cidadania portuguesa

This topic is classified in rooms: Formação | Brasil | Pessoas

cidadania portuguesa

#240539 | liser | 28 sep 2009 19:32

Gostaria de descobrir a horigem de meus avós Manoel Dias da Cruz e Gracinda Maria de Jesus-concelho e conservatória?
Os mesmos vieram para a Cidade de Avaré/São Paulo/Brasil em torno de 1900. Minha mãe nasceu em 1924.
Grato
Sérgio

Respuesta

Enlace directo:

RE: cidadania portuguesa

#240569 | M.Ribeiro | 28 sep 2009 22:22 | In reply to: #240539

Sergio
Entre em contato com o Memorial do Imigrante para saber se o Manuel Dias da Cruz, português, que desembarcou no Brasil em 4/12/1883 é quem você procura. Este nome consta na relação de imigrantes em pesquisa online feita no site do Memorial.

Marli Ribeiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: cidadania portuguesa

#240570 | M.Ribeiro | 28 sep 2009 22:25 | In reply to: #240569

Corrigindo: Manoel e não Manuel.

Marli

Respuesta

Enlace directo:

RE: cidadania portuguesa

#240595 | liser | 29 sep 2009 01:29 | In reply to: #240569

Prezada Marli
Já estive em contato com o memorial do Imigrante, e inclusive paguei por uma relação em que constava o nome de Manuel Dias da Cruz. Após constatação do nome na relação, solicitei maiores informações, pelo número constante da relação e me informaram que a única coisa que poderiam fornecer como informação era a lista.
Em 1924 nasceu minha mãe, que era a caçula de oito irmãos, cujo irmão mais velho beirava os 25 anos, já erá nascido.
Não acredito que o mesmo tenha chegado ao Brasil com 17 anos e logo se casado.Pode ja ter vindo acompanhado de minha avó e aqui chegando tenha se casado. Procurei maiores informações junto ao memorial, se no mesmo navio,que consta a chegada de meu avô,poderia ter vindo também minha avó. Até a presente data não obtive resposta.
Grato, e no aguardo de maiores informações, coloco-me a disposição para maiores esclarecimentos.
Sérgio

Respuesta

Enlace directo:

RE: cidadania portuguesa

#240617 | M.Ribeiro | 29 sep 2009 13:59 | In reply to: #240595

Sergio

Sobre a lista de sobrenomes, você deve estar se referindo a um outro Museu da Imigração, particular, que tem sede no Rio Grande do Sul e que mediante pagamento fornece lista do sobrenome. Por algum motivo ele não consta mais do Google, como antes. Se foi mesmo este com quem você conseguiu a lista de sobrenome, eles não deverão dar nenhuma resposta, porque para isso você teria que comprar a lista com o sobrenome de solteira de sua avó.

Você se refere a ele como já sendo o seu avô, embora possa existir homônimo. Mas se o seu tio nasceu em 1903, é possível sim que seja o Manoel Dias da Cruz que chegou em 4/12/1883. Por que você acha que em 1883 ele teria 17 anos? Você sabe a data de nascimento?

Você já consultou o Memorial do Imigrante, em São Paulo, órgão do Governo, http://www.memorialdoimigrante.org.br? É neste site onde se encontra o nome de Manoel Dias da Cruz chegado na data que informei, que deve ser a mesma que você já tem. Para se pesquisar é só colocar o sobrenome, sem nenhum outro dado, para que volte resultados. Depois escreva para eles através do site para saber se possuem outros dados.

Como você já está de posse da data e do nome do navio você pode recorrer às listas de passageiros dos navios do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro, http://www.arquivonacional.org.br, embora eu não tenha certeza se eles têm lista de desembarcados também em Santos ou se só no porto do Rio de Janeiro. Veja que estou dando algumas sugestões para que você faça a filtragem.

De posse da lista você chega ao porto de saída em Portugal e do porto pode chegar à emissão do passaporte. Se você mora em São Paulo pode recorrer ao Serviço de Atendimento à Distância. A lista que lhe interessa, ou parte dela onde consta o nome, é enviada pelo correio mediante o pagamento de uma pequena taxa ao Banco do Brasil de sua cidade, através de uma guia de pagamento.

Já para se pedir o Prontuário de Estrangeiro ao Arquivo Nacional no Rio de Janeiro, emitido para estrangeiros que em 1938 anos tivessem menos que 65 anos e que tenham se apresentado às autoridades brasileiras, é necessário fornecer data de nascimento, filiação e o nome da cidade onde o imigrante fixou residência. Eles têm alguma cidade do Estado de São Paulo, mas não sei se têm de Avaré.

Vou faze agora uma consulta ao CEPESE, em Portugal, sobre a emissão de passaportes e já retorno com alguma resposta. Mas não acredito que Manoel Dias da Cruz não tenha homônimo.

Marli

Respuesta

Enlace directo:

RE: cidadania portuguesa

#240618 | M.Ribeiro | 29 sep 2009 14:00 | In reply to: #240617

Corrigindo: http://www.arquivonacional.gov.br

Respuesta

Enlace directo:

RE: cidadania portuguesa

#240620 | M.Ribeiro | 29 sep 2009 14:15 | In reply to: #240617

Sergio

Veja que acima desta deixei outra mensagem.

Não sei se você já conhece o CEPESE.

Se você quiser ver se os seus avós vieram do norte de Portugal, siga estes passos: No CEPESE www.cepese.pt clique em Emigração do Norte de Portugal para o Brasil, Investigação- Projetos, Projetos Concluídos, Base de Dados. No nome completo Manoel Dias da Cruz não retornou resultados. Você pode pesquisar por Manoel, por Cruz, ou pelo que mais queira. Não é necessário colocar a naturalidade.



Marli

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 19 sep 2024, 21:17.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen