em 1909 quais os docs necessários para emigrar?

This topic is classified in rooms: Arquivos | Formação

em 1909 quais os docs necessários para emigrar?

#219572 | Pedro Augusto | 26 ene 2009 15:36

Boa tarde,

Descobri recentemente que o meu trisavô Bernardo dos Santos, exposto em 1875 na Roda de Tomar, emigrou para Santos, sendo que em 1923 há registos do mesmo já ter falecido.

Como sei que o meu trisavô terá tirado uma fotografia, procuro documentos e instituições que possam conservar um exemplar da mesma.
Mas tenho algumas dúvidas: por exemplo, no arquivo geral do exército encontram-se autorizações de ausência para o estrangeiro. Em 1909, como não havia serviço militar obrigatório, era preciso uma autorização semelhante? E caso fosse, qual era o critério de recensemento para os expostos da roda... a naturalidade seria Tomar ou seria o sítio de residência posterior, neste caso, Leiria?

Cumprimentos

Pedro

Respuesta

Enlace directo:

RE: em 1909 quais os docs necessários para emigrar?

#219574 | chartri | 26 ene 2009 16:26 | In reply to: #219572

Caro Pedro

Ele teria de ter pedido um passaporte junto de um Governo Civil onde vivia (ou por onde saiu de Portugal). Esses livros onde estão registados os pedidos estão hoje á guarda (pois tem mais de 100 anos) nos Arquivos Distritais (ou nos Arquivos das Universidades no caso de Braga, Coimbra ou Évora).

Os que consultei nos finais d0 século XIX, não tinham foto junto. Não me lembro a partir de que data tinham obrigatoriamente poto anexada.

Se ele vivia em Leiria, aí deve ter tirado o passaporte e é no Arquivo Distrital de Leiria que deve ir pesquisar. Mas tem de saber datas, senão é muito difícil.

Por outro lado ele poderia ter saido por Lisboa ou pela Figueira da Foz e ter pedido o passaporte nesses distritos.

Boa sorte
Ricardo Charters d'Azevedo

Respuesta

Enlace directo:

RE: em 1909 quais os docs necessários para emigrar?

#219586 | Pedro Augusto | 26 ene 2009 17:56 | In reply to: #219574

Caro Ricardo Charters d'Azevedo

Obrigado pela sua resposta. No entanto, esqueci-me de referir na primeira mensagem que já tinha descoberto no Arquivo Distrital de Leiria o pedido de passaporte, em 1909. Acontece que, por causa de infelizes políticas por parte dos anteriores governadores civis de Leiria (e quem sabe do resto do país), os documentos que acompanhavam o processo do passaporte foram quase totalmente destruídos. Digo quase porque se conservaram apenas alguns como exemplo. No que se refere ao meu caso, o ano de 1909, incluíndo o mês em questão, desapareceu totalmente.

Talvez haja alguma coisa nos Arquivos de Coimbra, caso fosse necessário, a par com o passaporte, o bilhete de identidade...

Respuesta

Enlace directo:

RE: em 1909 quais os docs necessários para emigrar?

#219592 | chartri | 26 ene 2009 18:16 | In reply to: #219586

Caro Pedro Augusto

Julgo que nada encontrará em Coimbra, pois se o processo foi feito em Leiria não parece que esteja num outro distrito.

Assim tudo que obterá será o que está em Leiria

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 08:21.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen