Gostaria de saber mais

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

Gostria de saber mais

#245258 | ines duque | 01 dic 2009 00:14

O meu nome é João Manuel Bragança Belard Pedrosa Alves e estou, com a Inês Duque, a usar este forum para tentar saber alguma coisa mais sobre o meu avô materno e a sua família. Sou neto do Gabriel de Moura Belard, já referenciado pela confrade Maria Isabel. Ao que sempre me contaram este meu avô ter-se-à zangado com os pias ainda novo tendo ido para África, primeiro Angola, depois Moçambique. Ando a tentar saber o que puder acerca dele. O Pai dele era Velard, ou belard, com roças em S.Tomé, e mãe Maria Beatriz de Moura belard. Se houver alguém que possa ajudar-me muito ficaria grato.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gostria de saber mais

#245262 | NISGM | 01 dic 2009 01:38 | In reply to: #245258

Eu é que gostava de saber (parabéns pelo título de tópico tão sugestivo) qual é o interesse em criar mais um tópico igualzinho a outro que sabe perfeitamente que existe, em vez de acrescentar lá a sua mensagem de forma a completá-lo?

O Genea tem para cima de um milhão de mensagens pelo que talvez valesse a pena que não se fizesse uma utilização selvagem enchendo-o de mensagens repetidas todas iguais umas às outras, em vez de aproveitar as já existentes para as complementar.

Se a coisa se justifica quando se fala de tópicos às vezes com anos de intervalo, já com horas confesso não perceber a lógica, a não ser a de encher o servidor e o tempo de pesquisa e leitura dos outros.

Atentamente, nuno de m.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gostria de saber mais

#245335 | ines duque | 01 dic 2009 23:38 | In reply to: #245262

Caro confrade Nuno M.Eu,Ines Duque só estou a tentar dar uma ajuda ao sr.Joao Manuel Bragança Belard Pedrosa Alves,em conseguir encontrar a sua familia directa dos Belard.Uma vez que o tempo os separou e por motivos entre o seu avo Gagriel Moura Belard e a mae dele,nada sabe o joao deles.Nao era minha intençao encher o servidor.Ines Duque.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gostria de saber mais

#245338 | NISGM | 02 dic 2009 00:06 | In reply to: #245335

Cara Confreira Inês Duque,

E em que é que essa vontade louvável impede o uso do tópico que já tinham criado sobre o mesmo assunto?

Desde a Metafísica do Aristóteles que se sabe que todo o homem quer saber. Começa assim o livro Alfa Maiúsculo do filósofo estagirita.


Vai daí gostava de saber porque terá intitulado o seu tópico sobre Belrads com um título tão sugestivo como "Gostaria de saber mais", não era melhor chamar-lhe Belard ou coisa assim.


Não seria mais fácil que algum Belard desse com o tópico com um título desse género? Já reparou (basta perder um bocadinho a navegar pelo genea) que existe ali em cima um motor de pesquisa interna onde pode descobrir todas as mensagens que já foram editadas introduzindo no campo de pesquisa uma palavra sugestiva?

Acha mesmo que um dia desses chega aqui um Belard ou alguém que conheça a família e se lembra de procurar dois tópicos intitulados "gostaria de saber mais" para descobrir gente que andasse à procura da família dele? O Genea tem mais de um milhão de tópicos. Acha mesmo que um Belard acharia que um tópico "Gostava de saber mais" não teria uma probabilidade de que fosse sobre a família dele muito, muito, muito, muito, muito remotíssima.

Sei perfeitamente que estou a ser uma absoluta cavalgadura, mas custa-me como utilizador perder tempo todos os dias com mensagens que só com uma enormíssima dose de sorte têm alguma hipótese de vir a obter sucesso. Sei também que as estratégias para tentarem obter informação é dos utilizadores, mas em boa parte dos casos garanto que não vão a lado nenhum.

Não pq não exista informação (em muitos casos é assim) mas porque os utilizadores se limitam a encher o site sem ao menos perderem um bocado de tempo a tentar perceber como isto funciona ou a tentarem perceber o tipo e níveis de informação e de serviços que funcionam. Sem uma estratégia que ajude ao sucesso. Podia olhar para o lado, a perda de tempo é vossa, mas de tantos em tantos dias é mais forte do que eu.

Atentamente, nuno de m.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Boa noite.

#245344 | ines duque | 02 dic 2009 00:51 | In reply to: #245338

Boa noite.Desculpe toda esta trapalhada e tirar o seu precioso tempo.Acontece caro confrade e para que fique no seu conhecimento,eu sou menbro deste forum já a alguns anos.Mas,como tenho uma vida profissional das 9h as 1h da manha todos os dias,de facto nao tenho realmente e inflizmente muito tempo para vir aqui.Fiz muita pesquisa na biblioteca publica aqui nos Açores e em que contribui para o grande livro de pesquisas das familias dos Açores.Ó seja,nao me parece que seja alguma ignorancia da minha parte,mas falta de pratica aqui neste forum devido a uma ausencia minha durante anos.Meu caro confrade,eu tambem nao lhe pedi directamente a si o seu mais precioso tempo.Mas desculpe mais uma vez.Sabe,faço pesquisas desde os meus 16 anos,hoje tenho 39 e uma profissao na saude daqual me tira realmente muito tempo e daqual nao me posso enganar.O que eu estava a pedir e se calhar pedi da pior forma é de alguem que tem 52 anos e procura primos directos.Com muita pena e por causa de ralhos antigos entre uma mae e um filho.O sr. joao manuel bragança balard pedrosa alves foi impedido de saber de todo esse ramo directo.Nada do outro mundo,penso eu.E como devem andar cá todos vivos,poderia ser alguem aqui neste forum com mais sensibilidade e conhecimentos saber alguma coisa.Atenciosamente Ines Duque

Respuesta

Enlace directo:

Boa noite

#245348 | ines duque | 02 dic 2009 01:27 | In reply to: #245344

A todos uma boa noite.Eu,Ines Duque menbro deste forum venho vos pedir ajuda em alguma informaçao desponivel sobre a familia balard.Passo a ser mais especifica:O sr.Joao manuel Bragança Balard Pedrosa Alves,jornalista com 52 anos ,neto de Gabriel Moura Balard e de dona Maria beatriz Moura Balard .Gostaria de saber,casso haja algum amavel confrade com alguma informaçao desta familia.Ele Joao,nasceu em Africa e nada sabe da familia mais directa em portugal.Neste momento encontra-se nos Açores,ilha Terceira.Peço desculpa tirar o tempo de alguem,mas como sao datas mais recentes,sao avos e nada ele sabe,agradecia alguma ajuda.Ines Duque.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Boa noite

#245368 | NISGM | 02 dic 2009 12:12 | In reply to: #245348

Bom dia, tem razão, com a experiência toda que descreve, de facto, era escusado eu ter intervindo nesta altura. boa sorte na busca. Atentamente, nuno de m. e

Respuesta

Enlace directo:

RE: Boa tarde

#245380 | ines duque | 02 dic 2009 15:19 | In reply to: #245368

Meu caro confrade Nuno.Nao fique tao zangado comigo.Eu sei que nao há milagres,apenas queria ajudar uma pessoa a procura da sua familia belard nada mais.Pensei que talvez por aqui que fosse possivel alguma coisa.Até porque já partilhei aqui neste espaço muita informaçao dos Açores e lá por isso nao me caiu os parentes na lama.Pena minha de nao ter mais tempo para isto.Sempre achei que quem era de letras eram os verdadeiros cranios,eu cá a minha modesta inteligencia só deu para ciencias.Mas em sinal de treguas,faço aqui um convite.Venha aos Açores e vai ver que vai gostar muito.Um abraço Ines Duque.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gostria de saber mais

#245383 | M.Ribeiro | 02 dic 2009 16:09 | In reply to: #245258

Caros João Manuel e Inês

O sobrenome/apelido Belard não é um nome comum. Pode figurar como título de um tópico para ver se chama a atenção de alguém nos Açores, é minha sugestão.

Cumprimentos.

Marli Ribeiro
Brasil

Respuesta

Enlace directo:

RE: Muito obrigado

#245426 | ines duque | 02 dic 2009 23:36 | In reply to: #245383

Minha cara confreira marli.Agradeço muito a sua sugestao.Esta familia belard nao é comum,mas apenas é do continente Portugues e nao dos Açores.O sr. joao Manuel Bragança Belard Pedrosa Alves, vive nos Açores onde é jornalista.Esta familia tem um cruzamento por vias de matrimónio com os Manteros.Que estes sim nada tendo com este nome por sangue acabou por adoptar.Muito obrigado pela sua ajuda.Um abraço Ines Duque.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Boa noite

#245427 | ines duque | 02 dic 2009 23:39 | In reply to: #245368

Meu caro confrade.Mais uma vez desculpe por lhe ter irritado.Embora,nao saiba bem o seu nome,Nuno M,será de mantero.Era engraçado como o mundo derrepente poderia ser tao pequeno aos nossos olhos.Atenciosamente Ines Duque.

Respuesta

Enlace directo:

familia Belard

#245432 | ines duque | 03 dic 2009 00:14 | In reply to: #245426

Nesta vontade de saber mais acerca dos meus avós maternos e depois de muitas perguntas, algumas das quai, sem resposta pude apurar que meu avô, Gabriel de Moura Belard tinha uma irmã, Maria Gabriela de Moura Belard que terá contraído matrimónio com um Mantero. Soube ainda – não consigo confirmar – que este Mantero, que contraiu matrimónio com Maria Gabriela de Moura Belard, adoptou o apelido da mulher passando a Mantero Belard. Ou seja, pelo pouco que até aqui pude saber, o apelido Belard deveria ter “morrido” em meu avô Gabriel de Moura Belard já que não teve nenhum filho varão, apenas três filhas. O apelido ter-se-ia mantido até hoje por via desse casamento entre a sua irmã e o senhor Mantero que teria adoptado o apelido da mulher, ou seja Belard. Pelo que, a confirmar-se esta realidade, os Belard que hoje existem não serão verdadeiramente Belard, mas Belard Mantero. Não sei se estes factos poderão ajudar-me a saber mais sobre os que estão para trás de meu avô Gabriel cuja mãe se chamava Maria Beatriz de Moura Belard.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ola

#245503 | ines duque | 04 dic 2009 00:14 | In reply to: #245383

Minha cara confreira Marli.Eu recebi no meu mail a informaçao que fui respondida por si,mas de facto fui ao forum e nao encontrei nemhuma resposta sua.Por isso deduzi,que por um erro de informatica,seria?,nao ficou registado a sua informaçao.Um abraço Ines Duque.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ola

#245525 | M.Ribeiro | 04 dic 2009 11:10 | In reply to: #245503

Cara Ines Duque

Depois da sugestão de abertura de tópico que dei acima com o sobrenome/apelido Belard, não escrevi mais nada. Como você colocou 2 respostas, uma deve corresponder ao aviso do Geneall.

Marli

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ola

#245959 | aeiou2 | 14 dic 2009 09:26 | In reply to: #245525

Um tópico

Respuesta

Enlace directo:

Belard

#252191 | belard | 25 mar 2010 18:04 | In reply to: #245258

Meus caros João Manuel Bragança Belard Pedrosa Alves e Inês Duque,

Não sei se depois de tanto tempo ainda irão ler esta resposta, mas para provar que mesmo com um tópico tão generalista ... :) ... o vosso pedido de ajuda acabou por chegar a bom porto aqui estou eu a disponibilizar-me para dar uma ajuda no que puder.

Chamo-me Luís Belard da Fonseca e sou sem dúvida um primo bastante afastado do João Manuel Bragança Belard Pedrosa Alves. O que vos posso dizer, para já, é quie os Belards portugeses descendem todos de um senhor espanhol, D. Francisco de Assis Velarde e Romero, nascido em Cádiz em 1823, e que foi para S. Tomé por motivos políticos (segundo se diz), tornando-se aí um grande proprietário e agricultor.

Este D. Francisco de Assis Velarde y Romero (notem que Romero era o apelido da mãe, que os espanhóis usam em último lugar, embora aos filhos transmitam, como nós, o apelido paterno) passou a assinar em S. Tomé Francisco de Assis Belard, não sei bem por que razão - uns falam em razões políticas, outros dizem que seria mais fácil (?) em S. Tomé dizer "Belard" do que "Velarde"... O que sei é que em certas regiões de Espanha, no séc. XIX, as grafias Velarde e Belard parecem ser ambas possíveis para o mesmo apelido.

D. Francisco de Assis Belard teve uma filha, D. Margarida, que casou com o governador de S. Tomé, General António Joaquim Gomes da Fonseca, dos quais descendem todos os Belards da Fonseca, incluíndo a minha pessoa; mas teve também um filho, chamado Francisco como o pai (para complicar as coisas...) e que é normalmente referido como Francisco Belard Júnior, ou Francisco Velarde Júnior. Na família chamavam-lhe, à espanhola, Paquito Belard.

Suponho que seja este Francisco Belard Júnior o pai, ou avô, do Gabriel de Moura Belard, avô do João Manuel Bragança Belard Pedrosa Alves. Não tenho neste momento acesso a alguns papéis de família onde talvez tenha mais alguns elementos (mudei de casa e ainda tenho muita coisa encaixotada...), mas sem dúvida que o tronco da família é este: Velardes ou Belards em S. Tomé só havia estes.

Se me quiserem contactar directamente, podem usar o e-mail l.belard@netcabo.pt que eu responderei sempre. Posso até disponibilizar fotografias que tenho do D. Francisco de Assis Velarde y Romero...

E fico muito satisfeito por encontrar mais um primo que me pode ajudar a preencher lacunas na genealogia da família.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 09:32.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen