Companhias de Ordenanças
This topic is classified in rooms: Bibliografia | Cargos
Companhias de Ordenanças
Boa tarde Confrades
Sabendo que as Companhias de Ordenanças foram extintas com o advento do Liberalismo, gostaria de saber se me podem dar a data precisa da sua extinção.
Melhores cumprimentos.
Luis Moura Serra
Enlace directo:
RE: Companhias de Ordenanças
Caro confrade,
A Constituição de 1821 "esfacelou", diz Carlos Selvagem, a "tradicional organização militar do Reino". "Por carta de lei de Agosto de 1821, as ordenanças [...] foram substituídas por batalhões de guardas nacionais, que passavam a ser a nova reserva territorial."
"Perdido o Brasil e abolida a constituição de 1821, a contra-revolução miguelista fizera volver as coisas ao seu antigo estado. As ordenanças foram restabelecidas"
"Em 1828, quando D. Miguel se apossou do trono extinguiu os batalhões nacionais e susbtituiu-os por batalhões de voluntários realistas"
"Nos Açores, poré, começara em 1831 a orfanizar-se um novo exército liberal, nos moldes em que os oficiais emigrados tinham visto em França. As ordenanças e as milícias foram definitivamente extintas por decretos de Regência de Abril e Julho de 1832."
Tentarei ver se identifico datas mais precisas mas talvez já lhe responda alguma coisa. A Fonte é Carlos Selvagem, Portugal Militar, Casa da Moeda, 1999.
Atentamente, nuno de m.
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 06 ene 2025, 00:11.