Família Rocha Leão - Barões, Condes e Marquêsa de Itamaraty
This topic is classified in rooms: Famílias | Títulos | Brasil | Pessoas | Cargos
Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Gostaria de saber se ainda existe descendência de Francisco da Rocha Leão Oficial do Exército Português e que foi com sua mulher no início do séc xix para o Brasil . Foi ele que mandou fazer o Palácio do Itamaraty no Rio de Janeiro onde viveu. Sei que alguns dos seus descendentes se ligaram com alemães e estiveram para vir ao Porto em 1952 por ocasião de uma reunião da Família Rocha Leão.
Costa Seixas
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Com certeza, a família Rocha Leão deixou descendentes no Brasil, tanto na capital Rio de Janeiro, como no interior do estado, como Itatiaia, onde tem praça com o nome D. Mariana da Rocha Leão, esposa em segundas núpcias de Antônio da Rocha Leão, o palacete é hoje sede da Prefeitura Municipal de Itatiaia, já seu irmão, Manuel da Rocha Leão, foi também rico fazendeiro daqui da região. Sabe-se que antes de sua morte, voltou a Portugal para tratamento e faleceu lá, ao lado de sua esposa brasileira, que anos depois, morreu também aí, em Portugal. em 1992, foi fundada em Itatiaia, a Academia Itatiaiense de História, e sua presidente, Alda Bernardes é sobrinha de D. Mariana da Rocha Leão, que era Bernardes e também sobrinha dele. Há descendentes dos Rocha Leão nestas cercanias. Abraço.
Maiores Informações: acidhis1992@hotmail.com ou http://www.academiaitatiaiensedehistoria.blogspot.com
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Caro senhor Costa Seixas,
Sim, e a descendência foi registrada, parcialmente, na Revista Genealógica Brasileira, ANO IV,2º Semestre de 1943, n.º 08, na página 404, publicada em São Paulo e no artigo, intitulado "A Família Cordeiro", de autoria de D. Marieugénia Catta-Preta de Faria, que obteve dados da família Cordeiro pelo primo Casemiro Eugénio de Amoroso Lima.
Aqui vai apenas a linha primogénita, desde os barões de Itamarati, mas há muitos outros descendentes, é claro.
1. Francisco da Rocha Leão x Ana Maria Rita, pais de:
2. Francisco José da Rocha, 1º barão de Itamarati, x Margarida Cândida Bernardes, pais de:
3. Francisco José da Rocha Leão, 2º barã de Itamarati, 1º conde e 1º visconde de Itamarati, x Maria Romana Bernardes, marquesa de Itamarati na sua viuvez, pais de:
4. Francisco José da Silva Rocha (*1892) x Maria José da Rocha Paranhos (minha prima), pais de:
5. Francisco José da Silva Rocha (*1871) x Judith Limoeiro, pais de:
6. José Carlos da Silva Rocha (*1892) x (primeiras núpcias com) Violeta Shaw e (segundas núpcias com) D. Dalila, pais de:
7. um casal de filhos - Nanci Rocha e Carlos Roberto Rocha. Note-se que a genealogista Marieugénia Catta-Preta de Faria não especificou quem era a mãe desse casal, se a primeira ou se a segunda esposa de José Carlos da Silva Rocha, conquanto se tenha tendência a acreditar meramente que a mãe do casal fosse D. Violeta Shaw.
Acredita-se, também, que haja descendência até o presente desta varonia. D. Maria José da Rocha Paranhos é prima da viscondessa de Amoroso Lima (consorte do titular português de título português), do barão de Paço de Souza (título português) e da baronesa de Pacheco (título português), entre vários outros, na genealogia supracitada registados.
A genealogia da família Cordeiro começa, no Brasil, onde foi publicada, por Roque António Cordeiro, capitão-mor em Curral del Rei, hoje cidade de Belo Horizonte e sua autora, D. Marieugénia Catta-Preta de Faria foi sócia fundadora do Colégio Brasileiro de Genealogia, no Rio de Janeiro, fundado, inicialmente, para se levantar a descendência de João Rodrigues da Silva, povoador da Colónia do Sacramento, atualmente no Uruguai, mas que pertenceu a Portugal até 1777, obra em três volumes, e apenas o volume I foi publicado em 1951 no Rio de Janeiro por falta de verba para a publicação dos outros dois volumes, que existem no CBG.
Tenho procurado inserir no GeneAll a descendência do barão de Itamarati, ainda que parcialmente, pois não sou um estudioso dessa família, que deixou um dos mais belos palácios ainda de pé na cidade do Rio de Janeiro.
Tenha a bondade de, por gentileza, verificar outros nomes aqui mesmo, no GeneAll, nomes que, em parte inseri, transcrevendo a genealogia de minha prima, D. Marieugenia, que bem conheci e que faleceu em outubro de 1994 no Rio de Janeiro.
Com os melhores cumprimentos,
Eduardo
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Ilmo Senhor
Muito agradeço o facto de ter entrado no Forum e dessa forma me ter "espevitado" o deseijo de revitalizar relações há muito perdidas da Família Rocha Leão. Segundo sei o 1º desta família a ir para o Brasil foi Francisco da Rocha Leão, militar de carreira,já casado e com um filho,todos naturais de Miragaia-Porto e que para aí partiram no inicio do séc. XIX tendo sido ele o 1º Barão de Itamaraty. Alguns anos mais tarde foram para o Brasil alguns sobrinhos do Francisco da Rocha Leão filhos do seu irmão mais velho António da Rocha Leão tambem nascido em Miragaia a 15/10/1776, que tendo casado enviuvou novo. Foram estes que talvez chamados pelo tio seguiram para o Brasil e segundo informação não com provada se ligaram mais tarde a famílias alemãs tendo grandes propriedades na Zona de São Paulo. António da Rocha Leão (pai),nunca deixou Portugal e notabilizou-se nas Lutas Liberais sendo um homem muito "perto" de Dom Pedro Iº do Brasil. Foi ele que conseguiu criar o Municipio de Vila Nova de Gaia e seu Iº Presidente. Casou segunda vez com Dona Isabel da Cunha Lima de quem descendem os que por cá há. Um seu neto (descendente do 2º) casamento- Rocha Leão Mattos Carvalho segui tambem para o Brasil mas julgo que morreu novo sem descendentes lá por volta de 1890 pouco mais ou menos. A Família Rocha Leão teve um papel importante na cidade do Porto e de Vila Nova de Gaia quer no nivél social quer no nivél cultural.Eram muto dados á musica e os seus saraus muito concorrido. A pintura tambem teve um papel importante nas suas vidas. Dedicaram- sempre (já no inicio do sec. XVII ao Vinho do Porto onde desempenharam um papel importantissimo até ao sec.XX. Não foi por acaso que eu dediquei e dedico toda a minha vida ao Vinho do Porto. Outros membros da Familia irão continuar na tradição do Vinho do Porto como os Brito e Cunhas e outros. Gostaria de deslindar quais são os Rocha Leão descendentes do Barão de Itamaraty e se há descendentes de seu irmão António que nunca ao Brasil foi. Enviando cumprimento agradeço o ter entrado no Forum
Eduardo da Costa Seixas
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Caro Senhor
Eduardo da Costa Seixas,
Espero que o seu desejo de revitalizar relações familiares há muito perdidas possam ser retomadas. Aliás, sempre defendia a recuperação da memória e, mais especificamente, da memória familiar como uma das vias pelas quais se consolida determinada identidade, no caso, a genealógica.
Com efeito, vários membros de uma mesma família chegavam ao Brasil em gerações sucessivas e, segundo o que o Confrade em sua última mensagem menciona, a família Rocha Leão não foi exceção a essa regra.
Os Rocha Leão aqui no Rio de Janeiro foram pessoas muito conhecidas e frequentavam a melhor sociedade da época. Família de negociantes de grosso trato, ficou cá uma história que praticamente todos nós conhecemos, a do menino de ouro. Conhece o Confrade essa história? Perdôe-me repeti-la, se a conhecer, mas vou contar-lhe. O filho primogênito do Conde de Itamarati, o que se casou com a minha prima D. Maria José Paranhos, teve uma doença muito grave e estava à beira da morte, quando o pai fez uma promessa a um santo, prometendo doar o peso do filho em ouro, se este ficasse bom novamente e assim ocorreu. O filho se recuperou e o pai, o Conde de Itamarati, fez uma doação de alguns quilos de ouro e, desde então, o filho do Conde de Itamarati ficou conhecido como o menino de ouro.
Eu tenho apenas a descendência do filho primogênito dos Condes de Itamarati, o conde sendo o filho do 1º Barão de Itamarati. Não conheço, no momento, quem esteja estudando essa família aqui no Rio de Janeiro, onde deve haver milhões de documentos a respeito.
Enviar-lhe-ei os nomes que tenho em breve, fruto da pesquisa de minha prima D. Marieugénia Catta-Preta de Faria, que também é prima dos Rocha Leão, que aqui usavam Silva Rocha, pela mesma via que eu.
Com os melhores cumprimentos,
Eduardo Pellew Wilson, conde de Wilson
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Caro Senhor
Eduardo Pellew Wilson
Muito obrigado pela resposta dada ao forum. Gostaria de rectificar o nome da 2ª mulher de António da Rocha Leão minha 4ª Avó ; onde se lê Cunha Lima deve ler-se Costa Lima ( era a forma como assinava mas é a mesma gente pois uns usavam Costa Lima e outros Cunha Lima). Outra retificação é onde digo que o "neto" de António da Rocha Leão........Rocha Leão Mattos Carvalho deve ler-se bisneto.
Quando do penultimo E-mail me fala num trabalho sobre a Família Cordeiro, trabalho esse feito por sua prima Senhora D. Maria Eugénia Catta-Preta de Faria não sabe a origem desses Cordeiros?
Enviando os meus cumprimentos e agradecimentos
Eduardo da Costa Seixas
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Caro Conde de Wilson
É agradável ver um cidadão brasileiro usar um título português!
Pergunto-lhe se teve dificuldades em renovar o mesmo?
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Caro Senhor
Eduardo da Costa Seixas,
Penso ser oportuno sugerir-lhe que se debruce nestas pesquisas mais e mais, com o intuito de publicar a Família Rocha Leão. De minha parte, farei o que puder, para mobilizar parentes do Confrade aqui no Rio de Janeiro. Como afirmei ao Confrade em mensagem anterior, sou parente de muitos de vossos parentes e, havendo muita documentação aqui no Rio de Janeiro e, como também me informa o Confrade, no Porto também, dada a proximidade dos Rocha Leão ali com o poder político e econômico, tudo isso acaba resultando na construção de uma genealogia maior.
Houve um dado momento, em que vários descendentes de meus sétimos-avós, Bernardo da Silva Senna e Catarina de Alvarenga, começaram a fazer pesquisas individualizadas, desde a década de 1960, aqui e ali, um sem saber do outro, depois eu mesmo me interessei e consegui mais alguns dados, pesquisas genealógicas, pesquisas arqueológicas dos engenhos que possuíram aqui no Rio de Janeiro desde o início do século XVIII, encabeçadas pelo Prof. Dr. Ondemar Ferreira, presidente da Sociedade Arqueológica Brasileira, e com quem tive oportunidade de conversar um pouco pessoalmente e a quem já enviei todos os dados que pude coligir a respeito dessa genealogia. Enfim, são interesses coincidentes que emergem da própria legitimidade de se organizarem dados de certa família. Assim fazendo, reconstrói-se a memória familiar já não no âmbito afetivo, mas, sim, no genealógico, com o qual se iniciam análises as mais interessantes e profícuas. Assim como é o advento da literatura na evolução de uma dada sociedade, assim também significa a genealogia da uma grande família um registo indelével da presença dessa famíla na sociedade estudada.
Sim, caro Confrade, respondendo à pergunta acerca dos Cordeiros. O tronco no Brasil é Roque António Cordeiro, natural de São Pedro de Sendim, Miranda do Douro, filho legítimo de Luiz Caetano Lourenço e de Catarina Henriques. Como se casou no ano de 1789 em Curral del Rei, hoje cidade de Belo Horizonte, da qual foi seu primeiro administrador e capitão-mor dos índios, imagino que se possa pensar num seu nascimento lá por 1750. Em 1839 já não se via traço de sua existência. A viúva e minha sexta-avó, Maria Angélica de Santana (filha de João Pinto de São Paio, natural de Braga, e de sua mulher, Eugénia Angélica de Santana, natural de Congonhas de Sabará, Minas Gerais, Brasil) continuou a escrever numa espécie de diário do capitão Roque António Cordeiro, que também foi régio fiscal do Quinto do Ouro em Minas Gerais e que fixou residência no Rio de Janeiro em 1808, com a transmigração da Família Real Portuguesa e com o fenómeno da inversão da capital (Lisboa-Rio de Janeiro). O dito diário, lamentavelmente, não me chegou às mãos e nunca pude ler ali várias outras informações, pois, aquando do falecimento de D. Marieugénia Catta-Preta de Faria, sua biblioteca genealógica foi simplesmente desfeita e ignoro quem ficou com o dito diário... Por coinciência, quem iniciou as pesquisas foi Casemiro Eugénio Amoroso Lima, cuja antepassada, a Viscondessa de Amoroso Lima, era do capitão Roque António Cordeiro descendente, penso que bisneta. Se o Confrade possuir informações a respeito de Cordeiros em Miranda do Douro, freguesia de São Pedro de Sendim, ou se, por ventura, souber quem se ocupa de famílias de São Pedro de Sendim, muito agradecido ficarei eu.
Com os melhores cumprimentos
Eduardo
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Caro Senhor Luso,
Agradeço a V.Exa. o gentil comentário e, respondendo à pergunta, afirmo-lhe que não tive dificuldade alguma em ser encartado. Instruí um processo de habilitação para encarte de título e, como vinha coligindo dados de minha família havia anos já, conquanto continue a fazê-lo, bastou-me organizar os papéis e apresentar o pedido de encarte. Creio que assim deve ocorrer com todos aqueles que, sendo legítimos e legais detentores de direitos nobiliárquicos, como é o meu caso, possam usufruir títulos portugueses. Se o Confrade tiver oportunidade de verificar, irá, quem sabe, concordar com a noção de que a nobreza açambarca, desde longa data, um conceito internacionalizado, e que os nobres descendemos de várias nobrezas, mas que representamos sempre uma parte pequena de nossa ascendência.
O Confrade é cidadão brasileiro ou cidadão português, se me permite perguntar?
Com os melhores cumprimentos,
Eduardo
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Caro Conde,
Sou português!
Cumprimentos.
PTP
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Caro Senhor Luso,
Parabéns!
Respeitosamente,
Eduardo
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Ilmo Senhor
Eduardo Pellew Wilson
Muito lhe agradeço as suas notícias e informações sobre os assuntos que nos levaram a esta "cavaqueira". A resposta que me dá sobre os Coreiros já me fez iniciar contactos e buscas. Minha mulher é filha da filha mais velha (só teve 3 filhas) do Dr. António Francisco de Menezes Reimão Cordeiro, mais conhecido por Dr. Menezes Cordeiro ou Dr. Cordeiro da Saldonha. Há muitos Cordeiros em Trás-os-Montes pois eram muito "proliferos"!!! Tenho um pequeno estudo que chega até 1600 e tal feito por um genealogista nosso conhecido de seu nome José Filipe de Campos , e, quando chegar ao Douro dentro de 2 0u 3 dias irei consultá-lo. Seguidamente irei para a Saldonha onde temos propriedades(Trás-os-Montes), e irei contactar os especialistas na matéria. Darei noticias brevemente.
Enviando os meus cumprimentos e agradecimentos
Eduardo da Costa Seixas
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Caro Senhor
Eduardo da Costa Seixas,
Agradeço ao Confrade todo o esforço, no sentido de buscar mais informações a respeito da família Cordeiro. Todos nós chegamos a um ponto, em nossa ascendência, em que fica difícil subi-la por todos os lados, seja pela impossibilidade de informações, seja pela falta de tempo, para dar atenção a todas as linhas ascendentes. Não sei como resolve o Confrade essa questão, mas eu estou sempre atento a novas informações, porque, por mais a se queira suber determinada ascendência, por vezes acabamos por subir uma outra.
Bem, transcrevo aqui o trecho da genealogia da Família Cordeiro, publicada no segundo semestre de 1943, ano IV, n. 08, na Revista Genealógica Brasieira, uma publicação do Instituto Genealógico Brasileiro, de autoria de minha prima, D. Marieugénia Catta-Preta de Faria, página 404, a respeito dos descendentes do filho primogênito dos Condes de Itamarati. Senão completa em dados para os Rocha Leão como um todo, ao menos informativa da representação genealógica dos títulos de barão e de conde de Itamarati, título brasileiro, para o qual não há um Conselho de Nobreza ou Instituto de Nobreza, como há em Portugal.
Bn11) Maria José da Rocha Paranhos, n. no Rio de Janeiro a 12-VI-1848 e aí + a 10-IV-1909; foi casada em primeias núpcias no Rio de Janeiro a 5-VI-1870 com Francisco José da Silva Rocha, n. no Rio de Janeiro a 5-IV-1846 e aí + a 15-IX-1873, filho primogênito de Francisco José da Rocha, conde de Itamarati e de D. Maria romana Bernardes, condessa e, depois de viúva, marquesa de Itamarati. Pais de:
Tn17) Francisco José da Silva Rocha, n. no Rio de Janeiroa 16-II-1871e aí + a 14-II-1937. Foi casado no Rio de
Janeiro a 27-XI-1890 com D. Judite Limoeira, n. a 25-X-1872. Pais de:
Qn18) José Carlos da Silva Rocha, n. Rio de Janeiro a 29-XII-1892, onde casou em primeiras nupcias com D.
Violeta Shaw, +. Casou em segundas núpcias também no Rio de Janeiro cmo D. Dalila. Pais de:
Pn5) Nanci Rocha.
Pn6) Carlos Roberto Rocha.
Qn19) Edite Limoeiro da Rocha,n. no Rio de Janeiro a 9-VIII-1897, onde casou com Cesar Salamonde. Pais de:
Pn7) Alfredo Salamonde.
Pn8) Cesar Salamonde.
Pn9) Ieda Salamonde.
Qn20) Odete Limoeiro da Rocha, n. no Rio de Janeiro a 10-XI-189?, solteira.
Qn21) Estela Limoeiro da Rocha, n. no Rio de Janeiro, onde + a 9-VI-1942, solteira.
Qn22) Elsa Limoeiro da Rocha, n. no Rio de Janeiro em 1902, onde casou a 19-III-1931 com Paulo J.
Van Roosmalen, n. em Geemente, Holanda, filho de JOão JOsé Van Roosmalen e de D. Maria Agata
Berta Van Hees, sem sucessão.
Qn23) Celia Limoeiro da Rocha, n. no Rio de Janeiro, onde casou com Manoel de los rios. Pais de:
Pn10) Celia de Los Rios, solteira; n. em 1921 no Rio de Janeiro.
Qn24) Marina Limoeiro da Rocha, n. no Rio de Janeiro em 1909, + em Nova Friburgo a 22-II-1933, solteira.
Tn18) Maria Carolina da Rocha (Maricotinha), n. no Rio de Janeiro a 1-III-1872, onde casou a 8-IX-1894, com Alberto Jacinto Rebelo, n. em Petrópolis a 23-III-1870, + Rio de Janeiro a 2-III-1941, filho de José Maria Jacinto Rbelo e de Clara Margarida Mayrink, irmã do Conselheiro, sem sucessão.
D. Maria José Paranhos casou-se em segundas núpcias com Francisco de Paula Mayrink, conhecido como o Conselheiro Mayrink, que era sobrinho da Marquesa de Itamarati. Foi o conselheiro Mayrink quem, possuindo procuração do Visconde de Santa Vitória, soube, vendeu o palácio dos Condes de Nova Friburgo para a República do Brasil e se tornou o Palácio do Catete. Tenho primos, por outro lado, casados com a descendência dos Barões de Nova Friburgo, mas todo mundo praticamente se conhecia por aqui no século XIX.
Quem descende, também, do capitão-mor Roque António Cordeiro é o Aníbal Pacheco, com quem tenho mantido contato no assunto Pachecos de Sobrosa, Paredes, e imagino que Aníbal Pacheco se interesse pelas pesquisas do Confrade acerca da família Cordeiro.
Com os melhores cumprimentos,
Eduardo
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Caro Senhor
Eduardo Pellew Wilson
Muito agradeço o E-mail que acabo de ler no qual me envia a descendência do "menino de oiro". Não conhecia a história que é muito interessante. Por tudo muito e muito obrigado.
Aproveito com gosto para informar ter ontem descoberto no Google mais uns Roha Leão que julgo serem descendentes do António da Rocha Leão meu 4º Avô. Entrei ontem à noite em contacto com a Família Stickel e, hoje pela manhã já tinha resposta do Senhor Fernando Stickel. É defacto muito agradavel esta "máquina infernal" que nos dá a capacidade de contactos jamais imaginados há uma duzia de anos.
Sobre a familia Cordeiro brevemente virei ao assunto. Agradecia se tivesse algumas noticias sobre as familias Forbes, Brederode, Bessa Pinto, Pinto Bessa, Forbes Bessa, Picanço (médico da Corte que vivia na zona da Igreja da Calendária por volta de 1820) agradecia me informasse. Se pretender usar o meu e-mail - ecostaseixas@gmail.com.
Cumprimentos
Eduardo
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Caro Confrade Eduardo,
Faço votos de que o Confrade consiga coligir muitos dados a respeito dos Rocha Leão. Vou perguntar a amigos meus aqui se têm noticia de mais membros dessa família aqui no Rio de Janeiro ou se se dão com algum descendente, o que poderá ser muito interessante para o Confrade.
Anotei o nome das famílias que mencionou e estou aqui vendo se alguém tem notícia dessas famílias. Em breve escreverei ao Confrade.
Com os melhores cumprimentos,
Eduardo
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Caro Compadre,
Folgo muito em te ler por estas paragens.
Vi este este tópico e resolvi entrar por causa dos apelidos do teu Pai . Que saudades daquele tempo!
Notei ainda que citas a Familia Picanço de que conheço esta senhora:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=27358, que é prima da Milita. pelos Figueiredo:
Fui lá almoçar a Santa Comba para ser apresentado após o meu casamento.
Um abraço
Vasco
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Caro Vasco
Muito estimei receber notícias vossas. Sabes eu trabalho mal com a "nova tecnologia". De qualquer forma estou já a conseguir fazer a destrinça entre os Rocha Leão que foram para o Brasil , os 1ºs descendentes do Francisco, militar que já foi casado e com um filho a quem foi dado o título de Barão de Taquary. Os outros são descendentes do 1º casamento do irmão mais velho António da Rocha Leão, 1º Presidente do Município de Vila Nova de Gaia que casou em 2ªs núpcias com D. Isabel da Cunha Lima (Cunha Lima e Costa lima dos nossos é a mesma coisa), de quem descendem todos os que por cá ficaram. António da Rocha Leão foi um homem importante no seu tempo quer a nivel social, cultural,profissional e político. Era considerado o melhor provador de Vinho do Porto do seu tempo tendo-lhe seguido as pegadas os filhos João e José e os netos filhos deste último António e Francisco (meu bisavô). Conseguiu que fosse criado o Munícipio de Vila Nova de Gaia separando-o do Porto pela boa e grande ligação que tinha com o partido liberal sendo ele muito "próximo" de Dom Pedro I do Brasil (era dos bravos Polacos da Serra do Pilar - com gente desta conquistava o mundo todo- plavrasv do Dom Pedro. No fim de terminar o 1º ano como Presidente do Municipio, mandou que se fizessem o respectivo balanço (a Câmara do Porto anticipou-se no recebimento dos impostos não tendo havido qualquer receita só despesa) tendo ele pago do seu bolço todo o passivo do exercício. Não queria que o 2º Presidente entrasse com saldo negativo. Tal qual os políticos actuais!! Ainda há quem diga que somos todos iguais!!"!!!
A bisavó da minha Mãe pelo lado paterno era Maria Alexandrina Picanço, filha de um médico de Dom João VI e casou na Igreja da Candelária com meu trisvô Joaquim de Bessa Pinto de quem teve 3 filhos: Maria Luisa Rosa c.c José Lobo da Silveira filho dos Viscondes da Várzia s.d.;José c.c. Otília Pinto Leite da casa onde há pouco funcionava o Conservatório de Música do Porto junto ao cemitério Inglês c.d.;António c.c. a sobrinha de sua madrasta (Maria José Calazans Rodrigues Forbes, tambem viúva de um senhor qualquer cois Chaves) Eugénia Augusta Rodrigues Forbes de Magalhães mãe de meu Avô. Um abraço para todos do
Compadre
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Caro Confrade Eduardo,
Mencionei os apelidos, a que aludiu na sua mensagem anterior, a um amigo meu genealogista do Rio de Janeiro, que me informou serem todas as famílias que o Confrade listou já estudadas. E pediu-me que lhe pedisse os fins de linha, para concanetar as famílias, cuja informação abunda. O genealogista é confrade neste Forum e chama-se Gilson Caldwell do Couto Nazareth, pessoa das mais abalizadas por aqui em genealogia.
Com os melhores cumprimentos,
Eduardo
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Caro Confrade Eduardo
Muito obrigado pela imediata resposta à minha pergunta e aqui ficam algumas perguntas:
Maria Alexandrina Pianço nasceu em 1825 em Niteroi? c.c Joaquim de Bessa Pinto nascido no Poto Portugal.Ela era filha de António Alexandre Picanço (médico na Côrte ?) e de Angelina Ludovina Vieira. Seriam estes dois nascidos em Portugal Continental ? Qual a sua origem? Teriam mais filhos? Haverá descendência?
Andrade Brederode.
Alguns foram para o Brasil,será que por aí ficaram? Apenas se conhecem os Teixeira Homem de de Brederode. E os Soares de Anrade que tanto tinham no Brasil no inicio do séc.XVIII e se ligaram aos Brederodes , será que ficaram alguns? E de Nicolau Vergueiro nascido em Vale da Porca junto a Macêdo de Cavaleiros, Trás-os-Montes? Sei que chegou a ser Regente algum tempo e foi bucar casais ao Minho, Alemanhã e Itália aquem distribuia terras para cultivar pagando estes em espécie, quem serão os descendentes? Ele vivia em São Paulo. Apareceu aqui na televisão em Portugal uma reportagem que infelizmente só vi parte. Dos Vergueiros do Continente - Transmontanos, sei alguma coisa pois a minha mulher também deles é descendente. Os Vergueiro e Cordeiro estão muito ligados.
E por hoje não pergunto mais nada para os não assustar.
Enviando os meus cumprimentos e agradecimentos
Eduardo
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Caro Confrade Eduardo,
Acabo de repassar os dados que mencionou ao Gilson Nazareth, que pode ter várias informações a dar-lhe, já que possui um ficheiro genealógico muito bom na sua casa. Além disso, conhece muitas famílias ligadas a Niterói, famílias mais antigas. O bom é que Gilson Nazareth é um intelectual que possui realmente informações segura, pois pesquisou e pesquisa fontes primárias e desenvolve análises e hippóteses genealógicas com rigor acadêmico. Curiosa e coincidentemente, eu nasci em Niterói, mas não tenho nada a ver com Niterói genealogicamente falando, apenas o meu parteiro, Dr. Pantaleão, e o meu pediatra, Dr. Eduardo Imbassahy, ficavam em Niterói e o meu Pai trabalhou anos em Niterói, como funcionário público, sob a influência do seu tio-materno-afim, o Dr. João Romeiro Neto, secretário de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, lá pelos anos 1950.
O regente Senador Vergueiro é figura por demais conhecida aqui no Brasil, regente na Regência Trina, na minoridade de D. Pedro II, é exaustivamente estudado e é conhecida a sua descendência, grande parte da qual se lê na base de dados do GeneAll. Deve haver biografias a respeito dessa pública e ilustre figura e que é nome de rua aqui no bairro do Flamengo, onde meus bisavós moravam, no número 80 ou 81. Curiosamente, a frente das casas dava para a rua Senador Vergueiro e os fundos davam para a Praia do Flamengo, agora supervalorizada.
Não sabia da ligação entre os Cordeiros e os Vergueiros. Eu só tenho o registo do meu sexto-avô, Roque António Cordeiro, que era régio fiscal do Quinto do Ouro aqui em Minas Gerais, mas o Primo e Confrade Aníbal Pacheco, que desse régio fiscal também descende, possui dados genealógicos da década de 1880 de um Pacheco nosso parente (mais perto dele do que de mim), afirmando que a sogra de Roque António Cordeiro é da família Vasconcelos. Há uma família Vasconcelos em Minas Gerais ligada à intendência do Quinto do Ouro. É formidável que as informações corram assim e que se aventem novas hipóteses para ligações genealógicas antes estagnadas, fato que me deixa muito feliz.
Não hesite em perguntar-me o que quiser. Ajudá-lo-ei no que puder, com a maior boa vontade e dentro do meu limitado conhecimento.
Com os melhores cumprimentos,
Eduardo
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Caro Confrade Eduardo
Hoje não venho tratar de genealogia. O motivo deste E-mail é somente a todos dizer quanto senti a desgraça que assolou o Rio de Janeiro e Niteroi. É uma tristeza ver desaparecerem vidas humanas e o estado de destruição em que tudo ficou. Nada poderei fazer senão afirmar-lhes estar convosco.
Enviando cumprimentos
Eduardo da Costa Seixas
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Prezado Costa Seixas,
Francisco José da Rocha, 1º Barão de Itamarati, nascido no Porto - Portugal, faleceu a 06.07.1853, no Rio de Janeiro. Era filho de Francisco da Rocha Leão, natural do Porto, Miragaia, e de Ana Maria Rita, com quem casou a 26.04.1762, no Porto (Miragaia);
neto paterno de Manuel da Rocha Leão, natural de São Miguel, Entre Ambos os Rios, e de Mariana Teresa, natural do Porto (N.S. da Vitoria).
neto materno de Manuel Francisco Silva e de Rita Maria Joana.
bisneto paterno de Manuel da Rocha Leão e de Teresa Pinto, ambos naturais de São Miguel, Entre Ambos os Rios; e de João Vanel, natural da França, e de Maria dos Reis, natural do Porto (Vitoria).
bisneto materno de Antonio Frutuoso Silva e de Maria de São Tiago; e de Manuel Francisco de Afonseca e de Joana Batista.
Pelo lado Leão, era terceiro neto de Manuel da Rocha Francisca de Leão.
O barão Francisco José da Rocha, casou no Porto, com sua sobrinha, Margarida Candida Bernardes, nascida a 13.04.1786, no Porto (Miragaia, Livro 9.º, fls. 93v) -a bat. a 18.04., filha de sua irmã Maria Marcelina Rosa e de José Francisco Bernardes.
Perguntas se o Barão de Itamaraty tem descendentes atuais no Rio de Janeiro. Segue alguns:
1. sua quarta neta, Nancy da Silva Rocha, nascida a 05.03.1926, no Rio de Janeiro, onde casou a 14.04.1956, no Rio de Janeiro, com Abilio Cardoso.
2. seu quinto neto, Roberto Luiz da Silva Rocha, nascido a 08.06.1957, no Rio de Janeiro.
3. sua quinta neta, Regina Helena da Silva Rocha, nascida a 05.06.1959, no Rio de Janeiro.
4. seu quinto neto, José Carlos da Silva Rocha Neto, nascido a 02.07.1963, no Rio de Janeiro.
5. sua quinta neta, Ana Maria Salamonde Campos, nascida a 28.04.1950, no Rio de Janeiro.
6. sua quinta neta, Dora Crístina Rocha de los Rios Ribeiro Porto, nascida a 29.04.1952, no Rio de Janeiro.
Atenciosamente,
Cau Barata
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Ilmº Senhor
Cau Barata
Muito lhe agradeço a entrada neste Forum trazendo ao mesmo muita informação interessante. Estou no Porto mas ainda hoje voltarei para o Douro onde irei consultar a minha "papelada". Voltarei ao Forum brevemente.
Enviando os meus cumprimentos e agradecimentos
Eduardo da Costa Seixas
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Prezado Senhor
Eduardo P. Wilson
Tenho algumas informações de Cordeiros na região de Miranda e terei todo o gosto em tentar chegar mais além se me fornecer dados que consiga relçativamente à ascendência Cordeiro. Penso que o prezado amigo descende de Bandeiras ou não? Se assim for terei ainda mais informações que lhe posso facultar.
Agradece
Filipe Pinheiro de Campos
Bragança
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Caro Vasco
Espero que tanto o Milita e pequenos estejam bem. Nós cá vamos andando em grande velocidade descendo o "escorregão" da vida !!! Só agora vi que me enganei quando te respondi neste Forum e referi o Barão de Taquary. Queria dizer Itamaraty pois esses é que eram parentes de meu Pai pelo lado Rocha Leão. O Barão de Taquary é do lado de minha ~Mãe. O engano foi ocasionado pela terminação em Y . Saudades a todos e um abraço
Eduardo
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Caro Eduardo Seixas,
Tudo certo?Poderia escrever-me diretamente?
Minha direção é: deventer@uol.com.br
Abraço
Gilson
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Caro Vasco
Quando agora reli o E-mail vi que cometi um erro quando digo que a Francisco da Rocha Leão foi dado o título de Barão de Taquary. O que queria dizer era de Itamaraty. pois o de Taquary foi dado a um antepassado de minha Mãe e chamava-se Manuel Jorge Rodrigues. O problema foi a terminação.....
Um abraço para todos e boa praia
Eduardo
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Caro Cau Barata
Em Abril passado prometi que quando ao Douro chegasse que iria consultar a minha papelada e voltaria ao Forum.Comparei as suas informações com as minhas e só apenas encontrei uma pequena diferença.A mãe de Manuel da Rocha Leão aparece-me como Mariana Teresa e a si como Maria Teresa.Tudo o resto está absolutamente certo.Mais informo que a Maria ou Mariana Teresa Pinto casou em São Mamede de Canela a 13/2/1695 com Manuel da Rocha Leão nascido em São Miguel de Entre os Rios a11/3/1674. Era filho de Manuel da Rocha (casou com 15 anos de idade) com Francisca de Leão /da aldeia das Taipas em Entre os Rios. Manuel da Rocha era filho de Miguel da Rocha e de Maria Antónia (ambos solteiros).Miguel da Rocha n. 29/9/1626.Era filho de Bartelomeu da Rocha nascido em 5/8/1593 e de sua mulher Catarina de Sousa. Bartolomeu da Rocha era filho deAntónio Rodrigues e s/mMaria Francisca.Há um documento que diz :No ano de 1593 viviam na freguesia de São Miguel de Entre ambos os Rios, depois anexada à de Stª Clara do Torrão, António Rodrigues casado com D. Maria Francisca. Faleceu em 27/3/1635 e dexou 30 Missas por sua alma e de obrada um carneiro, 2 alqueires de milho,2 almudes de vinho, e por herdeiro universal e testamenteiro seu filho Bartolomeu da Rocha nascido a 5/8/1593. Foi seu padrinho Cristóvam de Madureira da freguesia de Canelas e madrinha D. Águeda Cândida de Entre ambos os Rios.
O pai do 1º Barão do Itamaraty Francisco da Rocha Leão ( Francisco tal como o filho) era irmão de Custódio da Rocha Leão de quem eu decendo. Aos pocos vou actualizando a GENEA para que a informação de que dispomos seja por outros partilhada e não desapareça como tantas vezes acontece
Enviando os meus cumprimentos prometo brevemente enviar outra linha com esta ligada
Eduardo da Costa Seixas
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Boa noite. Meu nome é Valnei Rocha Leão.
Sou da cidade de Pouso Alegre, sul de Minas Gerais.
Buscando pela internet sobre informações do meu bisavô, Sr. Manoel da Rocha Leão, Juiz de paz desta comarca nos idos de 1930, 1940 (salvo engano), encontrei textos advindos deste fórum. Será que sou algum descendente desta família portuguesa e ainda não sei?
Meu bisavô: Manoel da Rocha Leão (falecido)
Minha bisavó: Dorvina Fróes Rocha Leão (")
Meu avô: Rubens Rocha Leão (")
Minha avó: Tereza Maria Rocha Leão (")
Meu tio-avô: Silvio Rocha Leão (")
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Caso queiram contactar-me:
valneileao@hotmail.com
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Muito Bom Dia
Tendo lido a sua pergunta ao Forum venho dizer-lhe que terá que andar um pouco para trás (talvez 3 gerações). Terá que consultar registos de nascimento e óbito para dessa forma chegar a meados do séc.XIX. Só assim se conseguirá ou não fazer a ligação com a família portuguêsa.
Enviando cumprimentos
Costa Seixas
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Muito bom dia, Sr. Costa Seixas.
Questionei o fato porque, naturalmente, sou dotado de vários talentos artísticos, inclusive a poesia. desde pequeno escrevo muito bem, já criei várias composições musicais e na minha família, até o meu avô ninguém tem esse dom; lendo os textos enviados pelos moderadores, encontrei alguns tópicos informando que membros da família Rocha Leão são exímios poetas.
Vou procurar sim informações sobre as gerações passadas, porque nada será mais honroso pra mim e pra todos da minha família Rocha Leão que temos uma história.
Muito obrigado até o momento.
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Ilmo Senhor Valnei Leão
Tendo lido o seu E-mail venho a informar que a família Rocha Leão era muito dotada em Música, Canto e Pintura.
Boa sorte na sua "pesquisa".
Costa Seixas
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Caro Senhor Costa Seixas,
Tenho alguns documentos (manuscritos, escrituras, etc.), móveis e objetos que pertenceram a Dona Romana Guilhermina da Rocha Monteiro, neta da Marquesa do Itamaraty, salientando que era a melhor amiga de minha tia avó Maria Emília de Goés Calmon de Britto.
Caso seja de seu interesse conhece-los, inclusive algumas informações, coloco-me ao vosso dispor.
Atenciosamente,
Francisco Calmon
Enlace directo:
RE: Família Rocha Leão - Barões ,Condes , e Marquêsa de Itamaraty
Caro Senhor Francisco Calmon
Acabo de receber de Moscovo a informação da entrada do Senhor neste fórum e que a mesma me deveria interessar.
De imediato entrei no forum e depois de ler a sua intervenção agradeço e informo que tenho sempre o maior interesse em tudo o que à família diga respeito.
Caso queira terei o maior gosto em contactar directamente com o Senhor Francisco Calmon.
O meu email é : ecostaseixas@gmail.com
Enviando os meuscumprimentos
Costa Seixas
Enlace directo:
Família Rocha Leão - Barões, Condes e Marquêsa de Itamaraty
Ola
Como faço para entrar em contato com vc?
Tenho descendencia de Antonio do Rocha Leão, conforme sua publicação.
Enlace directo:
Família Rocha Leão - Barões, Condes e Marquêsa de Itamaraty
Ola
Gostaria de saber se existem descendentes de Antonio da Rocha Leao (Miragaia -Porto )
neste forum??
Enlace directo:
Família Rocha Leão - Barões, Condes e Marquêsa de Itamaraty
Muito Bom Dia
Há dias respondi informando que existem muitos descententes de António da Rocha Leão - vila Nova de Gaia que era meu 4o Avô . Caso queira contctar directamente comigo atravez de email pde escrever para ecostaseixas@gmail.com
Enviando cumprimentos
Costa Seixas
Enlace directo:
Família Rocha Leão - Barões, Condes e Marquêsa de Itamaraty
Bom dia
Te contactei via e-mail ( anamilanez@hotmail.com)
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 01 nov 2024, 00:02.