Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

This topic is classified in rooms: Pessoas | Arquivos | Regiões

Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#241860 | RUIANTUNES | 13 oct 2009 10:29

Caros confrades

Necessito da vossa ajuda para encontrar o assento de baptismo do meu bisavo , sei apenas que nasceu na aldeia de Caria , concelho de Belmonte , Distrito de Castelo Branco , talvez entre 1880 e 1900 , visto que o meu avo , seu filho , nasceu em 1909 , moro em Évora, pelo que é bastante dificil deslocar-me a Castelo Branco para fazer a pesquisa desta documentação. Desde já , o meu muitissimo obrigado por qualquer ajuda que me possam dar .

Com os meus melhores cumprimentos
Rui Filipe Antunes

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#241862 | RUIANTUNES | 13 oct 2009 10:47 | In reply to: #241860

Caros Confrades



Por lapso não mencionei o nome do meu bisavo que se chamava , José de Matos Antunes.




Cumprimentos

Rui Filipe Antunes

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#241876 | NISGM | 13 oct 2009 14:00 | In reply to: #241862

Caro Rui Filipe Antunes,

Recomendo-lhe que leia primeiro http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236.

Com os dados que indica dificilmente alguém lhe poderá dar alguma ajuda.

Os registos para a época que refere só lhe indicam um nome próprio. Imagine quantos Josés terão sido baptizados entre 1880 e 1900 na freguesia.

Não tenho acesso a Castelo Branco, mas De qualquer forma, convinha que obtivesse muito mais informação antes de prosseguir, nomeadamente através do registo do seu avô localizar os pais do referido José de Matos Antunes

Atentamente, nuno de m.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#242173 | Silcar | 17 oct 2009 17:35 | In reply to: #241860

Caro Filipe Antunes,

De facto, assim é dificil, pois, como foi dito, no baptismo só consta o nome próprio.
Será mais fácil, procurando entre 1900 e 1909 o registo de casamento e assim obter dados do nascimento.
Casou na mesma freguesia de Caria?
E o seu avô onde nasceu em 1909?
Talvez começar por aqui e talvez possa ajudar uma vez que me encontro em Castelo Branco

Cumprimentos
Silcar

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#250062 | RUIANTUNES | 17 feb 2010 17:36 | In reply to: #242173

RENOVO O MEU PEDIDO DE AJUDA.

CUMPRIMENTOS
RUI FILIPE ANTUNES

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#250068 | agp | 17 feb 2010 19:56 | In reply to: #250062

Caro Rui Antunes,

Como já lhe tentaram dizer dois confrades, o que está a pedir não é realizável.

Primeiro terá de arranjar uma certidão de nascimento do seu avô. Nessa certidão encontrará os nomes dos avós do seu avô. Ficará então a saber de quem é filho o seu bisavô José de Matos Antunes, o que permitirá a procura do documento que pretende.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#250073 | manuelr | 17 feb 2010 22:20 | In reply to: #250062

Caro Rui Filipe Antunes

Veja se consegue saber o nome da sua bisavó. Com um pouco de sorte, pode ser que apareça o registo do batismo de um José, tendo anotado à margem quando e com quem casou.
Mas para saber os ascendentes, só como o confrade Dr. António Pereira o informou.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#250434 | MariaDavid | 24 feb 2010 18:32 | In reply to: #242173

Caro Confrade

Não estou bem certa se o nick SILCAR corresponde à pessoa que eu penso. Creio que nos encontrámos no ADCB nos princípios deste mês. Ambos fazíamos pesquisas e trocámos informações. Perdi o seu contacto e não sei como enviar-lhe os dados de que falámos.

Caso se trate da mesma pessoa a que me refiro, agradeço que entre em contacto comigo para o seguinte endereço maria_david_eloyarroba seguido do yahoopontocompontobr.

Ainda me encontro em Castelo Branco e só este desgraçado tempo que tem feito me impede de voltar ao Arquivo.

Com os meus melhores cumprimentos
maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#250598 | Filipe Manuel | 27 feb 2010 00:53 | In reply to: #250434

Carissimos,

Necessitaria de ajuda para o seguinte :

1 - Tenho conhecimento de um Thomas Francisco Ribeiro cc. Maria Francisca a 30 Jul 1749 nos Covões - Coimbra - AUC
o Thomas é filho de Antonio Francisco Ribeiro e de Maria Francisca, ambos naturais de Barroca e no assento diz " Barroca - Guarda bispado Guarda" mas apos pesquisa no google map encontrei barroca mas para fundão e por conseguinte pertencente ao Arquivo Distrital de Castelo Branco. Estarei certo ?

2 - Outro assunto que gostaria de ver resolvido:
atendendo ao facto de o thomas ter nascido na Vila de Cantanhede - Coimbra a 12 Março 1710, nao localizei o casamento dos pais pelo que devem ter-se casado na Barroca. Penso terem migrado apos terem-se casado, acho um pouco estranho mas é o que se me oferece por agora.

3 - hà possibilidade de consultar os registos em linha na net como acontece com os do Arquivo Distrital de Coimbra ?
Creio que para Castelo Branco (se realmente for esse) é possivel consultar na Torre do Tombo - Lisboa ?

Agradecia comentàrios e esclarecimento. ficaria grato

Cordialmente,

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#250599 | Filipe Manuel | 27 feb 2010 00:54 | In reply to: #250598

Errata:
onde se lê " Barroca - Guarda bispado Guarda" ler " Barroca - Covilhã Bispado Guarda"

Cordialmente,

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#250603 | manuelr | 27 feb 2010 02:10 | In reply to: #241860

Caro Rui Filipe Antunes

Estive hoje no ADCB e mando os elementos que consultei. Mas chamo a atenção que deve confirmar a sua ascendência até ao seu bisavô pelos registos, uma vez que nem sempre os mesmos apelidos são usados.

Todos estes registos são de Caria, até ao ano de 1904.

1-ANTÓNIO DE MATOS casou com Maria dos Santos. Naturais de Caria

2-Joaquim de Matos que segue.
2-José de Matos Antunes ou José Antunes de Matos (como aparece num registo), Lavrador, natural de Caria casou com Ana Rosa Fiuza, natural de Peroviseu filha de Francisco Botelho e de Rosa Fiuza, naturais de Peroviseu. Foram pais de

3-Manuel batizado em Caria em 30-05-1880
3-Maria batizada a 28-05-11881
3-António batizado a 17-01-1883. À margem: casou em 24-06-1949 com Margarida Maria dos Santos, do Carvalhal, Caldas da Rainha. Faleceu em Lisboa, S. Sebastião da Pedreira em 02-07-1949.
3-Joaquim batizado a 28-06-1885.
3-Piedade batizada a 22-05-1887. À margem: casou em 08-02-1905 com António Gonçalves.
3-Maria batizada a 12-08-1888.
3-Maria batizada a 04-08-1889.
3-João batizado a 13-12-1891.
3-Patrocínia barizada a 16-09-1894. À margem: casou em 03-09-1919 com Manuel Aniceto.
3-Benvinda batizada a 17-02-1896.
3-Francisco batizado a 24-11-1899. À margem: casou em 15-07-1964 com Benvinda da Anunciação filha de Domingos de Almeida Valezim e de Ana Maria. Faleceu em Abrantes em 20-01-1968.

2-JOQUIM DE MATOS casou em Caria com 25 anos em 25-04-1885 com Augusta Mendes Proença Pinheiro, de 22 anos, filha de José de Proença Miranda e de Custódia Pinheiro. O nome de Augusta nunca aparece completo, aparecendo todos estes apelidos no batismo dos vários filhos. Foram pais de

3-JOSÉ BATIZADO A 08-04-1886.
3-António batizado a 03-04-1887 (a mão com o apelido Mendes e o avô materno com Proença Miranda). À margem: Casou com Piedade Pinheiro em 15-08-1920. Faleceu em 28-06-1967.
3-Manuel batizado a 26-08-1888 (a mãe com o apelido Pinheiro)
3-Maria batizada a 05-04-1891. À margem: casou com Hermínio Gomes.
3-Ana batizada a 09-01-1896.
3-Piedade batizada a 08-01-1898. à Margem: casou em 15-08-1920 com António Joaquim de Matos. Faleceu em 28-06-1967.
3-Piedade batizada a 13-04-1899. Dado que esta Piedade nesceu depois, teria ficado com o nome da anterior, talvez por esta ter falecido. Deve ter sido engano no lançamento do registo, tendo lançado o casamento na 1ª Piedade que encontraram).
3-Maria José batizada a 08-06-1903. À margem: casou em 21-02-1925 com António Ribeiro filho de Joaquim Ribeiro e de Maria Joaquina Proença.

Penso que o seu Bisavô será este JOSÉ BATIZADO A 08-04-1886 filho de Joaquim de Matos, pelo apelido Antunes que aparece em seu tio, e apenas nele.

Há outro Joaquim de Matos, também filho de um António de Matos e que tem dois filhos José, um em 1893 e outro em 1903. No entanto, este aparece por vezes com o apelido Pires de Matos, assim como seu Pai, António Pires de Matos, pelo que não deve ser. Mas é melhor confirmar com os registos do seu Avô.

1-Joaquim de Matos casou com Gertrudes Pires Correa. Foram pais de
2-António de Matos ou António Pires de Matos casou em 19-11-1859 com Maria Bárbara filha de António Fonseca (?) Ferraz e de Bárbara Nunes Roque. Foram pais de
3-Joaquim de Matos ou Joaquim Pires de Matos casou com Ana Nunes dos Santos, do Salgueiro, filha de José Carlos e de Luisa Nunes. Foram pais de
4-Maria batizada a 22-01-1886.
4-José batizado a 25-06-1893.
Casou 2ª vez com Maria Antónia, do Carvalhal, filha de Francisco Luís Lavernas e de Maria Antónia. Foram pais de
4-Maria batizada a 09-11-1900.
Casou 3ª vez com Luisa Antónia, das Enguias, filha de Francisco Luís e de Maria Antónia. Foram pais de
4-José batizado a 24-01-1903. À margem: casou em Caria em 13-11-1939 com Maria Cândida de Almeida. Faleceu em 15-12-1961.

Há ainda mais possibilidades de aparecerem juntos os apelidos Antunes e Matos, mas nestes não encontrei até 1904 nenhum José.

1-Domingos Antunes Ribeiro casou com Felícia dos Santos. Foram pais de
2-José Antunes de Matos casou com Maria Gomes filha de Lourenço Martins Rebelo e de Ana Gomes. Foram pais de
3-Isabel batizada a 29-07-1877.
3-António batizado a 16-03-1882.
3-Manuel de Matos Gomes batizado a 15-09-1880, lançado o registo em 1899, casou com Adelina Isabel dos Santos e foram pais de
4-Henriqueta batizada a 20-11-1904 casou com Manuel Saraiva.

Outro

1-Vicente Antunes Tomé casou com Paulina Pires de Matos. Foram pais de
2-José Atunes Tomé ou José Antunes casou com Maria Teresa ou Maria Rodrigues, filha de José Rodrigues e Teresa Sousa. Fora pais de
3-Anunciada da Piedade batizada a 30-06-1878.
3-Emília batizada a 04-11-1883.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#250616 | RUIANTUNES | 27 feb 2010 15:21 | In reply to: #250603

Caro Manuel da Silva Rolão


Antes de mais quero agradecer-lhe a sua disponibilidade e paciencia em procurar nos livros de Caria os assentos de baptismo em questão. Por tal quero dar-lhe os meus mais sinceros agradecimentos.



A respeito do assento de baptismo do meu bisavo , devo informar que já tenho em meu poder uma cópia enviada pelo ADCB. Pelo que percebo havia muitos Matos Antunes naquela aldeia pelo que talvez alguns dos que me apresenta poderão entroncar nos meus antepassados provenientes dessa localidade. Após ler a sua mensagem, assim á primeira vista não está o meu bisavo, mas é como lhe digo, como há muitos nomes Matos Antunes, poderá algum deles entroncar com o meu bisavo.


Abaixo transcrevo o assento de baptismo do meu bisavo, assento nº 14 do livro de caria do ano de 1875, respeitante a José :



" Aos trinta e um dias do mes de janeiro do ano de mil oitocentos e setenta e cinco, nesta igreja paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Caria, concelho de Belmonte, diocese da Guarda, baptizei solenemente um individuo do sexo masculino, a quem dei o nome de José , e que nasceu nesta freguesia, ás duas horas da manhã do dia quatorze do mes e ano supra, filho ligitimo primeiro de nome de José de Matos Antunes, lavrador, e de Alexandrina Vicencia, empregada no serviço da casa, ambos naturais desta freguesia, nela recebidos, paroquianos e moradores, neto paterno de António de Matos e de Maria dos Santos , e materno de José Victorino e de Vicencia Siqueira . Foi padrinho José Gonçalves , casado, e madrinha sua mulher Maria Vicencia, paroquianos e moradores, os quais todos sei serem os próprios. E para constar lavrei em duplicado este assento, que , depois de ser lido e conferido perante os padrinhos, o não assinaram por não saberem escrever. Era et supra.

O Prior , António Gomes Pinheiro "





Mais uma vez o meu muitissimo obrigado.


Com os meus melhores cumprimentos

Rui Filipe Antunes

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#250627 | manuelr | 27 feb 2010 17:12 | In reply to: #250616

Caro Rui Filipe Antunes

Sendo assim, José de Matos Antunes é filho do 1º António de Matos e dado o ano de batismo de José, seu bisavô, este deve ser filho do 1º casamento de José de Matos Antunes com Alexandrina Vicência. Mas isso é fácil de confirmar pelos registos. Eu só devo voltar a Castelo Branco para a Páscoa.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#250649 | MariaDavid | 28 feb 2010 00:08 | In reply to: #250627

Olá, caríssimo Manuel Rolão

Então está por cá? Não tenho ido ao Arquivo por causa deste desgraçado tempo. Se segunda feira abrir um bocado, sou capaz de lá pôr os pés. Ainda fica por Castelo Branco alguns dias? Como tem o meu telefone, ligue-me se lhe der jeito. Gostava de falar consigo.

Abraço
maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#250652 | manuelr | 28 feb 2010 01:48 | In reply to: #250649

Olá Maria David

Vou-me embora hoje às 14H00! Já tinha perguntado por si no ADCB, mas disseram-me que não aparecia hà 2 semanas. Como já são 2 da manhã, amanhã telefono. Como moro a pouco mais de 100 metros do Arquivo, quando não tenho nada que fazer, vou até lá.

um beijo
Manuel Estevam

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#250667 | RUIANTUNES | 28 feb 2010 16:15 | In reply to: #250627

Caro Manuel da Silva Rolão


Pelo que percebo o meu bisavo é fruto de um primeiro casamento do meu trisavo, que tem o mesmo nome do filho, com Alexandrina Vicencia , a listagem que me apresenta diz respeito a um segundo casamento com Ana Fiúza do qual resultou bastantes filhos, este será um outro ramo da minha familia para explorar posteriormente, corrija-me se estiver enganado no meu raciocinio. Mais uma vez, muito obrigado por esta informação toda a respeito dos meus ascendentes. Aos poucos estou a tentar construir a minha árvore genealógica juntando toda esta informação. Muito obrigado .


Com os meus melhores cumprimentos

Rui Filipe Antunes

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#250724 | RUIANTUNES | 01 mar 2010 10:35 | In reply to: #250667

.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#251178 | RUIANTUNES | 08 mar 2010 10:45 | In reply to: #250667

Bom dia


Agradeço a quem tenha mais informações sobre esta familia, e já agora agradeço a quem me possa explicar a origem e a história do apelido Antunes em Portugal. Desde já muito agradecido por qualquer informação dada.


Com os meus melhores cumprimentos

Rui Filipe Antunes

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#251881 | RUIANTUNES | 18 mar 2010 15:08 | In reply to: #251178

Boa tarde


Renovo o tópico na esperança de novas informações. Muito obrigado .


Com os meus melhores cumprimentos

Rui Filipe Antunes

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#252086 | asrosa | 23 mar 2010 14:10 | In reply to: #250649

Caríssima Maria,
pelo que depreendo das suas palavras aqui no fórum é uma utilizadora regular do Arquivo Distrital de Castelo Branco. Não querendo parecer abusador gostaria de lhe perguntar se tem disponibilidade para localizar dois registos de baptismo e um casamento no dito arquivo.

No caso de ter disponibilidade para tal, aqui segue a informação que tenho:
Registo de Baptismo: [061] Maria Thomazia da Silva (Castelo Branco; Sertã; Cernache de Bonjardim) filha de Thomaz da Silva e Theodozia de Jesus que casaram a 11/08/1821 em Cernache de Bonjardim. Casou com Aleixo Antonio em 04/08/1840. Presumo que a data de nascimento se situe entre os anos 1818 e 1824.

Registo de Baptismo: [095] Theodozia de Jesus (Castelo Branco; Sertã; Cernache de Bonjardim) filha de Francisco Martins (desconheço o nome da mãe) casou em 11/08/1821 com Thomaz da Silva em Cernache de Bonjardim. Não tenho mais dados que me permitam apontar uma data com relativa exactidão para o seu nascimento, no entanto baseado em outras pesquisas que efectuei diria que a data do seu nascimento é anterior a 1801.

Registo de Casamento: [156] Francisco Martins (Castelo Branco; Sertã; Cernache de Bonjardim). Não possuo nenhuns dados relativos a este indiviou que permitam apontar a data do seu casamento ou mesmo o nome da sua mulher (o nome da mulher deve constar do registo de baptismo de Theodozia de Jesus) no entanto seguindo a mesma lógica que usei anteriormente diria que a data do seu casamento é anterior a 1801, muito provavelmente anterior à data de nascimento de Theodozia de Jesus.

Antecipadamente grato pela sua atenção,
Sérgio Rosa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#252172 | MariaDavid | 24 mar 2010 23:47 | In reply to: #252086

Caro Sérgio Rosa


Acabei de ver a sua mensagem. Infelizmente para si, já me encontro em Lisboa mas é possível que dentro de mês e meio volte a Castelo Branco. Guardarei os seus dados e logo que retorne ao Arquivo Distrital, tentarei arranjar-lhe a informação que pretende, sem agenda marcada.

Cumprimentos

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#252177 | agp | 25 mar 2010 09:20 | In reply to: #252172

Caros Maria Dadiv e Sérgio Rosa,

No Arquivo Distrital de Castelo Branco só se encontram os seguintes livros paroquiais de Cernache de Bonjardim:

- registos de baptismos de 1855 a 1904;
- registos de casamentos de 1857 a 1904;
- registos de óbitos de 1851 a 1904.

Desconheço se o referido arquivo tem microfilmes respeitantes aos livros de Cernache em depósito no Arquivo Distrital de Lisboa.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#252185 | MariaDavid | 25 mar 2010 14:39 | In reply to: #252177

Caro António Peereira

Embora não directamente interessada, agradeço a sua informação, pois facilita a investigação. muito obrigada.

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#252190 | asrosa | 25 mar 2010 17:09 | In reply to: #252172

Caríssima Maria,
quero desde já agradecer-lhe a sua disponibilidade para me ajudar a localizar os referidos registos. No entanto fui informado pelos serviços do referido Arquivo que o microfilme respectivo aos anos em questão se encontra em muito mau estado dificultando a pesquisa dos mesmos. Resta-me tentar a minha sorte junto do Arquivo Distrital de Lisboa que possui uma cópia do microfilme em questão.

Uma vez mais, muito obrigado pela sua disponibilidade.

Cumprimentos,
Sérgio Rosa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#255782 | RUIANTUNES | 01 jun 2010 17:06 | In reply to: #251881

RENOVO O TÓPICO .

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#256097 | RUIANTUNES | 07 jun 2010 15:03 | In reply to: #255782

RENOVO O TÓPICO .

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#257215 | RUIANTUNES | 25 jun 2010 11:48 | In reply to: #256097

Bom dia, caros confrades,


Renovo o tópico.


Cumprimentos

Rui Filipe Antunes

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#258918 | RUIANTUNES | 19 jul 2010 17:43 | In reply to: #257215

Caros confrades,


Agradeço a quem possa recolher mais informação no ADCB sobre o assunto em questão . Muito obrigado .



Com os melhores cumprimentos

Rui Filipe Antunes

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#259154 | RUIANTUNES | 23 jul 2010 09:12 | In reply to: #258918

RENOVO O TÓPICO.

CUMPRIMENTOS
RUI FILIPE ANTUNES

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#260052 | RUIANTUNES | 06 ago 2010 15:10 | In reply to: #259154

RENOVO O PEDIDO, OBRIGADO .

CUMPRIMENTOS,
RUI FILIPE ANTUNES

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Castelo Branco

#263519 | RUIANTUNES | 06 oct 2010 17:01 | In reply to: #260052

Caros confrades,

Agradeço a quem tenha mais informações a respeito desta familia que me comunique, obrigado .


Com os meus melhores cumprimentos,

Rui Filipe Antunes

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 21:10.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen