Barão de Esposende

This topic is classified in rooms: Títulos | Pessoas

Barão de Esposende

#239834 | evalspereira | 21 sep 2009 23:08

olá a todos!

Alguém sabe algo sobre o Barão de Esposende?

Respuesta

Enlace directo:

RE: Barão de Esposende

#239864 | jpbabc | 22 sep 2009 09:59 | In reply to: #239834

Caro Confrade,


Na pág. 536 do 1º volume da Resenha das Famílias Titulares e Grandes de Portugal (Lisboa, 1883) pode ler-se:

António Pereira da Mota, 1º barão de Esposende, em sua vida; negociante de grosso tracto nas Praças comerciais do Maranhão e do Ceará, no Império do Brasil. Nasceu na vila de Esposende a 25 de Julho de 1829 e casou na cidade do Maranhão a 12 de Fevereiro de 1855 com D. Maria Evarista Purga da Silva que nasceu a 26 de Outubro de 1836 e morreu em 15 de Fevereiro de 1858. Com geração. Passou a segundas núpcias em 28 de Abril de 1860 com a sua cunhada D. Sizinia Amélia Purga da Silva, actual baronesa, que nasceu a 11 de Maio de 1842, sendo ambas estas senhoras filhas de Marcolino Severiano da Silva, e de sua mulher D. Maria Raimunda Purga da Silva, ambos já falecidos e naturais da cidade do Maranhão. Filho do 1º matrimónio - António Pereira que nasceu no Maranhão a 13 de Abril de 1856.

Os seus pais - José Pereira da Mota, natural de Esposende, negociante na cidade do Maranhão onde morreu em 1838; casado com D. Rosa de Lima Araújo, também natural da vila de Esposende, filha de Estêvão de Araújo, capitão da marinha mercante, e de sua mulher D. Verónica Maria Maciel, todos já falecidos.

Os seus avós - Domingos Gomes da Mota, proprietário, oficial da marinha mercante, casou com D. Ana do Rosário Pereira.

Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Barão de Esposende

#239883 | evalspereira | 22 sep 2009 13:42 | In reply to: #239864

Muito obrigada pelas informações.

Segundo informações que me foram dadas oralmente, sei que provavelmente o barão de Esposende terá alguma ligação com a minha bisavó Teresa Gomes e gostava de saber se realmente é verdade. Até ao momento o que encontrei de comum foi o apelido, pois o barão chamava-se António Pereira da Mota e a mãe da minha bisavó, minha trisavó, chamava-se Maria do Rosário Mota, também nascida em Esposende.
Sei que em linha directa não há ligação pois, os nomes que tenho e os nomes que me forneceu não coincidem , mas gostava de descobrir qual a ligação.

Atentamente

evalspereira

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 09 sep 2024, 11:21.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen