João Gomes (de Abreu) Alcaide-Mor de Alegrete

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

João Gomes (de Abreu) Alcaide-Mor de Alegrete

#242090 | apsotomayor | 16 oct 2009 11:55

Caros Confrades.

Será que alguém já investigou este João Gomes que foi Alcaide-Mor de Alegrete, Couteiro e defensor da Coutada da Ribeira de Arronches em finais do século XV?
A minha questão é tentar averiguar a que ramo de Abreus é que o mesmo pertence, uma vez que o genealogista Avelar Portocarreiro afirma ter visto um documento em que o mesmo é mencionado pelo nome de João Gomes de Abreu.
Agradeço desde já o eventual interesse que esta minha pergunta possa suscitar.

António Pedro Sottomayor

Respuesta

Enlace directo:

RE: João Gomes (de Abreu) Alcaide-Mor de Alegrete

#242159 | SUÃO | 17 oct 2009 09:57 | In reply to: #242090

Caro António Pedro Sottomayor,

Não leve a mal a minha dúvida, mas não acha que "a porca não bate com a perdigota"?

Eu cá não creio que o couteiro da ribeira de Arronches João Gomes fosse alcaide-mor de Alegrete, João Gomes de Abreu ou não!

Com os meus cumprimentos,

Miguel Côrte-Real

Respuesta

Enlace directo:

RE: João Gomes (de Abreu) Alcaide-Mor de Alegrete

#242168 | apsotomayor | 17 oct 2009 15:08 | In reply to: #242159

Caro Miguel Côrte-Real.

Embora não seja esse o interesse da minha questão, a haver engano, o facto tem mais de 500 anos!
Está registado na Chancelaria de D. Manuel, conforme descrição abaixo:

Nível de descrição Documento simples
Código de referência PT/TT/CHR/K/44/108-594
Título: João Gomes, alcaide-mor da vila de Alegrete, nomeado couteiro, guardador e defensor da coutada na Ribeira de Arronches, termo dessa vila.
Datas 1489-09-07
Localização física Chancelaria de D. Manuel I, liv. 44, fl. 108

Sempre ao dispor,
com os melhores cumprimentos,

António Pedro Sottomayor

Respuesta

Enlace directo:

RE: João Gomes (de Abreu) Alcaide-Mor de Alegrete

#242235 | SUÃO | 18 oct 2009 17:20 | In reply to: #242168

Caro António Pedro Sottomayor,

Não posso desde já afirmar que o referido "facto com mais de 500 anos!" NÃO CHEGARÁ A TER 15 ANOS..., mas 2ª feira dir-lhe-ei se a minha convição se confirma ou não.

Entretanto atrever-me-ia a dizer-lhe que estou mais virado para que o couteiro guardador da ribeira de Arronches, João Gomes, fosse apenas alcaide m.or (abreviatura de morador) na vila de Alegrete. Nestes sumários da chancelaria de D. Manuel, as deficientes leituras paleográficas são inúmeras: uma das últimas é a que teve como consequência aparecer num livro recentemente publicado um singular e inédito cargo que, evidentemente, nunca existiu em Portugal: o de "escudeiro-mor". No fundo não era mais do que o resultado duma precipitada leitura que leu "escudeiro m.or na vila de" tal por escudeiro mor.

Depois o informarei da correcção ou não da leitura.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Côrte-Real

Respuesta

Enlace directo:

RE: João Gomes (de Abreu) Alcaide-Mor de Alegrete

#242240 | apsotomayor | 18 oct 2009 19:14 | In reply to: #242235

Caro Miguel Côrte-Real.

Esse João Gomes de Abreu, irmão de um Diogo Gomes de Abreu foi, segundo o genealogista Bernardo do Avelar Pimenta Portocarreiro, logo secundado anos mais tarde por Manso de Lima, Alcaide-Mor de Alegrete. Se ele também foi Couteiro da ribeira de Arronches eles não o referem, e para mim, não passa de um pormenor menos relevante, uma vez que o que pretendia era conseguir estabelecer a eventual ligação genealógica aos Abreus de Regalados, que faria grande sentido no estudo que estou a desenvolver. No entanto, se se verificar existir erro na leitura documental, é sempre bom poder corrigi-lo, para que não se propague indefinidamente.

Os melhores cumprimentos,

António Pedro Sottomayor

Respuesta

Enlace directo:

RE: João Gomes (de Abreu) Alcaide-Mor de Alegrete

#242244 | SUÃO | 18 oct 2009 19:50 | In reply to: #242240

Caro António Pedro Sottomayor,

Eu compreendi a razão de ser do seu post.

Mas desculpará, esse pormenor foi o que me interessou e fez intervir.

Estamos num espaço público. Alertar para incongruências deste tipo é importante para os mais novatos e ingénuos nestas lides irem despertando o sentido crítico, e, assim, poderem distinguir pistas de investigação de simples atoardas, sem o mínimo cabimento.

A ligação genealógica deixo-a consigo, pois não tenho dados que permitam sustentá-la e sei bem a imensa e inglória trabalheira que ela pode acarretar.

Votos de bom sucesso nas suas investigações,

Miguel Côrte-Real

Respuesta

Enlace directo:

Confirmado: João Gomes, alcaide-mor Alegrete, couteiro da ribeira de Arronches

#242573 | SUÃO | 22 oct 2009 20:03 | In reply to: #242240

Caro António Pedro Sottomayor,

Venho confirmar a leitura do documento em epígrafe.

Como "quem não arrisca não petisca", agora só me resta, publicamente, engolir o meu atrevimento!

Parte do registo original está em mau estado de conservação, mas fica claro que João Gomes [....] da casa de D. Manuel, alcaide mor da nossa vila de Alegrete, teve mercê de couteiro, guardador e defensor da coutada da ribeira de Arronches.

Donde se prova a espantosa capacidade que a realidade (neste caso fronteiriça) tem para nos surpreender (neste caso pelo menos a mim), e se confirma o pensamento de Herculano: para os tempos medievais quase tudo é local e diverso.


Aliás este “Joham Guomez alcaide moor” de Alegrete surge de novo assim nomeado na carta régia que D. Manuel concedeu à mesma vila em 09.03.1498, proibindo alguém de trazer gados nos coutos e rossios da dita vila, à excepção de bois de lavoura, reformulando deste modo um dos capítulos de que a citada vila se agravara em Cortes, pois que do mesmo alcaide-mor recebia “muyta hopressam e fadiga (… ) [em] criar muyto gaado, scilicet, vacum e ovelhas e cabras e asy muytas eguoas com o que estruee os pãaes e vinhas e coutos da dicta villa”, trazendo os seus gados nos coutos e rossios da dita vila (TT, Chª D. Manuel, liv 31, 124v).

Em 07.03.1499, “Joham Gomez”, alcaide-mor de Alegrete, esteve presente nas cortes de Lisboa que juraram o Príncipe D. Miguel, tendo-se ajoelhado e beijado a mão no mosteiro de S. Domingos (TT, Cortes, maço 4, doc. 5).

Em 10.06.1502 já era alcaide-mor de Alegrete “o filho de Joam Gomez” (TT, Gaveta 20, maço 6, doc. 8).


Com os meus cumprimentos,

Miguel Côrte-Real

Respuesta

Enlace directo:

RE: Confirmado: João Gomes, alcaide-mor Alegrete, couteiro da ribeira de Arronches

#242985 | apsotomayor | 27 oct 2009 19:45 | In reply to: #242573

Caro Miguel Côrte-Real.

Peço desculpa pela demora na resposta. Agradeço-lhe o trabalho a que se deu, verificando o cargo de João Gomes, e ainda acrescentando-lhe um pouco mais de informação interessante, e que eu desconhecia.

Ao seu dispor,
com os melhores cumprimentos,

António Pedro Sottomayor

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 19:03.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen