Os padres de Alcains e as alcunhas

This topic is classified in rooms: Regiões | Arquivos

Os padres de Alcains e as alcunhas

#236370 | Lourval | 13 ago 2009 08:38

Caros colegas,

Há quatro anos que estudo genealogia (pouco tempo) e não investigo muitos lugares. Investigo alguns concelhos de Castelo Branco, de Vila Real, da Guarda, de Coimbra, de Braga, do Porto... Não são muitos mas também não são tão poucos.

Alcains é realmente surpreendente no uso das alcunhas pelos padres. O povo usa alcunhas e os padres de Alcains as assimilaram, sem medo.

Algumas alcunhas interessantes em Alcains: Tourão, Pouco Caldo, Sanona, Peixinho, Grangeiro, Murrento, Geminado, Chuceiro, Canhenha, Maluco, Maluquinha (filha do Maluco) entre outras. Algumas destas alcunhas, como Peixinho e Murrento, me possibilitaram avançar um pouco mais. Sem elas, não teria conseguido chegar onde cheguei.

É comum vermos coisas do tipo "Pedro, filho do Pouco Caldo", "Casamento de Pedro Nunes, filho da Sanona, com Isabel Gonçalves, filha da Lobata". Inusitado. Quem é Sanona? Quem é Pouco Caldo?

Descendendo da Sanona, levei muito tempo para descobrir qual era o nome dela. Levantei vários casamentos em que um dos noivos era ´filho da Sanona´. Recuei adequadamente alguns anos (23 ou 18 anos) e procurei por um casal que tivesse simultaneamente todos aqueles filhos nos anos adequados. Prestei mais atenção a casais que carregassem os apelidos Nunes e Martins, apelidos dos filhos da Sanona.

Finalmente encontrei o casal: Francisco Nunes e Catarina Martins. Casaram-se em Alcains em 07-05-1601. O nome Catarina Martins desvinculou-se da alcunha Sanona. Ficou difícil ligá-los. Tive de chegar decidido ao CHF para tal fim.

Os padres de Alcains era diferentes. Há várias observações, que eles fazem às margens, bem humoradas: "esta velha dizia ter mais do que cento e quinze anos" no assento de um óbito. Ocorrência policial: Fulano, filho de ciclano, que foi assassinado,...." Em um batismo, o padre ironizou a observação de um pai ao batizar o filho, pois este dizia ter mais de 80 anos.

Um padre em Alcains indicou vários de seus antepassados com observações nas margens. Este padre acabou por me ajudar com suas anotações.

Concluindo, entre as dezenas de freguesias que estudo, Alcains chama à atenção. Meu bisavô José imigrou para o Brasil em 1912 e o pai dele era natural de Alcains. Acredito que ele herdou o bom humor do pai pois dizem que ele gostava muito de apelidar. Um deles eu consegui guardar: 10 pras 2, apelido de alguém que sempre mantinha os pés afastados no ângulo sugerido.

Abraços
Lourval

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 20 sep 2024, 09:43.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen