Clube Tauromáquico

This topic is classified in rooms: Formação | Arquivos

Clube Tauromáquico

#220390 | FGR | 04 feb 2009 14:53

Prezados

Existe no Genall uma lista de sócios do Clube Tauromáquico e outra do Clube Tauromáquico II.
Saberá alguém explicar-me qual a diferença entre estes dois clubes visto não haver nenhuma relação ou sequência entre os seus sócios e os seus respectivos números?

Merlhores cumprimentos,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Clube Tauromáquico

#220391 | FGR | 04 feb 2009 14:58 | In reply to: #220390

Para melhor entendimento:

http://www.geneall.net/P/tit_page.php?id=26089

http://www.geneall.net/P/tit_page.php?id=26088

Cumprimentos,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Clube Tauromáquico

#220420 | alcmfp | 04 feb 2009 21:37 | In reply to: #220390

Caros Confrades

Também tenho esta dúvida, pois dois dos meus bisavós e um meu trisavô foram antigos sócios fundadores deste Clube, mas não constam da mesma lista, dois deles estão na Lista do Clube Tauromáquico e o outro na do Clube Tauromáquico II. Agradeço que alguém me possa esclarecer esta dúvida.

Com os melhores cumprimentos,
Álvaro Ferreira de Passos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Clube Tauromáquico

#220422 | FGR | 04 feb 2009 22:06 | In reply to: #220420

Caro Álvaro Ferreira de Passos

Sendo seus antepassasdos sócios-fundadores desse clube tauromáquico, sabe-me dizer o nome completo do clube? O que me chamou a atenção foi ter verificado na página do meu bisavô (Luís Gonzaga Ribeiro) como sócio nº 289 desse clube Tauromáquico II, o que eu ignorava de todo. No entanto, sempre soube que o Clube Tauromáquico Sector 1 (Pró Toiros de Morte), situado na Rua 1º de Dezembro em Lisboa, foi fundado pelo meu avô Luís de Mello Breyner Gonzaga Ribeiro, e que além de ter sido presidente, o clube mantém até hoje o salão principal com o nome dele.

Cumprimentos,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Clube Tauromáquico

#220432 | alcmfp | 04 feb 2009 23:35 | In reply to: #220422

Caro Filipe Gonzaga Ribeiro

Infelizmente não sei responder à sua pergunta, mas vou tentar informar-me, pois o actual presidente deste Clube é meu parente.Também achei estranho ver um bisavô meu e o meu trisavô como sócio nº 8 e 9 do Clube Tauromáquico e o outro meu bisavô como sócio nº 130 do Clube Tauromáquico II mas vou ver se consigo tirar esta minha dúvida que mal souber lhe informarei. Julgo que o Clube Tauromáquico sector 1 (Pró Toiros de Morte) fundado pelos seu avô é de meados do século XX não é verdade?

Cumprimentos,
Álvaro Ferreira de Passos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Clube Tauromáquico

#220441 | FGR | 05 feb 2009 00:57 | In reply to: #220432

Caro Ferreira de Passos

O Sector 1, aliás, Grupo Tauromáquico Sector 1, foi fundado a 01 de Maio de 1932. Continua desde a sua fundação na Rua 1º de Dezembro, 85 -2º Esqº, onde ainda lá vou almoçar de vez em quando.
Será este clube tauromáquico, o Real Clube Tauromáquico Português?

Cumprimentos,
Filipe Gonzaga

Respuesta

Enlace directo:

RE: Clube Tauromáquico

#220448 | LCM | 05 feb 2009 08:24 | In reply to: #220441

Caro Filipe Gonzaga Ribeiro,

O club é o mesmo. A lista I é a dos fundadores, ou sócios iniciais (204) - os promotores da fundação são meia dúzia entre eles o meu tio bisavô António Perestrelo de Vasconcelos. A lista II são os sócios desde a fundação até ao presente.
Desconhecia em absoluto que essas listas estivessem aqui publicadas.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Clube Tauromáquico

#220463 | Geneall | 05 feb 2009 14:02 | In reply to: #220448

A lista que colocámos no Geneall reproduz a "Lista dos Sócios do Clube Tauromáquico desde a sua fundação até à actualidade" publicada em 1991 por Luis Filipe Marques da Gama na obra "El-Rei Dom Carlos - Memória Viva". Está assim com uma desactualização de 18 anos e a separação em duas listagens, identificadas como I e II resulta da apresentação que é feita no livro: começa com o nº 1 a 204 e prossegue, sem interrupção, recomeçando no entanto a numeração novamente em 1 para terminar no nº 1376.

No texto, refere-se que o Clube foi fundado em 1892 e não é feita qualquer referência a uma "refundação" posterior, o que não surpreende pelo facto de não se tratar de uma história detalhada do Clube mas tão só do seu enquadramento com a conhecida paixão do Rei D. Carlos pelos toiros e pela sua própria ganadaria. Mas essa refundação terá eventualmente acontecido - depois de 1910? - até pelo facto de haver alguns sócios, poucos, que são comuns às duas . Há por outro lado, algumas repetições bem mais tardias na lista II que poderão resultar de uma desistência temporária e uma posterior readmissão.

Segundo revela Luis Filipe Marques da Gama, o clube contou desde a primeira hora com o empenho do Dr. Carlos Zeferino Pinto Coelho, então Director da Companhia das Águas de Lisboa e foi o escritório de seu filho Duarte Egas, no Largo do Carmo, 20-2º, que serviu de sede provisória. Em 1 de Dezembro de1891 foi enviada uma circular para divulgação e angariação de sócios, sendo a comissão promotora presidida por Vitorino de Avelar Froes. Essa circular era ainda assinada por Manuel e Francisco Figueira Freire da Camara, D. Simão Luis de Sousa Coutinho, João Fletcher Júnior, João de Saldanha Ferreira Pinto, Manuel de Castelbranco, Ruy Rebello de Andrade, Jorge Rebello da Silva, Ayres d' Ornellas de Vasconcelos, António Perestrello de Vasconcellos e Duarte Egas Pinto Coelho.

A 9 de Janeiro de 1892, na sala de sessões da Assembleia Geral da Companhia das Águas de Lisboa, estando presentes 63 aficionados que constituíam a comissão promotora do clube, foi eleito presidente da assembleia o Dr. Carlos Zeferino Pinto Coelho, na ausência por motivos de doença de Vitorino de Avelar Froes, que presidia à referida comissão.

No dia 12 do mesmo mês, reuniu-se pela primeira vez a direcção, sendo eleitos para presidente José Pinheiro, vice-presidente o Dr. Carlos Zeferino Pinto Coelho, Aires d' Ornelas de Vasconcelos (Secretário), José Ribeiro da Cunha (vice-secretário), Augusto Gomes de Araújo (tesoureiro), Manuel Figueira Freire da Camara (vice-tesoureiro) e vogal o Dr. Duarte Egas Pinto Coelho.

Em 14 de Janeiro de 1892 foi arrendado à Viscondessa de Silva Carvalho um andar na Rua de São Francisco (actual Rua Ivens) e ainda hoje aí se mantem.

Esta lista foi por nós transcrita para o site no fim de semana passado e temos estado agora a "linkar"os nomes das pessoas que têm página própria no site, confrontados por vezes com a dificuldade de homónimos ou sócios apresentados apenas pelo primeiro e último nome que dificultam a sua identificação no site.

Cuprimentos
Geneall

Respuesta

Enlace directo:

RE: Clube Tauromáquico

#220481 | FGR | 05 feb 2009 18:05 | In reply to: #220463

Ao Geneall

Meus agradecimentos pela vossa pronta resposta e completa explicação sobre o assunto.

Melhores cumprimentos,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Clube Tauromáquico

#220502 | LCM | 05 feb 2009 21:28 | In reply to: #220463

O Club não foi refundado: a 1.ª lista corresponde aos fundadores e a 2.ª aos sócios "ordinários". Os nomes que se repetem são de sócios que se demitiram e voltaram a entrar, o que nas primeiras décadas aconteceu com relativa frequência.

Abraços
Lourenço

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 00:30.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen