Oficial de Carpinteiro
This topic is classified in rooms: Cargos
Oficial de Carpinteiro
Meus Caros,
Podem ilucidar-me sobre a designação Oficial de Carpinteiro?
Muito grato.
Luís Carneiro Nunes
Enlace directo:
RE: Oficial de Carpinteiro
Suponho que seja alguem que tenha o ofício de carpinteiro/carpintaria.
Cmpts
E.Simões
Enlace directo:
RE: Oficial de Carpinteiro
Caro Luís,
Essa designação era usada em algumas profissões para designar aqueles que tinham aprendido o ofício (ou “arte”) e que viviam do mesmo. Começavam como moços ou aprendizes, junto de um mestre, passando depois a oficiais.
Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa
Enlace directo:
RE: Oficial de Carpinteiro
Caros confrades
Suponho mesmo que geralmente os "oficiais"eram os que já possuiam "cabedais" suficientes para terem ao seu serviço aprendizes e até"mestres carpinteiros, sapateiros,etc. conformea proofissao.Tinham poder económico, porque os que eu conheço,tenho um antepassado "oficial de sapateiro e outro "oficiald de alfaiate" que vieram a casar os filhos com gente principal da região deles.
bOM fim de semana.
Rafael Carvalho
Enlace directo:
RE: Oficial de Carpinteiro
Caros Confrades,
Tenho conhecimento de um Oficial de Carpinteiro também designado em documento diverso como Lavrador Honrado.
Será que ajudo na discussão.
Desde já agradecido pelas respostas.
Luís
Enlace directo:
RE: Oficial de Carpinteiro
Caro Luis Nunes,
O oficial de uma determinada profissão, por exemplo carpinteiro, era alguém que tinha habilitações para exercer esse ofício. No que diz respeito aos mestres (de qualquer profissão) eram indivíduos que, ou por terem mais “habilitações” (jeito para a coisa…) ou por terem conseguido de alguma forma montar (ou herdar) um negócio próprio, tinham oficiais de uma determinada arte a trabalharem por sua conta. Por exemplo um mestre carpinteiro era, na prática, um dono de uma carpintaria… Se não estou em erro, muitas vezes eram estes “mestres” que, após terem sido escolhidos pelos municípios, examinavam os candidatos a exercer um determinado oficio (candidatos a oficiais de qualquer arte) e determinavam se esses candidatos tinham as aptidões necessárias para exercer os ditos ofícios…
Um lavrador honrado era alguém que cultivava terras próprias. Contudo essa designação é muitas vezes usada como referencia a pessoas nobres ou que viviam como nobres (mas isto depende da época em que se está a falar). Em muitos documentos que vi do século XVII e XVIII, há situações onde as mesmas pessoas são referidas como “lavradores honrados” ou “lavradores que viviam à Lei da nobreza” ou ainda “lavradores nobres”. Nesses casos as pessoas em questão eram de facto nobres, descendentes de nobres ou lavradores muito abastados.
Melhores cumprimentos,
Francisco Pinto dos Santos Brito
Enlace directo:
RE: Oficial de Carpinteiro
Caro Francisco Brito,
Muito obrigado pela sua contribuição.
O que me fez alguma confusão no exemplo que dei é tentar de alguma maneira compreender como uma pessoa pode ser socialmente vista e reconhecida como Lavrador Honrado (nobre) e igualmente como Oficial de Carpinteiro (oficio mecanico),
Os meus cumprimentos,
Luís
Enlace directo:
RE: Oficial de Carpinteiro
Caro Luís Nunes,
Tem a certeza que o Oficial de Carpinteiro era exactamente a mesma pessoa do que o Lavrador Honrado? E de que época (século) e de que região está a falar?
Faço-lhe estas perguntas porque, apesar de já ter ouvido falar de carpinteiros ou mestres carpinteiros que ganharam dinheiro, tendo comprado terras e arranjado bons casamentos para os seus filhos, é a primeira vez, que ouço falar de um oficial de carpinteiro que era ao mesmo tempo lavrador honrado...
Melhores cumprimentos,
Francisco Brito
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 13 dic 2024, 08:02.