Informação sobre Irmãos de Ascendentes

This topic is classified in rooms: Arquivos | Formação

Informação sobre Irmãos de Ascendesntes

#246105 | CMRSF | 16 dic 2009 21:51

Caros Confrades

Na investigação que tenho feito, sobre a ascendência de familiares, tenho me deparado com uma dificuldade que consiste em saber se bisavós, trisavós e tetravós tinham irmãos. Acreditando que em alguns casos sim, como poderei saber o nome destes? Como poderei saber se os tetravós para além dos trisavós tinham mais filhos ou se os trisavós para além dos bisavós também tinham outros filhos. Haverá algum modo de obter esta informação?
Apelo à vossa experiencia, pois a minha ainda é a de principiante.

Os meus Cumprimentos

Carlos Silva da Fonseca

Respuesta

Enlace directo:

RE: Informação sobre Irmãos de Ascendesntes

#246107 | Mavasc | 16 dic 2009 22:26 | In reply to: #246105

Caro confrade

Só procurando nos arquivos! Se um seu trisavô baptisou um filho em determinada paróquia, o normal é ter baptisado os outros no mesmo sítio. Terá que ter muita paciência e correr os paroquiais dos anos em que houver possibilidades de encontrar todos esses familiares. Ou então recorrer á memória dos familiares mais idosos e confirmar as indicações que lhe forem dando.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Respuesta

Enlace directo:

RE: Informação sobre Irmãos de Ascendesntes

#246109 | M.Ribeiro | 16 dic 2009 22:48 | In reply to: #246105

Caro Carlos

Quando pesquisar na freguesia de nascimento de um ascendente , é preciso ficar atento aos nomes dos pais . Desta maneira, em pesquisas online na freguesia de Campelo, Porto, onde havia nascido o meu avô, foram encontrados os registros de mais 5 filhos, com intervalos em torno de 1 ano.

Também pelos nomes dos pais foi que recebi o processo de emissão de passaporte de outro tio-avô enviado pelo Arquivo Distrital de Braga. Não foi encontrado o do meu avô, que era o que eu havia pedido, mas me mandaram do irmão dele, baseados nos nomes dos pais de ambos. Após o nome sempre vem a naturalidade, e então não há erro.

Então, é ficar atento aos nomes dos pais na hora da pesquisa.

Cumprimentos.

Marli Ribeiro
Brasil

Respuesta

Enlace directo:

RE: Informação sobre Irmãos de Ascendesntes

#246132 | MariaDavid | 17 dic 2009 16:13 | In reply to: #246105

Caro Carlos Silva da Fonseca

Eu própria, muitos anos atrás, me confrontei com a mesma situação. Foi então que recebi um sábio conselho de um grande genealogista brasileiro, em que ele me sugeria o seguinte: "fazer a varredura completa", palavras dele. Eu explico.

Vou pegar num exemplo fictício, para ilustrar a dita varredura completa:
Imagine um sujeito (pode ser seu avô) cujo nome é António Ribeiro Gomes Rodrigues da Silva, nascido em 1884, na freguesia de S.Tiago de Penamacor. Você até sabe que ele foi o primeiro filho dos seus bisavós.
Arranja um caderno/bloco onde vai colocar todas as suas pesquisas. Começa na primeira folha do Livro de assentos de baptismo de 1884 e vai lendo, registo após registo, todos os baptismos e anota (mesmo que não saiba se são seus parentes) todos os assentos em que apareçam quaisquer dos apelidos acima referidos - Ribeiro, Gomes, Rodrigues, Silva - embora a sua preocupação seja encontrar os nomes dos seus bisavós e o tal registo de baptismo do seu avô.
Logo que encontra o registo do seu avô, tem na sua posse dados sobre os nomes dos seus bisavós, eventualmente trisavós, freguesias das suas naturalidades, etc. A sua meta é sempre avançar no sentido da sua ancestralidade directa, por isso "esqueça" de momento aquela quantidade enorme de nomes que vai guardando. Ao fim de um certo tempo, depois de já estar na posse de dados dos seus antepassados, dedique um dia para "arrumar" ideias.
Vá ao seu bloco e comece a ler, devagar, o que lá está escrito. Como já está familiarizado com alguns dos seus antepassados, vai confrontar-se, em dados momentos, com a alegria de descobrir que já tem em carteira bastantes colaterais. A sua preocupação inicial não foi encontrar colaterias mas eles foram já detectados por si quando começou numa ponta dos Livros Paroquiais e foi até ao fim. Claro que isto representa muito tempo dedicado ao assunto e nem sempre dispomos desse tempo ou a ânsia de avançar encurta caminhos. Pela minha parte, consegui restabelecer "quase" a totalidade dos meus colaterais. Digo quase porque pode acontecer haver registos em outras freguesias que não as plausíveis e nós desconhecermos. Isto é, na verdade, um lotaria.

Posso contar-lhe um caso interessante passado comigo. Eu pesquisava a freguesia de S.Pedro, na Covilhã, em busca de um antepassado. Sabia que pais, avós, bisavós, tios, eram todoas daquela freguesia, assim como os respectivos casamentos e óbitos. O antepassado que eu procurava tinha um irmão, igualmente baptizado em S.Pedro. Logo, concentrei todo o meu esforço em S.Pedro e...nada! Resolvi partir para outras buscas, de outros antepassados. Sabia que uma dada 7ª avó fora baptizada em S.João de Malta, da Covilhã. Fui à procura dela. e de repente, começam a aparecer, de dois em dois anos, os restantes irmãos do tal antepassado e ele próprio. Isto é, por uma qualquer razão que não chegou até mim, o casal deve ter mudado de residência e foi tendo os filhos numa outra freguesia que não a esperada. Mais tarde, regressou à "base", ou seja, freguesia de S.Pedro, onde continuou a baptizar o resto da filharada.
Percebe porque nunca podemos dar como certa ou concluída uma determinada pesquisa?

Os procedimentos quanto aos baptismos devem ser complementados com as pesquisas sobre casamentos. Também aqui pode confrontar-se com mais que um casamento para um dado indivíduo. Isto leva-o a saber novos nomes e por arrastamento, meios irmãos. O importante é ter o seu próprio método de investigação, criar os seus mecanismos de registo.
A título de curiosidade, posso adiantar-lhe o meu. Arranjei daqueles cadernos, em espiral, que têm várias cores, em quadrículado; marcadores/separadores adesivos de várias cores, onde se pode escrever. Quando vou pesquisar, por exemplo, um microfilme, ao alto da folha, em cabeçalho, escrevo o número do microfilme, o item 1, o Livro, ao lado a freguesia, concelho e distrito.
Por baixo, começo todas as anotações de registos: nome, data de nascimento e/ou baptismo, nomes dos pais e avós, folha onde se encontra.
Quando mudo de item, faço o cabeçalho correspondente; quando mudo de microfilme, acrecento o tal adesivo/separador, com as indicações respectivas. Deste modo, guardo tudo o que vou encontrando. De vez em quando, pego nos cadernos e vou inspecionar o que recolhi. E descubro, assim, que sem ter como objectivo inicial a procura de colaterais, eles ali estão, quietinhos, à espera que eu trabalhe as respectivas informações.

Espero ter dado uma pequena ajuda.
Cumprimentos

Maria

PS: NUNCA esqueça de anotar os seguintes elementos : Número do microfilme (se for o caso), número do item, Livro e número (B, C, O, M - baptismos, casamentos, óbitos, mistos), número da folha onde está o assento. Isto poupa-lhe tempo quando precisar de tirar uma fotocópia ou rever informações. Por outro lado, todos estes dados que enumerei constituem as fontes e sem elas, NENHUMA genealogia tem credibilidade. As fontes permitem comprovar, por qualquer pessoa, que a genealogia investigada está correcta.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Informação sobre Irmãos de Ascendesntes

#246133 | Manitu | 17 dic 2009 17:32 | In reply to: #246132

Caro Confrade
Carlos da Silva Fonseca

Na realidade terá que ter muita paciência, e todas as ajudas que teve irão decerto ser bem acolhidas, mas pela minha experiência, tendo ao consultar determinado livro de Baptismos, verificar se existem, no início ou no fim, os índices de baptizados, e aí se houver, será só procurar em todas as letras, nomes que correspondam com os respectivos pais.
Normalmente a seguir aos nomes dos pais, encontra-se a página do respectivo assento, depois se verá !
Também parto de outro parâmetro, que é ao saber, a data de matrimónio dos pais, desfolhar paulatinamente (aqui está a paciência que lhe mencionei), e sensivelmente de o 1º. filho deverá por norma encontrar no 1º ano e meio após o casamento, depois talvez de dois em dois.
Se encontrar, um registo de baptismo, onde é mencionado, que o baptizando é segundo de nome, isto é, aquele casal já teve um filho com esse nome, deverá procurar nos óbitos anteriores à data desse baptismo, que decerto encontrará o falecimento do 1º. de nome.
Como lhe devo dizer, não há regra sem excepção, mas...

Pelo menos tentei ajudá-lo em alguma coisa, o que já é uma intenção.

Os meus cumprimentos.

Adolfo Conceição

Respuesta

Enlace directo:

RE: Informação sobre Irmãos de Ascendesntes

#246151 | CMRSF | 17 dic 2009 22:49 | In reply to: #246133

Caríssimas Consórores Maria Benedita, Marli Ribeiro e Maria David
Caro Confrade Adolfo Conceição

Muito obrigado pela vossa pronta ajuda.

Fico de todos vós com ensinamentos que "pacientemente" me levaram mais longe nas minhas pesquisas.

De momento já tenho os nomes de Avós, sendo mais fácil saber quem são os irmãos porque alguns ainda são vivos, mas perguntar a outros familiares é sem dúvida importante.

Os irmãos dos bisavôs e trisavós é que vão necessitar de "paciência". Mas os vossos truques, testemunhos pessoais fazem-me acreditar que vou conseguir.

Tudo o que consegui até aos meus trisavós é por meio de registos guardados por familiares que tinham o "bom"vício de guardar todos os papéis e fotos de familiares ascendentes, Porém sei que existem algumas falhas que espero resolver e muito mais para descobrir.

Ainda não tive experiência em Arquivos Distritais. Esperam-me longas e pacientes pesquisas em ADLisboa, ADAveiro com Murtosa e Albergaria no ADCastelo Branco com Conceição-Covilhã e provavelmente em outros ADistritais.

A genealogia é interessante por isto mesmo. Temos sempre mais familiares e factos para investigar e acrescentar.
Este Fórum é sem dúvida um espaço de aprendizagem único em contributos em genealogia.

Muito obrigado(a) uma vez mais.

As minhas saudações a todos.

Carlos Silva da Fonseca

Respuesta

Enlace directo:

RE: Informação sobre Irmãos de Ascendesntes

#246162 | MariaDavid | 18 dic 2009 01:59 | In reply to: #246151

Caro confrade

Este forun é óptimo pois permite, realmente, aprendizagem. Eu mesma já colhi alguns frutos dos ensinamentos aqui disponibilizados. Vim agora novamente à ribalta em virtude da informação que deu sobre as pesquisas que vai efectuar na freguesia da Conceição, na Covilhã. Estou vivamente interessada nas suas ligações genealógicas, pois se os seus apelidos estiverem relacionados com os Silvas e os Fonsecas da Covilhã, há grandes probabilidades de termos ancestrais ou comuns ou colaterais. Caso esteja interessado em trocarmos informações sobre o assunto, pode solicitar o meu endereço de mail ao moderador.

Boa sorte para a sua investigação.

Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Informação sobre Irmãos de Ascendesntes

#246163 | coviantiga | 18 dic 2009 02:38 | In reply to: #246132

Cara Maria
Fiquei curiosa por dizer que seus pais avós e bisavós são daqui da Covilhã.Como sou daqui posso ajudar? a que família pertence?
Se quiser dizer podemos ser até parentes, quem sabe?
M.Alice

Respuesta

Enlace directo:

RE: Informação sobre Irmãos de Ascendesntes

#246181 | MariaDavid | 18 dic 2009 11:38 | In reply to: #246163

Cara Alice

Efectivamente, os meus ancestrais mais próximos no tempo (até cerca de 1700), são da Covilhã. Recuando mais e mais, apanho muitas terras que constituem aquela faixa mais oriental do nosso país que vai desde Portalegre, Castelo Branco, Idanha, Monsanto, Fundão, Covilhã, Belmonte, Penamacor, Sabugal, Guarda, Vila Nova Foz Côa, Pinhel, Celorico da Beira...enfim, reduto tradicional de cristãos-novos.

Os apelidos da Covilhã são, sobretudo:
Henriques
Henriques da Silva
Nunes
Silva
Sousa
Cruz
Lopes
Rodrigues
Mendes
Pereira
Pereira Mendes
Pereira da Silva
Casado
Carvalho
Ferreira
Loução

É bem provável, caso algum destes nomes lhe pertença, que tenhamos algum cruzamento/ligação algures. Também lhe agradeço qualquer informação da sua parte, pois constato, com alguma tristeza, que os meus ancestrais parecem desligados das restantes genealogias aqui postadas. Todos os nomes que vão aparecendo por aqui, com excepção de 3 ou 4 referências da parte de outros confrades, não têm tido ligação aos meus.
O último exemplo tratou-se do apelido Peixeiro. Houve alguma movimentação no Forun sobre este nome e, veja lá, o único Peixeiro da minha família nada tinha a ver com os nomes aqui colocados. Se pesquisar a mensagem correspondente, verá que o meu Peixeiro é "peça" única, pelo menos face ao que aqui foi deixado.

Espero ter ido ao encontro da sua curiosidade. Essencialmente, as freguesias alvo dos meus ancestrais são, na Covilhã, S.Pedro, Sta.Maria, S.Tiago, Conceição, S.João de Malta, Sta.Marinha. As três últimas com reduzidíssimo número de registos que me estejam relacionados.

Aguardarei, com ansiedade, o seu contacto.

Os melhores cumprimentos.
Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Informação sobre Irmãos de Ascendesntes

#246182 | CMRSF | 18 dic 2009 12:04 | In reply to: #246163

Obrigado uma vez mais pela palavras de ânimo.

O meus ancestrais da Covilhã só estão identificados até ao meus bisavós.

SERAFIM LOPES DA COSTA
+ ROSA CÂNDIDA PINTASSILGO
- FELICIDADE CÂNDIDA DA COSTA (ou LOPES DA COSTA), já que em documentos diferentes aparece as duas versões.

A minha avó dizia ser prima muito próxima de Maria de Lurdes Pintassilgo (PM). Já encontrei neste Fórum a ascendência de M.L.P. mas ainda não consegui colar o que encontrei com o que tenho.

Pedi em Lisboa uma certidão da minha avó a 19/11/2009, mas até agora não chegou, apesar de na Conservatória da Covilhã me terem dito que em média levam 2 dias a reenviar para Lisboa os pedidos.

Os meus "Silva" são por enquanto de Lisboa, Alcântara.O Fonseca é de Braga.

As minhas saudações.

Carlos Silva da Fonseca

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 09 jul 2024, 10:59.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen