genealogia

This topic is classified in rooms: Formação

genealogia

#226002 | Maria46 | 09 abr 2009 18:37

Gostaria de construir a minha árvore genealógica mas não disponho dos elementos necessários. Peço informação sobre o modo de proceder, de modo a obter essas informações. A minha avó materna era do Turcifal (Torres Vedras)e o seu nome de solteira era Maria Antónia Abreu, suponho. Pelo casamento, passou a usar só o apelido do meu avô, passando a assinar Maria Antónia Dias

Respuesta

Enlace directo:

RE: genealogia

#226041 | LBolacha | 09 abr 2009 23:41 | In reply to: #226002

Bem, o primeiro passo passa por realmente começar a recolher os elementos necessários.
Caso ainda tenha alguma avó viva ou avô, comece por eles, por lhes fazer perguntas sobre nomes, datas e locais onde nasceram, casaram e viveram os seus antepassados. Caso isso não seja possível, vire-se para os seus pais ou tios. Caso isso não seja possível, comece por reconhecer fotocopias dos assentos de nascimento seu e dos seus pais, pois neles virão o nome completo e local de nascimento dos seus avós (e muito provavelmente até dos seus bisavós). Para obter essas fotocopias, só tem se as pedir na conservatória do concelho onde se deram os nascimentos.
Caso os nascimentos tenham ocorrido anteriormente a 1910, não havia registo de nascimento, apenas dos baptismos, mas o grau de informação é igual ou melhor ainda, estando os livros de baptismos de Torres Vedras na torre do tombo, em Lisboa.

Atenciosamente
LRB

Respuesta

Enlace directo:

RE: genealogia

#226051 | Manitu | 10 abr 2009 01:39 | In reply to: #226002

Cara Confrade Maria

O nosso Confrade LRB, aconselhou-a bem, só que eu devo acrescentar um pormenor.
Efectivamente para trás de 1910 os registos encontram-se na Torre do Tombo, mas também o Arquivo Municipal de Torres Vedras, tem ao seu dispor, os registos digitalizados de todas as Freguesias de Torres Vedras, donde consta o Turcifal.
Devo-lhe também indicar, que estes documentos digitalizados, no que concerne em algumas freguesias, salvo erro A-dos-Cunhados e Carmões, já se encontram online à disposição de qualquer pessoa, mas a do Turcifal ainda não está.
Se quiser alguma informação, e uma vez que pesquiso em Torres Vedras, nada me custa, procurar o que pretende, mas para tal suceder, terá por favor de me indicar o seguinte:
Data exacta ou aproximada do nascimento de Maria Antónia Abreu;
Quais os nomes de seus pais;

Com estes dados, posso pesquisar tudo o que pretender, nos Paroquiais de Torres Vedras, mas para isso, sua avó teria que ter nascido antes de 1910.

Cumprimentos e disponha sempre.

Boa Páscoa

Adolfo Conceição

Respuesta

Enlace directo:

RE: genealogia

#226308 | Maria46 | 13 abr 2009 23:15 | In reply to: #226051

Muito obrigada pelas informações que me foram enviadas. A minha avó nasceu a 03 de Novembro de 1885 no Turcifal, na Quinta das Maias, suponho. O seu apelido de solteira era Abreu, a mãe chamava-se Adelaide e o pai Francisco. Após o casamento com António Dias, meu avô, passou a usar só o apelido do meu avô, assinando Maria Antónia Dias. Faleceu a 23 de Fevereiro de 1960 , no Carvalhal , aldeia da freguesia do Turcifal. Está sepultada no Turcifal.

Respuesta

Enlace directo:

RE: genealogia

#226312 | JCC | 13 abr 2009 23:37 | In reply to: #226308

Boa noite Maria

Como outros já lhe disseram, para que alguém a possa ajudar, é imprescindivel que saiba os nomes dos pais da sua avó.

Repare que no baptismo (se já leu algum assento de baptismo já saberá isto) diz apenas que na data de tal se baptizou MAria filha de Adelaide qualquer coisa e de Francisco qualquer coisa. Ora MAria é o nome mais frequente e Adelaide e Francisco não são muito invlugares. É, por isso, possível que haja mais Marias filhas de um Francisco e de uma Adelaide. Para saber qual é só mesmo com os apelidos dos pais.

E, para os ter, basta pedir a ceridão de nascimento (ou uma forocópia simples que é mais barata) do seu pais ou da sua mãe, filhos da sua avó Maria Antónia.

Cumprimentos

João Corodvil Cardoso

Respuesta

Enlace directo:

RE: genealogia

#226321 | Manitu | 14 abr 2009 00:52 | In reply to: #226308

Minha Cara Maria

Só agora reparei, que tinha uma informação sobre o seu assunto.

Pelos dados que tenho em meu poder, já passei os anos todos de 1885 e 1886, e não encontrei nenhuma Maria, que tenha por Pais um Francisco e uma Adelaide, contudo, para a poder ajudar, terá que me indicar, caso disponha da data de casamento do Francisco e da Adelaide, ou a data de casamento da Maria com o António Dias, e os respectivos locais.
Só irei ao Arquivo 4ª. Feira, pois 3ª.Feira terei que me deslocar a Lisboa, mas se tiver oportunidade de me enviar esses dados antes das 14,00 hrs. desse dia, farei o que puder.
Contudo, irei ajudá-la, pois identifico-me razoavelmente no Arq. de Torres Vedras e saberei onde pesquisar.
Peço-lhe a data de Casamento dos Pais, pois quase sempre os filhos são baptizados, onde os Pais casaram, ou onde a Mãe foi baptizada.
Uma coisa lhe posso garantir, a Maria,(se a data está certa) não foi baptizada na Igreja de Santa Maria Madalena do Turcifal, pelo que terei que andar a procurar noutras Freguesias, mas não tem problema, se efectivamente nasceu e foi baptizada no Concelho de Torres Vedras, eu descubro.
Forneça-me os dados mais exactos possíveis e não tenha problemas. Disponha.

Um Abraço.

Adolfo Conceição

Respuesta

Enlace directo:

RE: genealogia

#226342 | Maria46 | 14 abr 2009 12:42 | In reply to: #226321

Caro Adolfo
Mais uma vez muito obrigada pelo seu cuidado em responder às minhas dúvidas. Neste momento só tenho viva uma prima com quase 87 anos , que já tem muitas falhas de memória. A minha avó Maria Antónia, mãe da minha mãe, era da quinta das Maias no Turcifa e tinha o apelido Abreu. Casou com o meu avô António Dias, que penso ter nascido no Carvalhal. Por problemas familiares, que desconheço, a avó renunciou ao apelido Abreu e passou a ser conhecida por Maria Antónia Dias. Faleceu a 23 de Fevereiro de 1960 e está sepultada no cemitério do Turcifal. É provável que tenha casado na capela de Santa Bárbara no Carvalhal. Segundo a prima que referi, os pais da minha avó Maria Antónia eram Adelaide e Francisco. Penso que seria Francisco Abreu. Havia vários irmãos da minha avó: Domingos Abreu, Cipriano Abreu, Adelina Abreu, João Abreu, e outros de que não sei o nome, que residiam no Turcifal.
Também me recordo de um primo da minha mãe, Maria Adelaide Dias Veloso, de nome João Abreu, que tinha nascido no Turcifal.
Há uns anos, quando ainda exercia a docência em Torres Vedras, tive dois alunos do Turcifal, meus primos afastados. Uma era a Sónia, filha de Maria de Jesus( penso que se chanava Maria de Jesus pois era conhecida por Jesus), também minha prima, já falecida, que tinha como um dos apelidos de solteira, Abreu.
Resumindo, a família da minha mãe, pelo lado materno, era do Turcifal, tinha o apelido Abreu e residia na Quinta das Maias. Provavelmente seria o meu avô que teria esse apelido, Francisco Abreu.
São estas dúvidas todas que procuro esclarecer pois pouco conheço dos antepassados da minha mãe. Não quero abusar da sua boa vontade.
Com os meus cumprimentos
Maria Helena

Respuesta

Enlace directo:

