ALVARO DE ATAIDE, alcaide-mor de Alvor
This topic is classified in rooms: Arquivos | Cargos | Famílias | Pessoas
ALVARO DE ATAIDE, alcaide-mor de Alvor
Caros Confrades:
Na sequência de vários pedidos de esclarecimento que tenho recebido de confrades do Brasil, a que pacientemente tenho respondido, venho levantar um problema que terá algum interesse.
A BD do GENEALL ignora a figura de Alvaro de Ataíde, alcaide-mor de Alvor, e sogro de Vasco da Gama, o Almirante. Quer o seu casamento, quer os filhos que teve, são atribuídos a António de Ataíde, na sequência do que certos nobiliários apontaram. Também as importantes ligações aos ALMEIDA, aos MALAFAYA, e à Casa de Bragança, estão alocadas ao mesmo.
Fica assim no olvido o excelente ensaio histórico de André Pinto Teixeira, publicado sob a direcção de João Paulo de Oliveira e Costa - A Nobreza e a Expansão - Estudos Biográficos - Patrimonia Historica, Cascais, 2000 - em que, nas pgs. 159 - 207, se acha uma excelente análise sobre um nome grande da nossa Expansão - Nuno Fernandes de Ataíde, o nunca-está-quedo, Capitão de Safim.
Este foi filho de Álvaro de Ataíde (e não de António, repetimos), e o autor fez um excelente trabalho de revista de toda a documentação que a ambos diz respeito, e a mais alguns Ataídes, aliás.
São 41 (QUARENTA E UM) documentos régios, dos quais 24 passados em nome de Álvaro de Ataíde, 13 em nome de Nuno Fernandes de Ataíde; destes 37, há que 9 mencionam, em simultâneo, o pai e o filho. Relacionam-se, muitos deles, com a alcaidaria-mor de Alvor, que o GENEALL entrega a António, sem que exista um único documento, ao que julgo, a confirmar essa atribuição.
Acresce o bem conhecido episódio da morte dede ElRey D. João II em casa de Álvaro de Ataíde, em Alvor, que vem detalhadamente descrito em várias crónicas, da autoria de grandes nomes portugueses, e nenhum deles se enganou ao indicar o nome do alcaide e do dono da casa.
Por todos estes motivos, e ainda mais pela enorme importância internacional que a BD do GENEALL tem vindo a adquirir, parece de grande interesse corrigir, da melhor maneira, este equívoco.
Todavia, gostaria de avaliar se não estarei, eu mesmo, a entrar em qualquer tipo de incorrecção, pelo que prefiro colocar o tema em debate público, para maior certeza.
E que nada disto se interprete como de menor primor para a BD do GENEALL, que considero como a melhor do mundo, e que tenho acompanhado e acarinhado desde os seus primeiros dias de vida, e cujos autores aproveito para saudar e agradecer por todo o enorme apoio que prestam ao avanço destas pesquisas em Portugal, e pelo gigantesco esforço em que estão envolvidos desde há anos, com a maior das persistências.
Com os votos de Feliz Natal, e de melhor Ano Novo
Miguel de Sousa
Enlace directo:
RE: ALVARO DE ATAIDE, alcaide-mor de Alvor
Brilhante intervenção !
Um Santo Natal e um magnífico 2010.
José Pedro Castro
Enlace directo:
ALVARO DE ATAIDE, alcaide-mor de Alvor
Caro José Pedro Castro
Agradeço a sua mensagem e retribuo os votos, de todo o coração.
Esperemos também que 2010 traga uma clarificação a esta dúvida que aqui levanto.
Talvez algum estudioso dos Ataíde, ou um familiar directo de Álvaro de Ataíde, possam dar uma achega.
Miguel de Sousa
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 12:35.