Pesquisa em Carrazeda de Ansiães - Bragança

This topic is classified in rooms: Brasil | Pessoas | Regiões | Arquivos

Pesquisa em Carrazeda de Ansiães - Bragança

#235771 | ksaraujo | 05 ago 2009 19:03

Caros Confrades,

Procuro o assento de baptismo/nascimento de Luiz Augusto, filho de Augusto Borges Sampaio e de Maria Adelaide Sampaio, nascido aos 15 dias de Janeiro de 1900.

Estes elementos foram obtidos a partir do Certificado de Inscrição Consular do Luiz Augusto no Rio de Janeiro, em que consta a sua naturalidade como sendo na Freguesia de Selores, Concelho de Carrazeda de Ansiães, Distrito de Bragança.

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas...

Após consulta junto ao respectivo Arquivo Distrital, não foi localizado o assento. Paguei horas de pesquisa adicional nalgumas freguesias adjacentes (Fonte Longa, Linhares, Parambos e Marzagão), sem sucesso.

O Padre Humberto, da Paróquia de Fontelonga, que abrange Selores, disse-me que o local de nascimento poderá não corresponder ao local do Baptismo, portanto, recorro à ajuda dos confrades que tenham a disponibilidade junto ao Arquivo Distrital de Bragança para consultarem os livros das demais freguesias do Concelho de Carrazeda de Ansiães, pelo menos nos anos de 1899-1900 (já que a data do nascimento foi dada como 15 de Janeiro de 1900).

Seriam elas: Amedo, Beira Grande, Belver, Carrazeda de Ansiães, Castanheiro, Lavandeira, Mogo de Malta, Pereiros, Pinhal do Norte, Pombal, Ribalonga, Seixo de Ansiães, Vilarinho da Castanheira e Zedes. Se calhar, a sede do Concelho seria a que traria as maiores possibilidades de sucesso.

O Arquivo Distrital não dispõe dos livros de todas as freguesias do Concelho de Carrazeda de Ansiães para os anos supracitados.
Portanto, antes de recorrer à Conservatória do Registo Civil (que não faz pesquisas), preciso eliminar da busca o maior número possível de freguesias.

Coloco-me desde já à disposição para quaisquer pesquisas de que os confrades precisem cá do Arquivo Distrital de Braga, obrigado.

Melhores cumprimentos a todos,

Kelson dos Santos Araújo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pesquisa em Carrazeda de Ansiães - Bragança

#236437 | ksaraujo | 13 ago 2009 21:47 | In reply to: #235771

Renovo o meu pedido.
Melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araújo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pesquisa em Carrazeda de Ansiães - Bragança

#236459 | tmacedo | 14 ago 2009 08:52 | In reply to: #235771

Caro Kelson dos Santos Araújo:

Aconselho-o a procurar na documentação do governo civil de Bragança, provávelmente existente no Arquivo Distrital dessa cidade, o passaporte emitido em nome de Luis Augusto. Por aí poderá ou não confirmar a naturalidade: Selores. Essa informação, anterior ao registo consular no Rio de Janeiro, deverá ser de fácil obtenção e evitar-lhe lomgas e, se calhar, infrutíferas pesquisas nos paroquiais da região. Na época que refere, há cerca de cem anos, ia sendo cada vez mais frequente o baptismo ser mais tardio, após vários meses de vida ou, às vezes, com um ou dois anos de vida.

Cumprimentos

António Taveira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pesquisa em Carrazeda de Ansiães - Bragança

#236461 | ksaraujo | 14 ago 2009 09:10 | In reply to: #236459

Prezado António Taveira,

Obrigadíssimo por vossa sugestão de pesquisa!

De facto, esta abre-me uma nova possibilidade ainda não experimentada junto ao Arquivo Distrital de Bragança!

Assim o farei e, tão-logo eu receba a resposta, indicarei o resultado neste espaço.

Melhores cumprimentos e um bom fim de semana,

Kelson dos Santos Araújo

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 20 sep 2024, 20:24.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen