Familia dos Coelho de Magalhães
This topic is classified in rooms: Famílias | Bibliografia
Familia dos Coelho de Magalhães
Pesquizando sobre meus antepassados, COELHO DE MAGALHÂRES consegui achar no site GENEALOGIA BRASILEIRA os seguintes dados fornecidos por Lênio Luiz Richa (lenioricha@yahoo.com.br)...............................
"Ainda não conseguimos confirmar o parentesco entre os dois ramos mais antigos deste sobrenome, que encontramos na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, mas acreditamos que sejam parentes entre eles e, que Joaquim, assim como Luciano José, também tenha vindo de Guarapiranga, MG, onde, por volta de 1775, já vivia um Antônio Coelho de Magalhães (Ig). São eles..............."
Seguindo estas pistas, consegui fazer a ligação deles com meu bisavô Luciano José Coelho de Magalhães de Cantagalo RJ.
Resta saber como vieram de Portugal, como foram parar em Guarapiranga MG, e porque se mudaram para Cantagalo RJ.
Agradeço qualquer ajuda. Meu email: fishing@terra.com.br
Carlos Eduardo Coelho de MagalhãesFamilia Coelho de Magalhães
Enlace directo:
RE: Familia dos Coelho de Magalhães
Carlos Eduardo,
Tudo certo?
Existe uma família Coelho de Magalhães,bem antiga,em Marco de Canavezes
Os seus são de onde,em Portugal?
Abraço
Gilson
Enlace directo:
RE: Familia dos Coelho de Magalhães
Caro Gilson.
Muito obrigado pela atenção. Só consegui rastrear minha familia até 1785 em Guarapiranga , MG. De lá dois irmãos, Luciano e Antonio emigraram atraz de ouro, para Cantagalo RJ. Engraçado é que quase todos os primogenitos de lá para cá, se chamam Luciano e Euripedes.
Não tenho a menor idéia idéia de nossas origens Portuguesas. Estou pensando em contactar um genealogista em Minas Gerais, para pesquizar a vida deles em Guarapiranga. Conhece algum ?
Vou entrar agora no Google Earth, para descobrir onde fica Marco de Canaveses
Abraços
Kdu
Enlace directo:
RE: Familia dos Coelho de Magalhães
Caro Gerson.
Acabei de entrar no Google, para descobrir onde fica Marco de Canavezes. Quando lí sua descrição, me lembrei que meu bisavô Luciano, me tinha dito que nosssa familia tinha terras proximas ao Porto.
Me disseram tambem que a maioria dos Portugueses que emigraram para cá, veio do Norte de Portugal..É verdade ?
Poderia me enviar maiores detalhes sobre a familia que mencionou ?
Abraços
K
Enlace directo:
RE: Familia dos Coelho de Magalhães
Caro Confrade
Entre na Wipipédia pt por lá encontra um José Estevão Coelho Magalhães que nasceu em Aveiro a 26 de Dez 1809 , pode ser que haja algo que lhe diga algo.
Sucesso e um abraço. MManuel
Enlace directo:
RE: Familia dos Coelho de Magalhães
Muito obrigado Manuel. Vou fazer isto.
Viajo para o interior amanhã. Ficarei uns 10 dias sem acesso a net.
Assim que voltar, torno a contacta-lo.
K
Enlace directo:
RE: Familia dos Coelho de Magalhães
Carlos Eduardo
Meus antepassados Coelho de Magalhães são de Santa Eulália de Constance,Marco de Canavezes e descendem dos Magalhães da Barca.`
Minha antepassada deste sobrenome viveu no século XVIII,ainda seria cedo para encontramos nossa possível ligação.
Às ordens,do amigo
Gilson Nazareth
Enlace directo:
RE: Familia dos Coelho de Magalhães
Caro Gilson.
Muito obrigado. Pelo que descobrí até agora, só consigo ligar minha familia de hoje, até dois antepassados, Antonio e Euripedes, que migraram de Guarapiranga (MG) para Cantagalo (RJ) em 1785. Me pergunto se entre os seus, os nome Euripedes, Luciano, Maria Amelia, e Fernando, eram comuns ?
Minha preocupação no momento, é saber quando eles vieram para o Brasil.
Muito grato por suas informações. Daqui vou para o Google pesquizar quem foram os Magalhães da Barca, dos quais já ouví falar, mas não me lembro da onde...
Perdoe a ignorancia deste primo pescador.
Enlace directo:
RE: Familia dos Coelho de Magalhães
Procuro informações sobre familia de apelido Magalhães
O meu pai chamava se Lourenço de Magalhães nascido em 1916 porém ja é falecido e sempre omitiu as suas descêndias.
Agradeço qq informação
Respeitosamente
N. Magalhães
Enlace directo:
Familia dos Coelho de Magalhães
Prezados,
Recentemente recebi de um amigo o livro: "ALGUMAS NOTAS GENEALOGICAS", publicado em 1939 por um primo na familia, o proeminente professor NELSON COELHO DE SENNA.
Reproduzi o livro no texto: https://val51mabar.wordpress.com/2015/05/10/nos-os-nobres-e-a-avo-do-juscelino-tambem-pode-ter-sido-barbalho-coelho/, publicado recentemente em meu blog. Nele acrescentei algumas conjecturas a respeito dos COELHO DE MAGALHAES do nosso ramo familiar.
Eh possivel que haja mais de um ramo COELHO DE MAGALHAES em Minas Gerais, contudo, o prof. NELSON descobriu uma pessoa que pode ser o ancestral de todos que possam tracar suas ascendencias ao seculo XVIII. Na relacao de sesmeiros, que se encontra na pagina 8 do livro dele, encontra o senhor LOURENCO COELHO DE MAGALHAES, que ja se encontrava em MINAS GERAIS nos idos de 1724.
Como estou distante do Brasil nao estou podendo dar seguimento a pesquisa in loco. Mas creio que o proximo passo, que alguem possa faze-lo, seria buscar a: “Relacao cronologica dos concessionarios de sesmarias em Minas Gerais” (vol. V, ano 1900, pag. 317 a 473) da cit. Revista do Arquivo Publico Mineiro" conforme mencao do autor. Eh possivel que o proprio ARQUIVO PUBLICO MINEIRO tera a revista. Na relacao devera haver a mencao do local onde existiu a sesmaria.
De posse dessa informacao devera facilitar saber a qual municipalidade pertencia. Dai se pode procurar o Arquivo Historico onde os registros se encontram. Possivelmente podera ser encontrados Inventarios e possiveis testamentos, alem de outros documentos, que poderao revelar a ARVORE GENEALOGICA DA FAMILIA COELHO DE MAGALHAES, durante o seculo XVIII e em Minas Gerais.
Neste caso, talvez possamos todos encontrar nossas raizes, tanto em relacao aos nossos parentes naquele seculo quanto aos nossos ancestrais, provavelmente, portugueses, senao ja baianos, pernambucanos ou cariocas.
Enlace directo:
Familia dos Coelho de Magalhães
Esqueci-me ontem de especificar do que se trata o livro do prof. NELSON COELHO DE SENNA.
Ele trata por alto dos parentes proximos dele. Inicia, porem, do casal: portugues, Alferes de Milicia, JOSE COELHO DE MAGALHAES e sua esposa EUGENIA RODRIGUES DA ROCHA.
Ele trata um pouco melhor da descendencia do bisavo dele, meu tioquartavo JOAO COELHO DE MAGALHAES e esposa, sua prima carnal, BEBIANA LOURENCA DE ARAUJO. Ele, filho do primeiro casal.
No que nos toca, afirma por meio das tradicoes que JOSE COELHO DE MAGALHAES era filho de outro rico portugues que chegou para MINAS GERAIS no inicio do CICLO DO OURO. Contudo o nome era MANUEL RODRIGUES COELHO. Este MANUEL recebeu sesmaria em 1744, que se localizava no antigo INFICCIONADO, atual SANTA RITA DURAO, antiga Freguesia e atual Distrito pertencente `a municipalidade de MARIANA - MG.
Neste caso, ele revelou a localizacao da sesmaria e os INVENTARIOS poderao revelar o grau de parentesco entre MANUEL e JOSE. O professor NELSON parecia crer que fossem pai e filho, mas nao deixou isso absolutamente decidido.
Ele tambem revela que JOSE COELHO DE MAGALHAES teve uma primeiro esposa: ESCHOLASTICA DE MAGALHAES, a respeito da qual nada nos revela senao que teve filhos com este marido. Nao tenho nenhum dado a respeito deste ramo da familia. E ha a possibilidade de os COELHO DE MAGALHAES do RIO DE JANEIRO, entao, possam descender deste mesmo ramo.
Outros detalhes estao no livro. De minha parte fiz uma descricao paralela do sobrenome BARBALHO, pois, segundo pesquisas do professor DERMEVAL JOSE PIMENTA, a ancestral EUGENIA RODRIGUES ROCHA era filha de GIUSEPPE NICATSI DA ROCHA e MARIA RODRIGUES DE MAGALHAES BARBALHO. Falta encaixa-la no tronco BARBALHO, porem, demonstro que a assinatura estava fartamente disseminada na area de OURO PRETO e MARIANA.
Enlace directo:
Familia dos Coelho de Magalhães
Em Eixo, Aveiro - a família Coelho de Magalhães teve como representante mais notável, José Estêvão Coelho de Magalhães, considerado o maior orador parlamentar português. Foi combatente pelos liberais durante a guerra civil entre liberais e absolutistas e, em sua homenagem, existe a sua estátua em frente dos Paços do Concelho de Aveiro e, outro, em frente do Parlamento, em Lisboa, pois era unanimemente respeitado.
A família, por parte do pai, os Coelhos de Magalhães, era originária de Espargo, Vila da Feira.
Maria Ribeiro
Enlace directo:
Familia dos Coelho de Magalhães
!
Prezados, bons dia, tarde e noite.
!
Continuo enrolado em minhas pesquisas sem conseguir encontrar a origem de meu antepassado Alferes-de-Milícias Jose Coelho de Magalhães.
!
Contudo, tem poucos dias que consegui dar um extenso passo em direção `a raiz portuguesa de nossa família, sendo que, sem buscar propriamente acabei descobrindo que devo proceder da raiz procedente de Santa Eulália de Sabrosa.
!
Parece que descendemos do André Coelho e D. Catarina Luis. Ha algum tempo alguém me disse que não tinha o filho Manoel Coelho Ferreira em sua base de dados. Eu havia encontrado o registo de casamento dele com D. Rosa Maria da Fonseca, no qual se declarava os nomes dos pais.
!
* Atualmente encontrei os inventário e testamento do Manoel e nele foi mencionado o irmão Alferes João Coelho Ferreira. Coincidência ou não, estava procurando justamente esse senhor, pois, uma de minhas antepassadas teve um pai com a patente e o nome, podendo ser o próprio.
!
* Alem dos inventario e testamento do Manoel, no mesmo arquivo encontrei os do Antonio Coelho de Magalhães e os do seu filho Manoel Coelho de Magalhães.
!
* No registo de obito do Antonio consta: Natural da Freguesia de São Pedro de Caíde de Rei, Comarca de Guimarães do Arcebispado de Braga.
!
* No próprio testamento ele da uma versão ligeiramente diferente: Declarou ser natural e batizado na Freguesia de São Pedro de Rei, Bispado de Braga.
Filho Legitimo de Manuel Nunes e de D. Theresa de Mattos, ja falecidos.
Declarou ser casado com D. Maria Soares Ferreira, viúva que ficara do Sargento-Mor Domingos Ferreira Serqueira (ou Siqueira como se encontra no sítio Geni).
Teve com ela o filho Manoel Coelho de Magalhães, hoje casado com D. Ana Angelica Ferreira de Gouvea.
!
* O nome da mae aparece como Anna Maria de Mattos no obito. Ha que se verificar o porque do engano.
!
Importante anunciar aqui que o Manoel teve um filho que respondia pelo nome Luciano. No testamento ele declarou apenas os primeiros nomes dos filhos. Em 1803 o Luciano tinha 15 anos de idade.
!
* Não consegui encontrar nenhum Jose Coelho de Magalhães na família, mas estou certo que pertencem ao mesmo grupo familiar. Mesmo o professor Nelson Coelho de Senna ter-nos deixado que o nosso Jose descendia (filho ou neto?) de Manoel Rodrigues Coelho (sem dar nome `a sua dona e uma fonte especifica `a pudéssemos consultar).
!
* Fiz um texto não muito longo e o publiquei em meu blog. O assunto central era a busca pelo Jose Coelho de Magalhães, porém, penso que as respostas para o tópico abordado aqui estão nele.
!
* Visitem o endereço:
!
* https://val51mabar.wordpress.com/2024/10/26/os-coelho-de-magalhaes-rodrigues-coelho-nunes-coelho-caso-quase-resolvido-partes-i-ii/
!
* Agradeceria muito se alguém tiver noticias do meu antepassado Jose. Boa leitura.
!
* Valquírio Barbalho
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 ene 2025, 15:38.