RE: genealogia

#226343 | Maria46 | 14 abr 2009 12:48 | In reply to: #226312

Bom dia João

Muito obrigada pela sua mensagem. Foi-me muito útil em especial pela informação da existência da fotocópia simples.
Vou seguir os seus conselhos.
Cumprimentos
Maria Helena

Respuesta

Enlace directo:

RE: genealogia

#226344 | Maria46 | 14 abr 2009 13:05 | In reply to: #226041

Caro/a LRB
Muito obrigada pelas suas informações. Já agora faço-lhe mais uma pergunta. As fotocópias dos registos de nascimento podem ser pedidos pela Net? Sabe eu sou uma "naba" nestes assuntos.
Com os meus cumprimentos .
Maria 46

Respuesta

Enlace directo:

RE: genealogia

#226363 | LBolacha | 14 abr 2009 15:59 | In reply to: #226344

Cara Maria

Se souber as datas exactas ou bastante aproximadas, a maioria dos arquivos distritais/conservatórias não se importam de procurar os registos e de tirar fotocopias (pelo preço de 50 cêntimos cd) e de lhas enviarem para casa a pagar no destinatário.
A grande maioria das pessoas que ai trabalham são geralmente bastante atenciosas e é relativamente facil encontrar os emails dos vários arquivos/conservatórias na Internet (caso não consiga, não hesite em perguntar aqui, pois a maioria de nós já os sabe quase todos de cor :P).
Qualquer pergunta mais, não hesite em fazer, pois nós estamos cá mesmo para ajudar os recém chegados, assim como nos ajudaram quando eu comecei.

Atenciosamente
Levi

Respuesta

Enlace directo:

RE: genealogia

#226365 | Maria46 | 14 abr 2009 16:21 | In reply to: #226363

Caro Levi

Já enviei um mail para a conservatória do registo civil de Torres Vedras. Estou à espera da resposta.
Se não responderem vou lá pessoalmente e, depois, se verá.

Atenciosamente
Maria Helena

Respuesta

Enlace directo:

RE: genealogia

#226390 | Manitu | 14 abr 2009 21:15 | In reply to: #226342

Cara Confrade Maria

Conforme lhe transmiti no comentário que fiz, a si dirigido, tive que me deslocar a Lisboa, onde tenho residência, mas estou mais tempo aqui na zona de Torres Vedras, onde acabei de chegar.
Penso que, com os elementos que me deu, haverei de colher alguns frutos, muito embora, esteja inclinado para que o Baptismo de sua Avó, não tenha ocorrido no Turcifal, mas talvez em S.Mamede da Ventosa ou em alguma das Freguesias de Torres Vedras, mas pode ter a certeza que amanhã, se tivermos alguma sorte (e ela às vezes é bem precisa), lhe trarei notícias.
Terei que procurar o baptismo de uma Maria, cujos pais foram um Francisco e uma Adelaide, embora desse jeito saber o nome dos Pais do Francisco e os Pais da Adelaide.
Já agora, não sei se a Maria reside longe ou perto de Torres Vedras, mas se quizer, poderei, depois de encontrarmos o registo de Baptismo certo, de colhermos a Certidão de Óbito da Maria, pois se ela faleceu no Carvalhal a 23.02.1960, poderei adquiri-la no próprio dia.
Mas esperemos o que nos reserva o dia de amanhã.

Cumprimentos

Adolfo Conceição

Ps. Vou dar instruções ao Moderador, para lhe conceder o meu endereço de E-Mail.

Adolfo Conceição

Respuesta

Enlace directo:

RE: genealogia

#226397 | Maria46 | 14 abr 2009 22:02 | In reply to: #226390

Caro confrade Adolfo

Eu moro em Torres Vedras, na zona norte, e estou aposentada há quase dois anos. Estou quase sempre em casa , o que não me impede de ir ao centro da cidade, concretamente ao Registo Civil. Não quero abusar da sua gentileza. Parece-me pouco provável que a minha avó Maria Antónia tenha sido baptizada em S. Mamede da Ventosa mas, nunca se sabe. Quando muito talvez no Carvalhal.
Quanto aos avós da minha avó não faço a mínima ideia dos seus nomes nem donde seriam. Provavelmente da zona do Turcifal.
Não sei se a Cadriceira terá alguma coisa a ver com a minha família, uma vez que uma das irmãs da minha mãe, solteira, tinha lá uma propriedade pequena, que entretanto foi vendida.
Muito obrigada pela sua colaboração.

Com os meus cumprimentos
Maria Helena

Respuesta

Enlace directo:

RE: genealogia

#226404 | Manitu | 14 abr 2009 22:47 | In reply to: #226397

Cara Confrade Maria

A minha residência habitual é em Ponte do Rol, e também estou aposentado à cerca de dez anos.
Vou quase diariamente a Torres Vedras, pois minha mulher tem lá aulas na Universidade Sénior, e também nada me custa fazer o que lhe propus.
Se tiver necessidade de obtenção do registo de Óbito de sua Avó, dirija-se ao Registo Civil e contacte a Sra.D.Margarida, uma pessoa excepcional, o que para isso, terá salvo erro de tirar uma senha Letra B.
Esta Senhora encontra-se no balcão à sua direita, no topo do mesmo ao fundo.
Vou-lhe passar a indicar o que irei fazer amanhã, para obtenção dos resultados pretendidos:
Depois de procurar os baptismos na Freguesia do Turcifal (que como lhe disse ontem, nada encontrei em 1885/1886), irei verificar os Indices, que me poderão dar uma pista.
Seguidamente, baseado na data de nascimento de sua Avó, procurarei o Assento de Casamento dela com seu Avô, António Dias, pois aí, já terei na margem do registo os nomes mais precisos, tais como "Casamento de António Dias com Maria Antónia", e pelo teor do Registo, deverá constar onde ela foi baptizada, pelo menos é essa a minha experiência.
Mas uma vez que tenho algo sobre Turcifal, ainda hoje vou dar uma vista de olhos novamente, pois poderia ter-me escapado algum detalhe.
Maria, cumprimentos e disponha sempre.

Adolfo Conceição

Respuesta

Enlace directo:

RE: genealogia

#226410 | Manitu | 14 abr 2009 23:32 | In reply to: #226342

Cara Maria Helena

Se me enviar ainda hoje o seu Endereço de E-mail, ainda hoje receberá o registo de baptismo de sua avó.
Pode obter o meu, pois já dei indicação ao Moderador para lho fornecer.
Cumprimentos.

Adolfo Conceição

Respuesta

Enlace directo:

RE: genealogia

#226411 | Manitu | 14 abr 2009 23:38 | In reply to: #226397

Cara Maria Helena

Para abreviar, e isto é uma coisa que não se deve fazer, indico-lhe o meu endereço de E-mail:

adolfopontoconceicao@sapopontopt

Posso-lhe contudo adiantar que seu avô, nãoi se chamava Francisco mas sim José de Abreu.

Cumprimentos

Adolfo Conceição

Respuesta

Enlace directo:

RE: genealogia

#226417 | lufox | 15 abr 2009 00:49 | In reply to: #226002

Cara Maria,
Entre em algum site de genealogia - há diversos disponíveis atualmente. Posso recomendar o sitio www.meusparentes.com.br que tem suas instruções em Português e vá seguindo e adicionando seus parentes. Lá vc pode convidar irmãos, primos, tios para que preencham seus próprios dados.
Procure parentes mais velhos e pergunte - pergunte muuuuiito!!! Eles podem até não se lembrar bem de fatos atuais, mas lembram muito bem do passado.
Boa Sorte

Respuesta

Enlace directo:

RE: genealogia

#226428 | Maria46 | 15 abr 2009 09:30 | In reply to: #226411

Caro Adolfo

Cá está a falta de memória da minha prima de quase 87 anos. Ela trocou os nomes dos meus bisavôs. Pelo que ela me disse, o bisavô José era conhecido por José do "Rossio" , que penso ser alcunha. Claro que não deve ter qualquer interesse esta alcunha e há que ter em conta as falhas de memória da minha prima.
Muito obrigada pelo seu endereço. Quando entrar em contacto consigo seguirá o meu.

Os meus cumprimentos
Maria Helena

Respuesta

Enlace directo:

RE: genealogia

#226429 | Maria46 | 15 abr 2009 09:36 | In reply to: #226417

Caro lufox
Eu já estou registada no endereço que me enviou. Por aí pouco posso saber pois os mais velhos já partiram e os outros sabem mais ou menos o que eu sei. Além disso não tenho os endereços de quem poderia saber alguma coisa, nem vislumbro qq modo de os obter.
Obrigada . Os meus cumprimentos
Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: genealogia

#226430 | Maria46 | 15 abr 2009 09:40 | In reply to: #226411

Caro Adolfo
Aqui vai o meu endereço
mhdv46@gmail.com
Cumprimentos
Maria Helena

Respuesta

Enlace directo:

RE: Assentos em linha de Torres Vedras

#226432 | AQF | 15 abr 2009 10:19 | In reply to: #226051

Caro Confrade Adolfo Conceição,

Vinha pedir-lhe se nos podia facultar o endereço do site ou outra forma alternativa de consultar os assentos digitalizados em linha (on-line) de Torres Vedras.

Fico desde já agradecido.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Respuesta

Enlace directo:

RE: Assentos em linha de Torres Vedras

#226444 | Manitu | 15 abr 2009 12:53 | In reply to: #226432

Caro Angelo Fonseca

Penso que os únicos registos que se encontram on-line de Torres Vedras, são os de A-dos-Cunhados e de Carmões.

O Arquivo da Torre do Tombo, penso que ainda não colocou à disposição os outros Paroquiais.
A consulta que faço, resume-se a ir todos os dias ou quase todos os dias ao Arquivo e colher informações que pretendo.

Se necessitar de algo, e dentro das minhas possibilidades, tentarei dar resposta às suas pesquisas, visto que moro a escassos 7 Kms. de Torres Vedras
Disponha sempre, e um grande abraço.

Adolfo Conceição

Respuesta

Enlace directo:

RE: Assentos em linha de Torres Vedras

#226468 | AQF | 15 abr 2009 18:13 | In reply to: #226444

Caro Adolfo Conceição,

Muito obrigada pela resposta e disponibilidade manifestada.

Posso deduzir da sua informação que os únicos registos de Torres Vedras que se encontram on-line podem ser vistos na Torre do Tombo (TT-ONLINE), não é isso ?

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Respuesta

Enlace directo:

RE: Assentos em linha de Torres Vedras

#226487 | Manitu | 15 abr 2009 23:06 | In reply to: #226468

Meu Caro Confrade
Ângelo da Fonseca

Pelo que é dado verificar só aqueles dois (A-dos-Cunhados e Carmões) se encontram on-line através da TTombo, contudo já fiz a experiênciahá uns tempos e de A-dos-Cunhados resultou, mas depois não consegui aceder mais, embora tenha conhecimento que há pessoas que o conseguem.
Se tiver alguma informação que queira, disponha, pois com toda a boa vontade farei as pesquisas, dentro das minhas possibilidades, pois também me desloco a Torres Vedras quase todos os dias.
Se tiver alguma questão, pode usar o endereço que coloquei para a Maria Helena, no Tópico Genealogia no dia 14.04 às 23,38 hrs.

Um Abraço

Adolfo Conceição

Respuesta

Enlace directo:

RE: Assentos em linha de Torres Vedras

#226495 | PIPEGP | 15 abr 2009 23:30 | In reply to: #226487

Carosconfrade,
Sigo com muita atenção e interesse as V/ comunicações, pois curiosamente, pretendo obter dados dos meus bisavós maternos, pois os meus avós residiram e casaram em Ponte do Rol (T. Vedras) onde nasceu a maioria das filhas, as restantes já nasceram em T.Vedras (ao todo 10 raparigas), enfim atropelos da vida.
Quanto aos meus bisavós paternos: sei que o meu avô era natural do Turcifal e ela de (Penedo) Runa, onde casaram e nasceram cinco dos seis filhos que tiveram.
Estou a entrar no forum, pois achei uma enorme coincidência estarem a comunicar sobre terras dos meus antepassados (paterno e materno). Pedi aos Arquivos Municipais alguns elementos, mas não obtive resposta, por enquanto.
Caso possa dar uma ajuda e não causar transtorno ficarei muito grata.
Com os melhores cumprimentos,
Isabel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Assentos em linha de Torres Vedras

#226497 | Manitu | 15 abr 2009 23:49 | In reply to: #226495

Cara Confrade Isabel

Diga o que pretende, pois resido actualmente em Ponte do Rol, e desloco-me quase todos os dias a Torres Vedras ao Arquivo.
Necessito de dados, sobretudo antes de 1911, que são os registos que se encontram no Arquivo de Torres Vedras, Freguesias onde nasceram, datas e nomes.
Exemplo:

Maria, filha de F... e de F...nascida em tantos do tal na Freguesia de ....

Para melhor comunicar comigo, envie-me um E-mail para:

adolfopontoconceicaoarrobasapopontopt

Amanhã, possivelmente vou um pouco ao Arquivo, e se puder verificarei alguns dados que entretanto me tenha enviado.

Adolfo Conceição

Respuesta

Enlace directo:

RE: Assentos em linha de Torres Vedras

#231866 | Maria46 | 14 jun 2009 11:05 | In reply to: #226495

Cara Isabel
Em Torres Vedras, no Arquivo Municipal, pode encontrar informação sobre os seus antepassados. O Arquivo Municipal está localizado no edifício novo, multiusus, da Câmara Municipal, na Av. 5 de Outubro. Entra-se por uma porata lateral, do lado do cemitério da S.João. Penso que só pode obter informação por pesquisa directa no local.
Eu já disponho de alguma informação por pesquisa de uma pessoa amiga . Quando tiver algum tempo livre começarei a fazer a minha pesqisa .
Nos dados de que disponho, não encontrei, ainda, nenhum familiar com ligação a Runa mas, nunca se sabe, não é?
Disponha sempre.
Cos os meus cumprimentos
Maria Helena

Respuesta

Enlace directo:

RE: Assentos em linha de Torres Vedras

#231885 | PIPEGP | 14 jun 2009 21:32 | In reply to: #231866

Cara Maria Helena,
Agradeço muito as prezadas sugestões, mas com a ajuda disponibilizada no mesmo dia, de um confrade a quem muito agradeço a preciosa colaboração, já conseguimos imensos dados sobre os meus ancestrais, mas vou continuar...
Com os melhores cumprimentos,
Isabel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Assentos em linha de Torres Vedras

#231895 | jomimota | 14 jun 2009 22:53 | In reply to: #231885

Caros Confrades,

Nunca pensei que houvesse aqui tantos confrades a pesquisar os paroquiais de Torres Vedras. Pois aqui está mais um. Eu tenho seis dos oito ramos actualmente em pesquisa, a que correspondem os meus bisavós com origem em Torres Vedras, cujos apelidos são:

Carvalho (S. Pedro da Cadeira, S. Pedro da Vila e Santa Maria);
Veiga (Cidade e Turcifal);
Canha (S. Domingos de Carmões)
Rodrigues, Alves (Turcifal);
Pereira (Santa Maria do Castelo)

Como ajuda aqui fica o endereço para a pesquisa em linha dos paroquiais do Turcifal:

http://digitarq.dgarq.gov.pt/default.aspx?page=regShow&ID=3670714&searchMode=as

Como sugestão fica a ideia de abrir um tópico denominado "Famílias de Torres Vedras", onde possamos trocar experiências e expor dificuldades.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Respuesta

Enlace directo:

RE: Assentos em linha de Torres Vedras

#233021 | Maria46 | 30 jun 2009 15:20 | In reply to: #231895

Caro Confrade

Estive a ler a sua mensagem e fiquei com pena de não aparecer o nome da minha família do Turcifal: Abreu, da Quinta das Maias.
Tenho também muitos familiares da Melroeira.
Com o endereço que indica na sua mensagem, não consegui , ainda, encontrar nada. Vou ver se arranjo um tempinho para ir ao Arquivo Municipal de Torres Vedras a fim de procurar informação.
Também concordo consigo quanto ao enorme número de pessoas com origens em Torres Vedras e se encontram a procurar os antepassados, tal como nós. A ideia de um tópico "Famílias de Torres Vedras" parece-me excelente.
Os meus cumprimentos
Maria

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 17:45.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen