Casa das Obras do Fidalgo – Vila Boa de Quires

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Património

Casa das Obras do Fidalgo – Vila Boa de Quires

#234350 | Francisco Queiroz | 16 jul 2009 20:00

Caros confrades;
No âmbito de um estudo que estou a finalizar, vou abordar a ligação da família dos Senhores da Quinta de Vila Boa de Quires à família da Casa do Terreiro de Leiria, através de Luísa Maria Isabel Teles de Menezes.
Ora, o que recolhi sobre a chamada "Casa das Obras", em Vila Boa de Quires, deixa-me com algumas dúvidas. Havendo aspectos que fazem pouco sentido, tive de colocar em causa a fiabilidade da bibliografia que consultei e concluí que muito do que nela se diz e se tem como adquirido não foi devidamente documentado, havendo até vários dados que não parecem passar de palpites ou "histórias".
Porém, tenho a sensação que me poderá estar a escapar algum trabalho mais recente, mais avisado e menos conhecido do grande público sobre esta casa, talvez dissimulado em alguma publicação científica ou até em actas.

Em concreto, gostava de esclarecer as seguintes dúvidas:

1. Diz-se que a Casa das Obras do Fidalgo refere-se a António de Vasconcelos Carvalho e Menezes. Ora, este António de Vasconcelos Carvalho e Meneses é o António José de Vasconcelos mencionado por Felgueiras Gaio [e em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=194509] como filho de Sebastião José Carneiro de Carvalho e Vasconcelos?

2. Em caso afirmativo, sabe-se quando e onde nasceu António de Vasconcelos Carvalho e Menezes? É mesmo verdade que ele faleceu em 1799, com testamento? Está publicado o testamento?

3. Há provas documentais de que foi mesmo António José de Vasconcelos a mandar fazer o palácio inacabado? Não terá sido antes o seu pai, Sebastião José Carneiro de Carvalho e Vasconcelos?

4. Sabe-se quando faleceu Sebastião José Carneiro de Carvalho e Vasconcelos?

5. Porque razão são apontadas várias datas para o início das obras do palácio que viria a ficar inacabado (1734, 1740 e 1753)?

Agradeço qualquer achega.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa das Obras do Fidalgo – Vila Boa de Quires

#234358 | coimbra | 16 jul 2009 21:33 | In reply to: #234350

Confrade
Poderá ser ajudado pela actual proprietária, Maria Vitória Fiadeiro Albuquerque Vasconcelos, que aqui consta ?
Reside na proximidade ,isto é na sua Casa de Vila Boa de Quires.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa das Obras do Fidalgo – Vila Boa de Quires

#234364 | Francisco Queiroz | 16 jul 2009 21:39 | In reply to: #234358

Obrigado, mas estas mesmas dúvidas foram remetidas à Casa de Vila Boa de Quires, através do sítio da casa na Internet, e há já mais de um ano.
FQ

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa das Obras do Fidalgo – Vila Boa de Quires

#234861 | Francisco Queiroz | 23 jul 2009 19:14 | In reply to: #234364

Renovo o apelo.
Obrigado

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa das Obras do Fidalgo – Vila Boa de Quires

#235045 | jhuet | 26 jul 2009 11:58 | In reply to: #234861

Caro Francisco Queiroz,

Alguma coisa tenho que o possa ajudar no que pretende, mas talvez quem lhe possa dar uma resposta mais concreta seja o Luis Lencastre, marido da actual possuidora da Casa.

A minha familia descende por bastardia da Casa de Vila Boa de Quires, e sempre mantiveram ligações de parentesco e grande amizade com a mesma, talvez pela proximidade das propriedades, pois muitas das terras do Fôfo (S. Martinho de Recezinhos) confinam com as de Vila Boa (Vila Boa de Quires).

Sempre ouvi dizer, e julgo ter um documento antigo em que se diz isso mesmo, que foi António José que começou a construção da nova casa, hoje conhecida pelas Obras do Fidalgo, que nunca terminou por ter falecido entretanto.

Passo a indicar-lhe os dados que solicita refrente aos falecimentos de cada um deles:

1) Sebastião José de Vasconcelos de Carvalho e Menezes, nasceu a 18 de Julho de 1690, na Casa de Vila Boa de Quires, e lá faleceu com todos os Sacramentos a 14 de Fevereiro de 1749.
Havia casado, a 18 de Fevereiro de 1717, na Capela de Nossa Senhora do Bom Despacho da Quinta de Leirós, em S. Martinho de Recezinhos (Penafiel), com sua prima D. Maria Teresa Luisa da Fonseca de Sousa Coutinho, da Casa de Balsemão, e que já era viúva, c.g., de Manuel de Sousa da Silva, senhor da referida Quinta de Leirós.

2) António José de Vasconcelos de Carvalho e Menezes, senhor da Casa de Vila Boa de Quires, filho dos anteriores, nasceu a 29 de Março de 1714, na Quinta de Leirós, e foi baptizado a 16 de Abril do mesmo ano, pelo Rev.º João Moreira Camelo, Abade de S. Pedro de Abragão, tendo sido padrinhos Alexandre Luis Pinto de Sousa Coutinho, de Balsemão, e António Caetano Pereira da Silva e Menezes, como procurador de sua irmã D. Maria Isabel, ambos moradores em Tuías (Marco de Canavezes).
Faleceu a 4 de Outubro de 1799, na Casa de Vila Boa de Quires, com testamento, e foi sepultado na capela-mor da igreja paroquial de Vila Boa de Quires.
Casou, a 6 de Outubro de 1776, pelas quatro horas da trade, na igreja de Vila Boa de Quires, com D. Maria Isabel Correia de Melo, falecida a 5 de Março de 1814, na Rua da Picaria, em Santo Ildefonso (Porto), com testamento, e sepultada na igreja dos Carmelitas. Filha de Martinho Afonso de Melo, e de sua mulher, e prima co-irmã, D. Jerónima Jacinta de Sousa Sottomayor. Sem geração.

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa das Obras do Fidalgo – Vila Boa de Quires

#235067 | Francisco Queiroz | 26 jul 2009 15:42 | In reply to: #235045

Muito obrigado pelas preciosas informações. A dúvida que tinha pode explicar-se, em parte, pelo casamento muito tardio de António José de Vasconcelos de Carvalho e Menezes.
Apenas tenho de referir que António José de Vasconcelos de Carvalho e Menezes não pode ter nascido em 1714 se os pais casaram em 1717. Uma dessas duas datas não está correcta.
Por acaso sabe-me também dizer quando nasceu Luísa Maria Isabel Teles de Menezes, tia paterna de António José de Vasconcelos de Carvalho e Menezes? Suponho que tenha sido por volta de 1692. Se quiser ver um excerto do texto que estou a preparar, por favor contacte-me a título pessoal.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa das Obras do Fidalgo – Vila Boa de Quires

#235068 | Francisco Queiroz | 26 jul 2009 15:43 | In reply to: #235045

Muito obrigado pelas preciosas informações. A dúvida que tinha pode explicar-se, em parte, pelo casamento muito tardio de António José de Vasconcelos de Carvalho e Menezes.
Apenas tenho de referir que António José de Vasconcelos de Carvalho e Menezes não pode ter nascido em 1714 se os pais casaram em 1717. Uma dessas duas datas não está correcta.
Por acaso sabe-me também dizer quando nasceu Luísa Maria Isabel Teles de Menezes, tia paterna de António José de Vasconcelos de Carvalho e Menezes? Suponho que tenha sido por volta de 1692. Se quiser ver um excerto do texto que estou a preparar, por favor contacte-me a título pessoal.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa das Obras do Fidalgo – Vila Boa de Quires

#235079 | jhuet | 26 jul 2009 17:16 | In reply to: #235068

Caro Francisco Queiroz

Não lhe posso agora responder com precisão se há, ou não erro, na transcriçaõ da data do casamento, só mesmo conformando nos Paroquiais (Lv Mistos 1, fl. 210 v), mas julgo que não, pois a mãe tinha ficado viúva há relativamente pouco tempo dum primo do 2.º marido.

Quanto ao que me pediu da Luisa Maria aí vai:
Nascida em 23 de Maio de 1689, na Casa de Vila Boa de Quires, e baptizada a 24 de Junho pelo Rev.º José de Sá, Abade de S. Gens de Boelhe, tendo sido padrinhos: Dom Félix Machado de Eça e Castro, de Lisboa, e a Marquesa de Montebelo, com procurações passadas aos avôs paternos da baptizanda (Lv Mistos 2 fl. 187)
Casou a 18 de Outubro de 1711, na Capela da Casa de Vila Boa de Quires, com Miguel Luis da Silva e Ataíde, senhor da Casa do Terreiro, em Leiria, que passou procuração para o acto a seu futuro cunhado Sebastião José de Vasconcelos de Carvalho e Menezes (Lv M 4 fl. 111).

Teria o maior gosto de ver o excerto do texto que refere, podendo enviar-me para o meu e-mail.

Vou ver se ainda lhe mando hoje para o seu e-mail os registos que encontrei de alguns Amatucci como lhe havia prometido há tempos.

Cumprimentos
José Huet de Bacelar
j[ponto]huet[arroba]oninet[ponto]pt

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa das Obras do Fidalgo – Vila Boa de Quires

#235082 | Francisco Queiroz | 26 jul 2009 17:46 | In reply to: #235079

Mais uma vez obrigado. Vou fazer como me sugere.
Francisco Queiroz

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa das Obras do Fidalgo – Vila Boa de Quires

#235085 | jhuet | 26 jul 2009 18:10 | In reply to: #235082

Caro Francisco Queiroz,

Procurei melhor nos meus apontamentos, e era como lhe disse, António José nasceu antes do casamento dos pais, pois no seu assento de baptismo se diz que era filho de D. Maria Teresa, viúva, e de Sebastião José, do lugar de Leirós.

Mais uma achega, no assento de casamento dos pais diz-se entre outras coisas que não se descobriu impedimento algum, além do de serem parentes em 2.º grau de consanguinidade e em 3.º grau por afinidade, de que mostraram sentença de Sua Santidade, e também lhe resultou impedimento de crime de que também mostraram sentença de desimpedimento do dito crime do Senhor Doutor Vigário Geral do Bispado.

António José e Maria Isabel casaram por procuração, tendo a noiva estado representada no acto por seu irmão António de Melo Correia.

Melhores cumprimentos
José Huet

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa das Obras do Fidalgo – Vila Boa de Quires

#235725 | 100707 | 04 ago 2009 23:01 | In reply to: #235085

Caro José Huet
Foi com muito agrado e tambem muita surpresa que reparei deste intenso dialogo com o Senhor Francisco Queiroz.
Tambem reparei que o seu nivel de informaão é altissimo e chego à conclusão o josé sabe mais sobre as pessoas da Casa de Vila Boa que nós próprios. No entanto já há muito tempo que estou a recolher informação em breve começarei a troca-la com quem estiver interessado.
Um abraço
Luis Lencastre

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa das Obras do Fidalgo – Vila Boa de Quires

#235727 | 100707 | 04 ago 2009 23:40 | In reply to: #234364

Senhor Francisco Queiroz
Só agora cá cheguei e espero a tempo. Pode endereçar-me as suas perguntas.
Com meus cumprimentos
Luis Lencastre

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa das Obras do Fidalgo – Vila Boa de Quires

#235732 | coimbra | 05 ago 2009 00:39 | In reply to: #235725

Caro primo Luis
Estive contigo há uns tempos em casa da Lena e do Luis. Sempre arranjas cópias dos papeis Lobo d'Ávila? Foi cá o rapaz que ligou aqui a tua Mãe com todos os antepassados. Se sabes,verifica se estão bem.
Volto para Amarante em Setembro e ligo-te.
Assim já sabes quem é o Coimbra que aqui anda?
Grande abraço e viva o Verde
Carlos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa das Obras do Fidalgo – Vila Boa de Quires

#235743 | Francisco Queiroz | 05 ago 2009 09:37 | In reply to: #235727

Muito obrigado pela sua disponibilidade.
Já tivemos contacto por email há cerca de ano e meio, mas as minhas duas últimas mensagens não tiveram retorno, o que me levou a colocar as dúvidas ainda pendentes neste fórum. Em boa hora o fiz, pois quatro delas foram já respondidas pelo confrade J. Huet. Falta a quinta dúvida, que tem a ver com as obras do fidalgo propriamente ditas (veja, por favor, a primeira mensagem deste tópico). De qualquer modo, ainda não tive oportunidade de ver o sugerido livro "Nobres Casas de Portugal", por não existir nas bibliotecas do meu raio de acção profissional, o que me obrigará a uma deslocação propositada fora desse raio de acção. Não sei ainda se estão lá as respostas. Quando digo respostas, refiro-me a respostas fundamentadas e documentadas, pois sobre as obras – início e fim – já encontrei datas muito diferentes.
No sítio da Internet da Casa de Vila Boa, por exemplo, está uma data de início das obras. Pode informar-me onde a foi encontrar?
Já agora, e porque estive há tempos em Vila Boa de Quires a fazer fotografias, pode-me esclarecer se o edifício da tulha que está uns 100 metros a sul da entrada de cima da quinta, na estrada que vai para a igreja, pertencia também à Casa de Vila Boa de Quires?
Tal como referi ao confrade J Huet, poderei enviar-lhe um rascunho dos sub-capítulos ligados a Vila Boa de Quires. Nesse caso, peço-lhe que me contacte de novo a título pessoal, pois deduzo que o seu endereço de correio electrónico já não seja o mesmo de há ano e meio atrás.
Obrigado.
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa das Obras do Fidalgo – Vila Boa de Quires

#235746 | 100707 | 05 ago 2009 10:35 | In reply to: #235732

Primo
Não te estou a tirar a fotografia. Contudo cá te espero em Setembro, pf. liga antes 966 008 009
Um ab
Luis Lencastre

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa das Obras do Fidalgo – Vila Boa de Quires

#235750 | 100707 | 05 ago 2009 11:30 | In reply to: #235743

Vou seguir a sua sugestão e responder-lhe-ei ( luislencastre@casavilaboa.com) a tudo o que me pede e vou dar-lhe algumas novidades.
Com os meus cumprimentos
Luis Lencastre

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa das Obras do Fidalgo – Vila Boa de Quires

#235772 | jhuet | 05 ago 2009 19:08 | In reply to: #235725

Caro Luis Lencastre,

Realmente sei alguma coisa, mas pouca, da familia da sua mulher, que sempre esteve aparentada com a dos Huet Bacelar da Casa do Fôfo, ainda hoje na posse de uns primos.
Não nos conhecemos pessoalmente apesar de ambos descendermos de Duarte Claudio Huet de Bacelar Sotto Mayor e de sua 1ª mulher Ana Joaquina Guedes de Carvalho de Vasconcelos e Menezes, senhora da referida Casa do Fôfo, e descendente por bastardia dos senhores da Casa de Vila Boa de Quires.
Eu descendo do filho António, sucessor nos morgadios, e o Luis da irmã deste, Leonor Guedes de Carvalho, da qual descendem os Lobos de Avila e os Thedim e alguns Negrões.
Ainda conheci sua tia Maria da Luz, e conheço bem o seu irmão Eduardo que trabalha comigo, actualmente, na mesma seguradora do grupo CGD.
Caso lhe possa ser útil em algo que pretenda sobre Vila Boa ou Lobo de Avila, estou à sua disposição, pois julgo que o seu ramo Lencastre está relativamente bem estudado e não me tenho debruçado sobre ele.

Um abraço
José Huet

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa das Obras do Fidalgo – Vila Boa de Quires

#235773 | jhuet | 05 ago 2009 19:12 | In reply to: #235082

Caro Francisco Queiroz

Muito obrigado pelo que me enviou, julgo que algumas das dúvidas que lá tem estarão já esclarecidas, entre elas a do nascimento do António ter sido anterior ao casamento dos pais.

Quanto ao que perguntou sobre a Quinta de Leirós não lhe sei responder, mas penso estar no próximo mês com uma prima minha que me saberá dar a resposta e depois logo lhe direi.

Se necessitar de mais algum dado sobre os irmãos de Luisa, tenho alguns registos paroquiais mais, e poderei facultar-lhos.

Vou enviar hoje por e-mail, finalmente, os assentos que tenho sobre os Amatucci, espero que lhe sejam de alguma utilidade.

Cumprimentos
José Huet

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa das Obras do Fidalgo – Vila Boa de Quires

#235786 | Francisco Queiroz | 05 ago 2009 22:10 | In reply to: #235773

Muitíssimo obrigado.
Vou ler e comentarei em privado.
Francisco Queiroz

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa das Obras do Fidalgo – Vila Boa de Quires

#235870 | 100707 | 06 ago 2009 22:51 | In reply to: #235772

Caro José Huet

Quando entrei pela primeira vez neste forum e reparei que pelo menos duas pessoas trocavam informações sobre a própria Casa onde vivo e por proximidade da familia da minha mulher, imediatamente imaginei uma, o José Huet, como vivesse ni Fôfo ( porque segundo julgo saber tambem lá vive um José Huet ) e dadas as relações até familiares fosse um conhecedor priveligiado. Na realidade trata-se de uma outra pessoa tambem da mesma familia mas que não vive na nossa zona mas com conhecimentos bastante detalhados.
Como sabe a Casa de Vila Boa ardeu em Dez1967, neste incendio foram perdidas preciosidades especialmente na biblioteca. Digo preciosidades em todo sentido porque se obras foram perdidas, foi perdida tambem muita informação genealogica de interesse.
Um abraço
Luis Lencastre

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa das Obras do Fidalgo – Vila Boa de Quires

#237496 | Francisco Queiroz | 26 ago 2009 19:03 | In reply to: #235750

Caro Luis Lencastre
Queria agradecer-lhe publicamente pelo que enviou.
Francisco Queiroz

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 09:35.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen