Ordenanças

This topic is classified in rooms: Cargos | Arquivos

Ordenanças

#220428 | ihintza | 04 feb 2009 23:22

Caros confadres,

Alguém saberia dizer-me onde é que posso localizar informação dum "Alferes de Infantaria de Ordenanças" e dum "Capitão de Ordenanças"?

No Arquivo Histórico Militar não consegui localizar informação nenhuma.
Será que na Torre do Tombo também há informação militar?

Obrigada.

Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ordenanças

#220431 | FIGUEIRA | 04 feb 2009 23:34 | In reply to: #220428

Cara Rocío Cardoso,

Esperimente consultar este livro http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=440

As Ordenanças e as Milícias em Portugal-Subsídios para o seu Estudo
de Nuno Gonçalo Pereira Borrego

Sinopse:


Resultado de uma pesquisa de vários anos, Nuno Borrego apresenta agora o levantamento da lista de Oficiais dos Corpos de Milícias/Auxiliares, Ordenanças e Voluntários Realistas, num total de cerca de 20.000 Oficiais, pertencentes às Capitanias-Mores e Regimentos de Portugal continental e Ilhas.

Enriquecido com um índice da diversa legislação produzida sobre as Ordenanças e as Milícias, incluindo uma sumúla dessa legislação e, nalguns casos, pela sua importância, a transcrição integral da lei.

Trata-se seguramente do estudo mais exaustivo publicado sobre este assunto e abrange todo o País e milhares de famílias que durante vários séculos serviram nas Ordenanças e nas Milícias/Auxiliares, estando aqui disponível o Índice da obra.

A Obra é patrocinada pela Comissão Portuguesa de História Militar e inclui dois estudos relativos à história das Ordenanças e Milícias da autoria do Dr. Manuel Amaral, investigador de reconhecidos méritos em História Militar.

Este primeiro volume compreende o período de 1756 a 1833 dos corpos de Ordenanças e Milícias. O exaustivo levantamento da lista de Oficiais dos Corpos de Milícias/Auxiliares, Ordenanças e Voluntários Realistas, pertencentes às Capitanias-Mores e Regimentos de Portugal, além da inegável importância para a história colectiva, permite a identificação individual de dezenas de milhares de portugueses que se entregaram ao serviço da defesa nacional, seus postos e períodos em que assumiram os cargos que lhes foram confiados. Numa primeira parte, apresenta-se a relação dos oficiais das Ordenanças naquele período, distribuídos geograficamente e, de seguida, apresentam-se os regimentos de Milícias, os Corpos de Voluntários Realistas, cronologia e sumário da legislação pertinente, documentos e, finalmente, um índice onomástico completo.

A informação compulsada para o período de 1640 a 1755 será apresentada num segundo volume, cujos elementos se encontram dispersos por vários núcleos documentais (Conselho de Guerra, Arquivo da Casa de Bragança, Chancelarias das Casas das Rainhas e do Infantado, etc.), sendo que cada nomeação será então acompanhada da respectiva cota documental. O segundo volume integrará cerca de 8.000 oficiais de ordenanças e 5.000 oficiais de terços de infantaria auxiliar (ordenanças).

Com grande qualidade gráfica, o volume de 1.100 páginas, das quais 32 são gravuras de Oficiais de Ordenanças e de Milícias, a cores, tem o formato 17x24, em papel couché semi-mate e é encadernado em capa dura.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ordenanças

#220477 | ihintza | 05 feb 2009 17:11 | In reply to: #220431

Caro Nuno,

Já consultei esse livro e não fui dar com nenhuma informação dos meus antepassados das Ordenanças.

O meu Alferes de Infantaria nasceu em 1711 e o Capitão em 1708 pelo que é possivel eles ir aparecer no segundo volume.

No obstante, no que sai o livro (quando vai sair?), onde poderia localizar informação deles? A informação que eles recopilam para fazer o livro tem de sair dalgum lugar.

Estes meus antepassados são naturais da freguesia de Jou, concelho de Murça.

1) Caetano Manuel Barreira, natural de Jou, concelho de Murça (Vila Real). Nasceu aproximadamente em 1711, filho de Manoel Lopes Barreira e Maria Gonçalves. Casou em Jou em 26.04.1783 com Maria Jose Gomes de Morais Pinto. Morreu em Jou em 12.01.1795, aqui aparece como Alferes de Infantaria de Ordenanças.

2) Manuel Luis Barreira, natural de Jou, concelho de Murça (Vila Real). Nasceu em 27.08.1708, filho de Manoel Lopes Barreira e Maria Gonçalves. Casou em Jou em 25.04.1764 com Rosa Luisa Aires de Carvalho. Morreu em Jou em 26.07.1768. Era Capitão de Ordenanças e Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo (22.10.1767).


Obrigada.

Cumprimentos,
Rocío cardoso

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ordenanças

#220504 | FIGUEIRA | 05 feb 2009 21:49 | In reply to: #220477

Cara Rocío Cardoso,

Porque não tenta o Arquivo Histórico Militar?!
O ARQUIVO HISTÓRICO MILITAR, depositário do principal património documental do Exército, presta toda a informação disponível sobre os seus próprios fundos e colecções, relativos às campanhas militares em Portugal, na Europa e nos territórios coloniais e ultramarinos, bem como sobre outros assuntos militares, em especial dos séculos XVIII a XX.

Para mais informações consultar Actividades/Serviço de Atendimento Público e também o Guia de Fundos.

F05 - Livros de Registo Antigos

AHM/FG/5

Datas de Produção:

1625 - 1910

Nível:

Fundo (colecção).

Dimensões:

3712 livros manuscritos e encadernados.

Entidade Produtora:

Diversas proveniências, na sua maioria instituições militares do séc. XVII ao séc. XIX, constantes do plano de classificação.

Custódia:


Inicialmente estes livros encontravam-se dispersos pelas Secções da 1ª Divisão, antiga organização do AHM, que obedeciam somente a critérios cronológicos. Cerca de 1000 livros não estavam classificados.

Assunto:


Colecção constituída por livros de registo de correspondência, actos administrativos e actos financeiros e contabilísticos de diversos organismos militares, com destaque para a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra / Ministério da Guerra, Tesourarias do Exército, Juntas dos Provimentos de Boca, Arsenal das Obras Militares e Repartições do Ajudante-General e Quartel-Mestre do Comando-em-Chefe e Estado-Maior General, Governos de Armas posteriormente reorganizadas em Divisões Militares, e diversas unidades operacionais. Devido a estas características, este fundo é de grande importância para a história do Exército Português desde o séc. XVII até ao séc. XIX e da própria Arquivística, ao demonstrar as práticas administrativas militares das épocas em questão.

Gestão Documental:

Dado o valor histórico destes documentos não se procedeu a nenhuma eliminação.

Incorporações:

Não estão previstos novos ingressos, pelo que se considera a colecção fechada.

Organização:


Dada a importância destes livros de registo para a história do Exército Português foi necessário proceder-se ao estudo das instituições militares do séc. XVII a XIX, através da legislação militar e dos Almanaques do Exército (Listas de Antiguidades) para identificação dos seus “autores”. Optou-se, então, por reuni-los numa colecção, organizada por entidades produtoras e pelas respectivas séries documentais, num total de 993 séries. Esta colecção passou a contemplar 5 níveis arquivísticos: Fundo (colecção); Sub-Fundo (entidades produtoras); Secções (sub-divisões orgânicas); Séries (ordenadas cronologicamente) e Livros (ordenados cronologicamente dentro da série respectiva). Estes níveis condicionaram o sistema de cotação, da seguinte forma: F – 5 (integrado no grupo de arquivos “Fundos Gerais”); SF – código alfanumérico (letra da classe mais o nº de ordem); SC – código alfanumérico (abreviatura da designação da própria secção); SR – nº sequencial (embora algumas séries contenham também uma letra, uma vez que foram integradas posteriormente); LV – numerados sequencialmente independentemente da entidade produtora e das séries.

O Plano de Classificação foi baseado em 11 classes orgânicas.

Condições de Acesso:

A reprodução só é permitida em fotografia ou digitalização.

Idioma:

Contém alguns livros em inglês e francês.

Características Físicas:


Estes livros foram objecto de carimbagem, cotação e etiquetagem, composta por uma etiqueta enlaçada em fita de nastro atada aos livros ou à capa no sentido vertical, sem recurso a colas, uma vez que estes livros já tinham sido objecto de inúmeras colagens, as quais foram removidas sempre que possível. Alguns livros encontram-se deteriorados devido sobretudo a causas de humidade, o que afecta por vezes a sua leitura.

Publicações:

AGUIAR, António Francisco – Legislação Militar de Execução Permanente. Porto, Imprensa Civilização, 1864 – 1882.

ALCÂNTARA, João José - Legislação Militar de Execução Permanente. Lisboa, Imprensa Nacional, 1861 – 1862.

Almanaques do Exército / Listas de Antiguidades (1811 – 1905). Lisboa, Imprensa Nacional.

BALULA CID, António José – Unidades de Engenharia: sua evolução desde 1812 até à actualidade. Lisboa, 1957.

IDEM – Unidades de Infantaria: sua evolução desde 1640 até à actualidade. Lisboa, 1956.

IDEM – Unidades de Artilharia: sua evolução. Lisboa, 1957.

IDEM – Unidades de Cavalaria: sua evolução. Lisboa, 1957.

BOTELHO, José J. Teixeira – História da Artilharia Portuguesa. Lisboa, Comissão de História Militar, 1948.

Colecção de Legislação Portuguesa (1750 – 1890). Lisboa, Imprensa Nacional.

Colecção das Leis, Alvarás, Decretos e Resoluções Militares (1752 - 1877). Lisboa, Imprensa Nacional.

Colecção Sistemática das Leis Militares. Lisboa, Impressão Régia, 1816.

IAN/TT – Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo. Vol. II, Lisboa, 1999.

ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO – Genealogia dos Corpos do Exército. Armas. Lisboa, Direcção do Serviço Histórico-Militar, Centro de Estudos de História Militar, 1991.

ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO - Genealogia dos Corpos do Exército. Serviços. Lisboa, Direcção do Serviço Histórico-Militar, Centro de Estudos de História Militar, 1993.

GUEDES, Lívio da Costa – Primeiras Planas e Estados-Maiores. Sep. da “Revista Militar”, nº 2 e 3, Fev.-Mar., 1989.

MOREIRA, Alzira - Inventário do Fundo Geral do Erário Régio. Arquivo do Tribunal de Contas, Lisboa, 1977.

Ordens do Exército (1808 – 1900). Lisboa, Imprensa Nacional.

VENTURA, António – O desembarque liberal no Algarve e as operações secundárias no Alentejo. In: “Boletim do AHM”, nº 63, 1998-1999.

VARELA SOARES E NEVES ADELINO – Dicionário de Terminologia Militar. 1962-1963

Controlo Arquivístico:


O tratamento (organização e descrição) desta colecção foi realizado pela seguinte equipa técnica, constituída para o efeito: Téc. Sup. 1ª cl. Mª João Pires; Ass. Adm. Esp. Manuela Matos; Ass. Adm. Prin. Mª João Moita. Em Dezembro de 2002, o SAJ João Pedro passou a colaborar na etiquetagem e na elaboração de capas de protecção para os livros em más condições físicas. Este tratamento documental teve por base um primeiro levantamento elaborado pelo Téc. Esp. Prin. Costa Guedes.

A descrição, com vista à realização do inventário, foi feita com base nas ISAD(G) e normas internas do AHM em 2003.


Cumprimentos,

Nuno M. Figueira


PS: poderá ver a sua locaçização em http://www.exercito.pt/portal/exercito/_specific/public/allbrowsers/asp/projucontact.asp?stage=1

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ordenanças

#220526 | ihintza | 06 feb 2009 08:30 | In reply to: #220504

Caro Nuno,

Obrigada pelo ajudinha mas, como já diz no primeiro menssagem deste forum, já tentei procurar informação deles no Arquivo Histórico Militar e não consegui informação nenhuma.

Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ordenanças

#232822 | jomimota | 28 jun 2009 11:24 | In reply to: #220526

Caro Confrade,

Eu também procurava por um Capitão de Ordenanças, que não constava do livro de Nuno Borrego, e consegui descobrir a sua colocação através do livro "Catalogo dos Decretos do Extinto Conselho de Guerra" de Madureira dos Santos, que suponho existir pelo menos no AHM e na Biblioteca Nacional.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ordenanças

#232824 | gmg | 28 jun 2009 11:36 | In reply to: #232822

Caro Senhor,

Seria possível verificar o nome ANTÓNIO MARQUES DE PAULA COIMBRA (ou ANTÓNIO MARQUES), Capitão de Ordenenças de Molelos, Tondela? Morreu em 1768 e (estou a citar de memória) nasceu em 1713.

Cumprimentos,
Luís GMG

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ordenanças

#232825 | jomimota | 28 jun 2009 12:27 | In reply to: #232824

Caro Confrade,

Eu infelizmente não tenho o livro que citei. Apenas sei que existe para consulta nas instituições referidas.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ordenanças

#232827 | gmg | 28 jun 2009 12:49 | In reply to: #232825

Caro Jorge Mota,

Não tem oportunidade de se deslocar até à BNL ou ao AHM, novamente?
Vivo no Norte, pelo que me é impossível deslocar-me até Lisboa para consultar a referida obra...

Se tiver oportunidade agradecia!

Cumprimentos,
Luís GMG

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ordenanças

#232872 | jomimota | 28 jun 2009 22:51 | In reply to: #232827

Caro Confrade,

Eu também não sou de Lisboa. Só muito ocasionalmente lá me desloco.
Mas provavelmente a referida obra também se encontrará disponível em Bibliotecas do norte do país.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ordenanças

#232878 | gmg | 29 jun 2009 00:37 | In reply to: #232872

Obrigado pela sua resposta.

Cumprimentos,
Luís GMG

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 27 ene 2025, 01:17.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen