Comendador da Ordem de Cristo - como ficar a saber o "porquê"

This topic is classified in rooms: Pessoas

Comendador da Ordem de Cristo - como ficar a saber o "porquê"

#251560 | MMSA | 13 mar 2010 21:50

Meu tetravô Bernardo José Monteiro Torres , então residente em S. Tiago de Castelões, V. N. de Famalicão num registo de baptismo de 1863 aparece referenciado como Comendador da Ordem de Cristo.
Como poderei saber a razão pela qual foi agraciado?
Lembro-me de o meu falecido avô contar que o seu bisavô tinha recebido uma condecoração relacionada com a prisão
do José de Telhado mas a verdade é que nunca encontrei nas biografias do José do Telhado qualquer referência a
algum Monteiro Torres.
Obrigada desde já pelas informações que me possam dar.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Comendador da Ordem de Cristo - como ficar a saber o "porquê"

#251609 | Matilde Souto Pires | 14 mar 2010 19:44 | In reply to: #251560

Caro Senhor

Bernardo José Monteiro Torres,foi comendador da ordem de Cristo em 5-8-1853
Poderá procurar na Torre do tombo no livro :
Registo Geral das Mercês de D.Maria 2ª,livro 42, folha 101-102
----------------------------------
Tambem foi tesoureiro pagador do Distrito de braga em 17-1-1851
e
Administrador do Concelho de Vila Nova de Famalicão em 3-12-1844
----------------------------------
Matilde Souto Pires

Respuesta

Enlace directo:

RE: Comendador da Ordem de Cristo - como ficar a saber o "porquê"

#251611 | MMSA | 14 mar 2010 19:54 | In reply to: #251609

Cara confrade
Muito obrigada pela sua resposta. Coincidência das coincidências: tinha acabado de descobrir no ANTT on line os 6 registos referentes ao meu antepassado quando recebi a notificação de sua resposta à minha questão. Mas como sou novata nestas andanças de pesquisa genealógica agradecia que me informassem se é possível obter fotocópias desses registos e se eles me poderão dar informações adicionais sobre o meu antepassado.
Com os meus cumprimentos
Manuela

Respuesta

Enlace directo:

RE: Comendador da Ordem de Cristo - como ficar a saber o "porquê"

#251617 | Matilde Souto Pires | 14 mar 2010 20:17 | In reply to: #251611

Cara Manuela
Na torre do tombo enviam-lhe as fotocópias á cobrança,mas se tiver facilidade em se deslocar,é mais rápido consultar lá os documentos que pretende e pedir que lhe tirem as fotocópias.
Sugiro que no Arquivo Distrital de Braga é bem possivel que haja alguma inquiriçao de Genere desse seu antepassado,visto tratar-se da freguesia de S. Silvestre de Requiãode Vila Nova de Famalicão
Matilde Souto pires

Respuesta

Enlace directo:

RE: Comendador da Ordem de Cristo - como ficar a saber o

#251619 | roz | 14 mar 2010 20:48 | In reply to: #251609

Cara Matilde Souto Pires

Em vista da ajuda que deu ao outro senhor atrevo-me a fazer uma pergunta semelhante. Foi-me dito por um parente que o meu avo Joaquim Henrique Duarte Ferreira foi comendador da Ordem de Cristo por Decreto de 25/8/1887 mas sem mais informacao. Gostava de saber a razao por que foi distinguido. Ja' procurei na TT On-line mas nao encontrei nada.

Muito agradeco se puder ajudar.
Com os melhores cumprimentos.
M. Rosario

Respuesta

Enlace directo:

RE: Comendador da Ordem de Cristo - como ficar a saber o "porquê"

#251620 | MMSA | 14 mar 2010 20:54 | In reply to: #251617

Cara Matilde
Obrigada pela sua "dica" sobre a inquirição de genere que eu julgava reservada aos candidatos ao sacerdócio. Como não tenho facilidade em me deslocar devido aos meus afazeres de avó, vou seguir primeiro esta via pois sei, por experiência, que no ADB são rápidos a responder. Depois face aos resultados verei o que fazer em relação à Torre do Tombo. Não percebi a alusão a Requião, pois os meus familiares são de Castelões, que julgo ficar nas vizinhanças.
Cumprimentos
Manuela

Respuesta

Enlace directo:

RE: Comendador da Ordem de Cristo - como ficar a saber o "porquê"

#251662 | rijo | 15 mar 2010 11:52 | In reply to: #251560

Cara Manuela,

Penso que temos antepassados comuns. O meu trisavô também se chamava Bernardo José Monteiro Torres e este ramo da família era residente e natural de Ruivaes e Casteloes. Pelas datas o seu tetravô é provavelmente tio do meu trisavô.
Conhece a filiação do seu tetravô?

Pode ver na base de dados do Genea alguns Monteiro Torres:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=478029

De momento não tenho comigo a documentação onde estará o assento de nascimento do meu trisavô para verificar os padrinhos.

Sei também que tenho alguns parentes em Casteloes mas infelizmente não os conheço.

Antecipadamente agradeço a atenção, com os melhores cumprimentos.
Luís

Respuesta

Enlace directo:

RE: Comendador da Ordem de Cristo - como ficar a saber o "porquê"

#251668 | MMSA | 15 mar 2010 12:52 | In reply to: #251662

Concordo consigo - devemos ser parentes e como lhe acontece a si também não conheço os parentes que ficaram por Castelões. Terei todo o gosto em partilhar consigo os dados que já tenho e aqueles que for arranjando nas minhas pesquisas actuais.
O meu avô materno era Arnaldo José Monteiro Torres, nascido em 1893 em Esposende ( a minha Mãe e a minha Tia com 88 e 85 anos conservam memórias familiares de Castelões onde passavam férias em pequenas) e tinha vários irmãos: Francisco, que foi Administrador do Concelho de Barcelos , onde morreu, Rosa, Maria , José Maria, que foi para Lisboa e não me lembro se havia mais. Era filho de José António Monteiro Torres, natural da Póvoa de Varzim e Angelina Correia Machado, casados em Castelões de onde era natural a minha bisavó Angelina.
José António Monteiro Torres era filho de Francisco Manuel Monteiro Torres e Maria Bernardina de Oliveira Soares, casados em 16/2/ 1857 na Capela de Nossa Senhora das Dores, na Póvoa do Varzim e além de José António tiveram Francisco (*27/11/1857), Rosa (*26/3/1859) e José (*9/1/1861- +Barcelos,27/2/ 1944) Será este José o meu bisavô José António? É o que estou a averiguar agora.

Francisco Manuel Monteiro Torres , proprietário, é filho de Bernardo José Monteiro Torres e de D. Antónia Joaquina de Miranda. No registo de casamento não percebo se é natural de Braga(não consta a freguesia) ou se é a Mãe que é natural de Braga. Sua mulher Maria Bernardina d'Oliveira Soares é filha de Francisco Fernandes de Freitas Guimarães e Ana Bernardina d'Oliveira e são todos naturais da Póvoa.

Bernardo José Monteiro Torres , padrinho de sua neta Rosa em 29/3/1859, está então casado com Rosa Joaquina Monteiro Torres.

Estou à espera do processo de genere do Padrinho do meu avô , Padre Francisco Correa Machado ,de Castelões e por lá devo saber mais coisas.
Pode contactar-me para o meu endereço mmsalves@gmail.com
Cumprimentos
Manuela

Respuesta

Enlace directo:

RE: Comendador da Ordem de Cristo - como ficar a saber o

#251681 | rijo | 15 mar 2010 16:17 | In reply to: #251668

Cara Manuela,

Agradeço a sua resposta e vou contacta-la para o seu e-mail.

Com os melhores cumprimentos,
Luís

Respuesta

Enlace directo:

RE: Comendador da Ordem de Cristo - como ficar a saber o

#251824 | Matilde Souto Pires | 17 mar 2010 16:58 | In reply to: #251619

Caro Confrade
Realmente não posso ajudá-lo visto que não me diz o nome do parente do seu Avô.
Não existe ninguem agraciado com a ordem de Cristo com o nome Joaquim Henrique Duarte Ferreira,só encontrei um Aires Duarte Ferreira,capitão. Consulta sobre as suas provanças em 29-7-1750(maço 53,Nº116), sem mais desemvolvimento.
Matilde SoutoPires

Respuesta

Enlace directo:

RE: Comendador da Ordem de Cristo - como ficar a saber o "porquê"

#251825 | Matilde Souto Pires | 17 mar 2010 17:04 | In reply to: #251620

Cara Manuela

Peço -lhe desculpa de ter confundido Requião com Castelões, no entanto são freguesias vizinhas
Matilde Souto Pires

Respuesta

Enlace directo:

RE: Comendador da Ordem de Cristo - como ficar a saber o "porquê"

#251826 | MMSA | 17 mar 2010 17:17 | In reply to: #251825

Cara Matilde
Segui o seu conselho e procurei no ADB mas prontamente me responderem que não tinham nada e aconselhando a procurar na Torre do Tombo. Pedi as fotocópias das folhas respeitantes às nomeações e mercês pois tinha as referências necessárias mas não fui capaz de encontrar nada sobre inquirições de genere por falta de habilidade na pesquisa. Se me puder ajudar, fico-lhe muito grata.
Cumprimentos
Manuela

Respuesta

Enlace directo:

RE: Comendador da Ordem de Cristo - como ficar a saber o

#251850 | roz | 17 mar 2010 22:44 | In reply to: #251824

Cara Matilde Souto Pires

O condecorado 'e o meu avo^ Joaquim Henrique Duarte Ferreira e ate tenho a condecoracao comigo. O parente foi quem me disse a data. De qualquer forma agradeco muito ter tentado ajudar-me.
Os meus cumprimentos e obrigada.
Rosario

Respuesta

Enlace directo:

RE: Comendador da Ordem de Cristo - como ficar a saber o

#252460 | MMSA | 30 mar 2010 16:08 | In reply to: #251850

Acabei de receber fotocópia da portaria de atribuição do grau de Cavaleiro da Ordem de Cristo em 1839 ao meu antepassado Bernardo José Monteiro Torres em que se lê "atendendo ao que lhe representou Bernardo José Monteiro Torres , expondo os prejuizos que sofrera na infausta época das Usurpação em consequência da sua fidelidade ao Trono legítimo e adesão às liberdades pátrias" (actualizei a grafia). Gostaria de ter acesso à referida representação, mas não faço a mínima ideia de como a procurar e suponho que sem ter a referência do documento, não posso solicitá-lo à Torre do Tombo.
Obrigada pela ajuda que puderem dar.
Com os meus cumprimentos
Manuela

P.S. Hesitei entre colocar aqui a questão ou iniciar um novo tópico em Arquivos; na dúvida fiquei-me por aqui.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 19:50.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen