Revalidação de casamento

This topic is classified in rooms: Arquivos | Formação

Revalidação de casamento

#227896 | hmrb | 28 abr 2009 23:30

Caros Confrades

Agradecia uma ajuda, no sentido de perceber e tentar aprofundar um pouco mais esta situação. Tenho este assento de casamento, o qual se encontra muito degradado e ilegível em grande parte. Passo a transcrever:

Francisco de Sequeira – Isabel Rodrigues – 15-04-1769 – Oleiros
Foi revalidado o casamento que Francisco de Sequeira, filho de João de Sequeira e de Catarina Salgueira, de Oleiros, havia contraído infaria(?)..com ignorância do Juridis….de afinididade em 3º e 4º grau com Isabel Rodrigues, filha de João Gonçalves e de outra Isabel Rodrigues, moradores no Estreito, e como o dito Francisco de Sequeira havia já sido 2ªvez casado com Francisca Freire que era consanguínea em os mesmos graus acima ditos com a sobredita Isabel Rodrigues, por não ter sabido o dito impedimento foram separados ….e dispensados como consta do Alvará de Revalidação e dispensados que me foi remetido e enviado pelo Meretíssimo Senhor Doutor Provisor deste Priorado, João Nunes da Silveira

A minha pergunta é a seguinte: Onde devo procurar este registo de revalidação? Que cargo é este de "provisor de Priorado" e onde residia? Em Lisboa?

Obrigado

Cumprimentos.


Hermínia Barata

Respuesta

Enlace directo:

RE: Revalidação de casamento

#227959 | aeiou2 | 29 abr 2009 17:08 | In reply to: #227896

Cara Hermínia barata,

Eutenho um caso parecido, e o registo de validação encontrei-o na freguesia da morada do casal
Cumprimentos
Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Revalidação de casamento

#227973 | hmrb | 29 abr 2009 20:13 | In reply to: #227959

Cara Maria

Procurar na freguesia mas e que serviço? Junta de freguesia?

Cumprimentos
Herminia Barata

Respuesta

Enlace directo:

RE: Revalidação de casamento

#227975 | aeiou2 | 29 abr 2009 20:28 | In reply to: #227973

cara Hermínia,

Deve haver um egundo assento de casamento em que se diz "foi revalidado".Procurava nessa freguesia de Oleiros senão me engano, mas a data não ajuda.

Cumprimentos

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Revalidação de casamento

#227981 | hmrb | 29 abr 2009 21:54 | In reply to: #227975

Cara Maria

Estes assentos só se encontram em microfilmes na Torre do Tombo. O resto, se havia, não sei onde foi parar. Calculo que devia haver mais documentação anexa aos livros, tal como o equivalente a certidões, documentação de dispensa de consanguinidade e até de óbito. É pena pois enriqueceria as nossas pesquisas.

De qualquer forma obrigada pela ideia.

Cumprimentos

Herminia Barata

Respuesta

Enlace directo:

RE: Revalidação de casamento

#227984 | rmfrp | 29 abr 2009 22:12 | In reply to: #227896

Cara Hermínia Barata:

Segundo penso, o "registo de revalidação" é exactamente o registo que aqui reproduziu.

O que se passou foi que duas pessoas casaram sem saberem que tinham um impedimento de parentesco, no caso por Isabel Rodrigues ser prima afastada de Francisca Freire. O casamento teria sido legal se tivesse sido pedida e concedida a correspondente dispensa de afinidade, mas como não se conhecia o parentesco não se pediu dispensa nenhuma. Descoberto o parentesco, concluiu-se que o casamento anterior era afinal nulo e celebrou-se de novo o mesmo, agora com a dispensa, para normalizar a situação do casal. Já encontrei situações idênticas na minha família.

Se procurar para datas mais recuadas - e talvez não muito recuadas, apenas alguns meses ou um ou dois anos antes - é provável que encontre o registo do casamento anterior, possivelmente com uma anotação à margem referindo a nulidade do mesmo e remetendo para o segundo registo.

O "Priorado" é o Priorado do Crato, uma divisão eclesiástica especial (espécie de "diocese" mas sem esse nome) a que Oleiros pertencia na época.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Revalidação de casamento

#227998 | hmrb | 30 abr 2009 00:10 | In reply to: #227984

Caro Confrade Rui Pereira
Obrigado pelo seu esclarecimento. Vou realmente procurar esse casamento anterior, até porque tenho já encontrado um filho desse casal nascido em 1765. Vou começar por aqui.


Cumprimentos

Herminia Barata

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 12:30.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen