do pecado cometido por Adão e Eva.O pecado Original.
Foi assim que aprendi no colégio das Doroteias onde fui educada.
Nunca ouvi falar em exorcismo, mas nunca é tarde para aprender. Vou-me aplicar no assunto
Cpts
Maria
Enlace directo:
RE: Exorcismo?
Caro Luis Ramos,
Fui consultar a Grande Enciclopédia Portuguesa Brasileira e no Vol.X,p.739:
" Liturg.O exorcismo é um sacramental instituído pela Igreja para, com a invocação do nome de Deus, expulsar os demónios dos corpos dos possessos ou reprimir a sua influência nas pessoas e nas coisas.
No primeiro caso o exorcismo chama-se solene e tem de se fazer segundo as fórmulas que vêem no Ritual romano sob o título:
Ritus exorcizandi obsessos a daemonio e Exorcismus in satanam et angelos apostolicos.As Cerimónias consistem em aspersão com água benta, imposição da mão, conjurações, frequentes sinais da cruz, recitação de orações, salmos, cânticos símbolo atanasiano e lições evangélicas.Nenhuma pessoa com o poder de exorcisar tem a faculdade de o exercer legitimamente, senão com licensa peculiar expressa do Ordinário, e este só a pode conceder a sacerdote de piedade, experiência, e integridade de vida, que têem obrigação de investigar com cuidado e prudência se o exorcisando está realmente possesso.(Cân. 1.151.).
Possessão diabólica).Desde o século III faz parte das cerimónias do baptismo o exorcismo do neófito, que tem por fim reprimir qualquer influência demoníaca,e não a expulsão.
Pratica-se também o exorcismo na benção da água benta (sobre água e o sal), da água baptismal e na sagração dos Santos Óleos, com o fim de afugentar da matéria qualquer poder do inimigo.Os ministros destess exorcismos são os mesmos que exercem os rito sagrados(Cân.1.153)
Claro que o Sr Padre Fernando António, saberá explicar muito melhor, mas pelos vistos há várias espécies de exorcismo.
Cpts
Maria
Enlace directo:
RE: Exorcismo?
Cara Maria
Essa discussão sobre o pecado orginal ocupar-nos-ia longuíssimas páginas e não seria certamente para este Forum.
Cumprimentos
João Cordovil Cardoso
Enlace directo:
RE: Exorcismo?
Caro João Cordovil Cardoso
e demais utentes deste Fórum,
Bem se consultarem o sítio abaixo indicado, têem a cermónia completa da administração do sacramento do Baptismo.
www.sdplviseu.web.pt/RITUAIS/baptismo.html
Cpts
Maria
Enlace directo:
RE: Exorcismo?
Morte, Juizo, inferno ou paraíso, não era? Ainda me lembro da lenga-lenga... Sem qualquer ofensa pois tá claro
RespuestaEnlace directo:
RE: Exorcismo?
Caro Luís
Obrigado pelos cumprimentos. Receba também os meus.
Bom estudo e bom ano
Fernando António
Enlace directo:
RE: Exorcismo?
Caro João Cordovil
Aproveito para lhe deixar o meu email, fantoniosj@gmail.com
Um abraço e bem vindo a Roma
Fernando António
Enlace directo:
RE: Exorcismo?
Caro P.e Fernando António,
Peço-lhe desde já desculpa por esta intromissão, mas não resisti a entrar em contacto consigo, visto pertencer à Companhia de Jesus.
Escrevo-lhe, para lhe perguntar se conhece a ascendência do P.e Carlos João Rademaker, restaurador da Província de Portugal da Companhia de Jesus, para além da que já consta na base de dados do Geneall?
Gostaria de descobrir as ligações que existiriam entre ele e os meus antepassados Rademaker, peço-lhe o favor de ler a mensagem "Rademaker" http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=207870 e se possível responder-me através da mesma para evitar invadir este tópico com outro assunto, para além desta minha intromissão inoportuna.
Desde já agradecido, com os melhores cumprimentos,
João de Magalhães
Enlace directo:
Exorcismo?
Já lí diversos registos de batismo lavrados pelo vigário Theodozio de Almeida, jamais mencionou "exorcismos", entretanto, sabe-se lá porque, resolveu o fazer neste registo de nascimento da menina Maria filha de mãe solteira. A menina foi batizada em casa por um padre e, 8 dias após, exorcizada e batizada novamente na Igreja. *
Achei curioso.
* https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939V-3LQV-4?i=56&wc=9RGV-SPX%3A198760801%2C209824701%2C209824702%2C206146102%2C209842301&cc=1913410
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 14 nov 2024, 18:03.