Família Fernandes - Montemor o Velho

This topic is classified in rooms: Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões

Família Fernandes - Montemor o Velho

#245569 | ferher | 04 dic 2009 22:46

Boa noite, bom dia, boa tarde,

Sou brasileiro e estou buscando informações quanto a minha ascendência em Portugal. Mais especificamente busco o registo (ou registro) de nascimento de meu avô materno, José Fernandes.
Transcrevo os dados que disponho abaixo, todos foram retirados de documentos brasileiros. Agradeço a todos que puderem e quiserem colaborar.

JOSÉ FERNANDES (registo desejado)
Suposta data de nascimento: 08/01/1921
Suposto local de nascimento: Montemor-o-Velho (não encontrei informação quanto a freguesia)
Chegada ao Brasil: 24/05/1922 em Santos no navio Almanzora, procedente de Lisboa.
Chegou junto com irmão, Antonio Fernandes, de 4 anos que, portanto, deve ter nascido por volta do ano 1918.

Filiação:
JOAQUIM FERNANDES (nascido por volta do ano 1897, chegou ao Brasil (Santos) em 24/05/1922 com 25 anos, local desconhecido).
MARIA RAFAEL (nascida por volta do ano 1896, chegou ao Brasil (Santos) em 24/05/1922 com 26 anos, local desconhecido).

Avós paternos:
MANOEL FERNANDES
TERESA CARIJONAS

Não obtive sucesso na busca do assento de nascimento (José Fernandes) na Conservatória de Montemor-o-Velho e outras tantas que solicitei por meio de e-mail. Pergunto: o registo de nascimento era obrigatório a essa época, ou poderia ser substituido pelo de Baptismo?

Acho difícil que meu avô, com um ano de idade, tenha viajado sem ter sido batizado, visto que nossa família é católica e, nessa época, havia o tal temor das crianças morrerem antes do baptismo.

Bom, mas e se ele só tiver sido batizado onde posso iniciar minhas buscas? Paróquias, Igrejas? Elas tem banco de dados na Internet? hehe...

Obrigado mais uma vez, e sucesso a todos em suas buscas.

Fernando Hernandez
PS: O Hernandez é espanhol... Mas isso vai ser uma outra busca.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Fernandes - Montemor o Velho

#245610 | silvestre | 05 dic 2009 16:32 | In reply to: #245569

Montemor-o-Velho tem 14 freguesias... com alguma sorte, talvez o JOAQUIM FERNANDES tenha nascido na principal freguesia e o seu registo de baptismo esteja no Arquivo da Universidade de Coimbra. No seu lugar começaria por aí.
Se o seu avô, JOSÉ FERNANDES, nasceu em 1922, o registo dele foi feito na Conservatória de Registo Civil e não na paróquia da freguesia, tal como o casamento dos pais.
Cumprimentos
Vera V

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 20 sep 2024, 22:36.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen