Origens da Família Damasceno

This topic is classified in rooms: Brasil | Famílias

Origens da Família Damasceno

#242071 | cassoumeuris | 16 oct 2009 02:29

Meu avô, Felipe Gomes Damasceno, foi criado no sul do estado do Paraná e norte do estado de Santa Catarina no final do século XIX e começo do século XX. Foi barbeiro da Polícia Militar do Paraná, mas também tinha uma alma médica dentro de si, pois criava remédios e os levava a quem precisasse, a qualquer hora. Minha mãe, Helena, nasceu em 12 de dezembro de 1908, e por este motivo, chamou-se Helena Dezembrina Damasceno. Casou-se com Antonio Motta Cassou, de origem luso-francesa, da qual meu nome deriva, porém com um erro de grafia, o Damasceno está sem o "S". Tenho 80 anos, e por já ter descoberto e conhecido muito da família CASSOU, agora estou interessado em desvendar a Família Damasceno. Se alguém souber, algo sobre familiares, pais de Felipe, gostaria de saber. Meu email é cassoumeuris@hotmail.com, e meu orkut é MEURIS CASSOU. Grato

Respuesta

Enlace directo:

RE: Origens da Família Damasceno

#242087 | Luís Neves | 16 oct 2009 11:15 | In reply to: #242071

Caro confrade:

Pelo que tenho averiguado "Damasceno" em Portugal é nome próprio e apelido. Não sei se começou por ser nome próprio e depois "virou" apelido, mas conheço pelo menos um caso em que tal aconteceu. Se não estou em erro "Damasceno" começou por ser nome de santo que as pessoas adoptaram para os seus filhos. O nome completo do santo é S. João Damasceno. No caso do santo "Damasceno" era alcunha (ou apelido de origem toponímica). De facto ele era natural de Damasco, a capital da Síria, e por isso era chamado de "Damasceno".
Eu conto na minha ascendência com um bisavô chamado João Damasceno. Este meu bisavô nasceu em meados do século XIX e, por sua vez, já contava na sua ascendencia com um tio-avô ou um bisavô ou tio-bisavô, neste momento não posso precisar, que, no último quartel do século XVIII, já tinha sido baptizado com o mesmo nome do santo.
Como eles eram naturais de uma terra junto à fronteira com Espanha, Castelo Melhor, concelho de Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda, terra onde em finais da Idade Média existiu uma judiaria, terra ou região por onde entraram, se espalharam e se fixaram muitos judeus espanhois quando de lá, em 1492, foram expulsos pelos Reis Católicos, tenho-me perguntado se não haverá algum significado especial no acto de baptizar uma criança com o nome de S. João Damasceno: é que S. João Damasceno, sendo natural de Damasco, na Síria, acabou por viver uma boa parte da sua vida (e falecer) num mosteiro na Palestina.
Cumprimentos,

Luís de Campos Teixeira Neves

Respuesta

Enlace directo:

RE: Origens da Família Damasceno

#284421 | fernanda damaceno | 10 ago 2011 19:47 | In reply to: #242087

OI,VC PODE ME DIZER ONDE NASCEU SEU BISAVÓ?

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 30 jun 2024, 13:25.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen