Título de Comendador
This topic is classified in rooms: Pessoas | Títulos | Arquivos
Título de Comendador
O meu trisavó Joaquim José Ferreira Oliveira, nascido no Porto no ano 1820 e falecido na dita cidade no ano 1882, foi Comendador, segundo li no Registro de óbitos do Cemiterio de A Lapa. Mas nâo consigo saber a qual Ordem pertenceu.
Hoje, no índice desta pagina de Geneall, na relaçâo de Comendadores da Ordem de Nossa Senhora da Conceiçâo de Vila Viçosa, aparece no lugar 1031 um Joaquim José Ferreira, mas nâo aparece o seu segundo apelido.
¿Ë posível que os dois sejam a mesma pessoa?
Agradeço qualquer ajuda.
Enlace directo:
RE: Título de Comendador
Cara Mercedes
Penso que o Joaquim José Ferreira que encontrou era um médico, nascido em Coimbra em data que não sei precisar, mas decerto em meados da década de 1820. Viveu sobretudo no Porto, onde sempre exerceu medicina, com excepção de um curto período no início de carreira em que foi colocado em Terras de Basto. Era conhecido pela alcunha de Ferreira Janota, possuiu uma Casa de Saúde no final da vida, e faleceu na freguesia de Cedofeita, em 3 de Dezembro de 1896.
Penso que corresponde ao Joaquim José Ferreira que consta na Base de Dados com o Id=202215. Se assim é, a data de nascimento, c. 1850, foi muito defeituosamente avaliada.
Cumprimentos,
Manuel.
Enlace directo:
RE: Título de Comendador
Caro Manuel:
Mutio agradeço as sua informaçôes sobre o Joaquim José Ferreira. A persoa que eu procuro -o meu trisavó- nâo era médico. Él pertencia a Associaçâo de Grandes Comerciantes do Porto. Sei que foi Comendador de qualquer Ordem Civil, acho que a sua Encomenda foi Civil, máis nâo consigo saber a qual Ordem pertenceu.Nâo obstante, agradezo as suas informaçôes. O meu trisavó, tambem morou na freguesía da Cedofeita, e apares como Comendador nos Arquivos do Cemiterio de A Lapa onde fica aterrado. Si vocés conhece a maneira de saber a qual Ordem pudo pertencer, agradezco a sua ajuda. Já escribí a Presidencia da Rewpública Portuguesa, máis nâo recibí informaçâo a o respeito.
Atenciosamente,
Mercedesf
Enlace directo:
RE: Título de Comendador
Existe actualmente uma Ordem Comercial saída da reformulação de uma ordem do tempo da monarquia portuguesa.
Procure no google por chancelaria das ordens honoríficas portuguesas e dará com uma página com alguma informação.
atentamente, nuno de m.
Enlace directo:
RE: Título de Comendador
Cara Mercedes
Também não pensei que o fosse, pois, logo à partida, o nome não era coincidente. O que lhe quis dizer foi que, a meu ver, aquele comendador n.º 1031, Joaquim José Ferreira, devia ser outro que não aquele que procura.
Por ter agora escrito que o seu antepassado era comerciante, estive a consultar um Almanaque de 1854 e, com efeito, o nome consta na lista de negociantes: Joaquim José Ferreira de Oliveira, rua da Picaria, n.º 30. Este Almanaque inclui uma lista de todos os membros das ordens honoríficas, e o seu antepassado não aparece citado, o que é natural, pois contava apenas 34 anos. A atribuição da comenda deverá, portanto, ser posterior.
Em outro Almanaque, este de 1857 e sem lista de membros das ordens honoríficas, aparece de novo como negociante, como Definidor na Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, com igual endereço, e como membro do Juri Comercial.
Atenciosamente,
Manuel.
Enlace directo:
RE: Título de Comendador
Caro Manuel:
Muito agradezo a sua ajuda.
Peço disculpe pelo meu atrevimento, máis ¿É muito problema para sua Exma procurar do Moderador do Fórum o meu mail e enviarme unha copia das folhas dos Almanaques dos anos 1854 e 1857 nos que consta o meu trisavó Joaquim José Ferreira de Oliveira?. Ha muito tempo que ando a procura desse dato e ate agora nâo conseguí.
¿Trátase de unha Ordem Civil? Soasmente sei que no ano 1870 já posuía ese título de Comendador; nâo entanto, na documentaçâo familiar na que consta, nâo dí a qual Ordem pertence.
Fico a espera das súas noticias a o respeito,
Atenciosamente,
Mercedes
Enlace directo:
RE: Título de Comendador
Caro Nuno:
Muito obrigada pela sua ajuda.
Felismente, as informaçôes facilitadas pelo amigo Manuel sobre o asunto que nos ocupa, resolverom satisfactoriamente a minha búsqueda.
De qualquer forma, fico muito agradecida pela sua aportaçâo.
Cumprimentos,
Mercedes
Enlace directo:
RE: Título de Comendador
Cara Mercedes
Infelizmente não tenho o scanner a funcionar. Nada perde com isso, no entanto, pois as páginas consistem apenas em listas de nomes.
O que lhe poderei fazer, e isso ser-lhe-á mais útil, penso eu, é um busca na imprensa.
Esta semana tenho que passar pela Biblioteca Pública do Porto, e se me der a data exacta do óbito do seu antepassado, poderei ver se existe, nos jornais contemporâneos da morte, alguma notícia necrológica. Essas notícias costumam conter muita informação, e por vezes servem até de fonte a artigos de enciclopédia, ou de outras obras biográficas.
Só o poderei fazer, no entanto, se me fornecer o dia e o mês, pois se assim não for, não me será possível percorrer todo um ano de publicação de um jornal.
Não sei dar-lhe um definição competente do que são as ordens terceiras, mas dir-lhe-ei que as do Porto, onde todas as que existiam no século XIX continuam em actividade, Carmo, Terço, Trindade, São Francisco, Lapa, eram e são confrarias religiosas que sustentam uma igreja, um hospital e um cemitério.
O Definidores faziam parte da direcção, eram talvez uma espécie de vogais.
O título de comendador nada tem a ver com Ordens Terceiras, mas com Ordens Honoríficas.
Eis o site oficial da Ordem Terceira do Carmo:
http://www.ordemdocarmo.pt/
Atenciosamente,
Manuel.
Enlace directo:
RE: Título de Comendador
Caro Manuel:
Muito agradeço a sua boa disposiçâo e amabilidade para me ajudar.
O corpo de meu trisavó Joaquim José Ferreira de Oliveira fica aterrado no Cemiterio de A Lapa, no Porto, desde o 22/10/1882.
Já onte estiven a olhar o site da Ordem do Carmo e já enviei lá unha petiçâo. Agora fico a espera de resposta.
¿Nâo será um abuso pela minha parte permitir a vocés a procura do dado nos jornais? Nâo gostaría de crear um problema a vocé.
¿Nâo saberá me dizer o Manuel cómo é posível obter informaçâo sobre as Ordens Honoríficas existentes aquela altura?
Saiba que fico também a sua disposiçâo si vocés precisa qualquer coisa em Vigo na que poça ser-lhe de utilidade.
Os meus melhores cumprimentos,
Mercedes.
Enlace directo:
RE: Título de Comendador
Cao Manuel:
Esquezi de lhe dizer ¿ Conheze vocés a significaçâo de Juri Comercial?
E que significa Matriculado no Tribunal de Comercio?
Gostaría de saber, si vocés me ajuda, pois o meu escaso conhecemento do Portugués, nâo me posibilita o correcto entendimento dessas expresiôes.
Muito obridada pela sua comprensiâo e ajuda.
Os meus melhores cumprimentos,
Mercedes
Enlace directo:
RE: Título de Comendador
Existe hoje uma Ordem de Mérito Civil Agrícola, Comercial e Industrial que visa agraciar pessoas que se destacam nestas actividades e que possui igualmente um grau de Comendador.
A inclusão do Comercial ocorreu em 1991 sendo anteriormente (desde 1.06.1893) apenas de Mérito Agrícola e Industrial.
Por isso na vida do seu antepassado esta Ordem não existia mas poderia haver uma outra equivalente que poderei procurar.
O facto de eventualmente ter agido como magistrado poderia igualmente qualificá-lo para a Ordem de Cristo.
Não sendo especialista na matéria arrisco os seguintes significados
"Júri Comercial" - conjunto de juizes que decide questões relativas ao comércio
"Matriculado no Tribunal do Comércio" - registado oficialmente como comerciante, legaliza a actividade mercantil exercida
Cumpts,
RuiCCorreia
Enlace directo:
RE: Título de Comendador
Caro Rui Correia:
Agradeço inmenso as suas indicaçôes.
Por acaso, nâo percibí ate agora, com a sua explicaçâo, o significado de Juri, que é equivalente a Jurado ¿nâo?
Onte tentei obter maiores informaçôes a o respeito, mais tudo o que consigo pesquisar é a partires do ano 1975 ate a actualidade.
Aceito com gosto a ajuda que ofrez. Alguem da familia dizía que deve-se tratar de unha Encomenda Industrial ou Comercial, máis nâo consigo acreditar.
Fico entâo a espera das suas noticias.
Os meus melhores cumprimentos,
Mercedes
Enlace directo:
RE: Título de Comendador
Cara Mercedes
Começo por introduzir uma ligeira correcção ao que lhe foi respondido pelo Rui Correia: o Júri Comercial não era composto por juízes, mas por comerciantes matriculados no Tribunal do Comércio, eleitos para servir como jurados durante um certo intervalo de tempo. Este tribunal, que era presidido por um juiz licenciado em Direito como outro qualquer, ocupava-se de conflitos entre comerciantes, sobretudo de processos de falência.
Penso, sem ter a certeza, que os jurados eram eleitos na Associação Comercial. Também não era necessário ser matriculado no Tribunal do Comércio nem sequer ser membro da Associação Comercial para exercer actividade comercial. Nas listas de negociantes que, na mensagem que acima consta, citei, talvez apenas 10% apresentam indicação (mtr.), significando serem matriculados.
Passei hoje na Biblioteca e consultei os dois mais importantes jornais portuenses à época do óbito.
N’O Comércio do Porto encontrei apenas uma referência no Boletim Paroquial, secção que semanalmente dava nota dos baptismos, casamentos e óbitos ocorridos na cidade; mas n’O Primeiro de Janeiro apareceu informação interessante, uma notícia local e um agradecimento por participação nas cerimónias fúnebres.
*****************************************************
Boletim Paroquial
(de 17 a 23 de Outubro)
Freguesia da Vitória
Óbitos
Joaquim José Ferreira d’Oliveira, viúvo, na rua da Picaria, sepultado no cemitério da Lapa.
O Comércio do Porto, 26 de Outubro de 1882)
*****************************************************
Passamento – Faleceu o snr. Joaquim José Ferreira d’Oliveira, importante proprietário, e negociante de trigos, d’esta praça. Era dotado d’um carácter honestíssimo, e pôde, pelo trabalho incessante de muitos anos, acumular bens de fortuna e angariar o nome honrado que lega a seus filhos, a quem damos cordiais sentimentos pela perda que sofreram.
Os responsos de sepultura, que foram muito concorridos, rezaram-se ontem na Igreja do Carmo.
(O Primeiro de Janeiro, 24 de Outubro de 1882)
*****************************************************
Os abaixo assinados julgam ter agradecido a todas as pessoas que se dignaram assistir aos responsos de sepultura, e missa de 7.º dia que por alma de seu chorado pai, sogro e cunhado Joaquim José Ferreira d’Oliveira tiveram lugar na Igreja dos Terceiros do Carmo; mas como possa ter havido falta involuntária vêm por este meio testemunhar a todos o seu eterno agradecimento.
Igualmente protestam à mesa da veneranda Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo a sua eterna gratidão.
Porto, 29 d’Outubro de 1882
Eduardo Júlio Ferreira d’Oliveira
Artur Guilherme Ferreira d’Oliveira
António Augusto Ferreira d’Oliveira
Arminda Eugénia d’Oliveira Barros
Maria Emília Ferreira d’Oliveira
Deolinda Amélia Ferreira d’Oliveira
Joaquim Augusto da Costa Oliveira
José Joaquim Gonçalves de Barros Júnior (ausente)
(O Primeiro de Janeiro, 29 de Outubro de 1882)
*****************************************************
Como vê, os jornais nada dizem sobre a comenda; mas não será mais importante que ela o “carácter honestíssimo” e o “nome honrado que lega a seus filhos”?
Se algum dia encontrar informação sobre este seu antepassado não deixarei de aqui vir publicá-la.
Atenciosamente,
Manuel.
Enlace directo:
RE: Título de Comendador
Caro Manuel:
Novamente agradeço a sua certeira ajuda. Fique bem seguro que para min o único motivo verdadeiramente importante é que o meu antepasado tivesse sido uma persoa honrada, e disso nâo tenho a menor dúvida Nâo entanto, a minha motivaçâo de saber máis sob a sua Encomenda dévese a que estou a levar a cabo um estudo familiar e gostaría de ter todos os seus dados, pois acho que é unha maneira de aproximar máis a sua personalidade. E dizer, nesse caso, soasmente me impulsiona a curiosidade.
Como nos moramos en Espanha ja desde tempos de meu avó -era diplomático e casou con unha espanhola-, desconhecemos muitas coisas referentes a familia do Porto pela que persoalmente sinto uma grande afinidade.
Na lista das persoas da familia que adjunta -todos filhos e genros do finado- ficam os meus visavós Joaquim Augusto da Costa Oliveira e Mª Emilia Ferreira d'Oliveira.
Nâo sei como agradecer a o Manuel a sua ajuda generosa. Soasmente reiterar que fico a sua disposiçâo.
Atenciosamente,
Mercedes
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 ene 2025, 20:32.