Armas dos "da Maia".
This topic is classified in rooms: Heráldica
Armas dos "da Maia".
Caros Confrades,
Sou um interessado em heráldica, ou talvez mais um curioso, e tenho, nos últimos tempos, tentado obter informações sobre a heráldica medieval portuguesa. O caso que gostaria de chamar para este tópico é o da linhagem dita "dos da Maia".
Em quase todas as fontes que tenho consultado, nas quais incluo este site, dizem que as armas dos Maias são uma águia em campo vermelho, tendo sempre o cuidado de lhes chamar "armas modernas". Mas em textos que tenho recolhido pela internet, de reputados autores, eu diria mesmo especialistas, diz-se que os "da Maia" mais antigos usavam como sinal heráldico um enxaquetado de ouro e vermelho.
Gostaria de, através deste tópico, sondar os participantes deste Fórum que como eu, ou mais do que eu, são simplesmente interessados e curiosos, ou então mais conhecedores de heráldica, para tentar esclarecer algumas dúvidas:
As armas dos ditos "da Maia" mais antigos, seriam o enxaquetado ou a águia?
A partir de que altura um sinal se terá convertido no outro?
Alguém me poderá dar exemplos de personagem históricas desta linhagem e dos sinais pessoais que usaram?
Com os melhores cumprimentos e agradecimentos pela ajuda,
Pedro Coimbra
Enlace directo:
RE: Armas dos "da Maia".
Caro confrade
Não sendo especialista em heráldica, mas um simples curioso, atrevendo-me a dar o meu parecer. O que deverá estar certo é uma conjugação das duas, isto é, "campo vermelho com águia estendida de negro, membrada e realçada de ouro". (segundo o que está escrito no armorial lusitano. armas antigas).
Segundo o meu parecer o enxaquetado estará associado à "águia estendida de negro membrada e realçada de ouro" e terá a haver com a sua ascendência moura da antepassa Zayra Ibn Zayda e a águia terá a haver com a antepassada Ledegúndia Soares Tainha. parente da família Azevedo.
Segundo me parece e espero não estar a cometer algum disparate, as linhagens teriam no seu inicio muita influencia da parte materna. e deste modo existirem vestígios nas armas.
Espero que a minha especulação lhe tenha sido útil e espero também não ter escrito nenhuma enormidade.
Saudações cordiais.
Baptfausto
Enlace directo:
RE: Armas dos "da Maia".
Caro Baptfausto,
Agradeço-lhe muito a sua ajuda.
Já tinha pensado numa mistura das duas armas, qualquer coisa do género "em campo de vermelho, uma águia enxaquetada de ouro e negro", ou qualquer coisa assim. Lembrei-me disso ao ver uma lista com os brasões de uma série de Papas, muitos dos quais usavam essas armas. E, realmente, a descrição que fez, com a águia negra, é a que aparece, por exemplo, na carta de brasão de Lopo Machado (da Maia), no tempo de D. João III. Não tinha associado os diferentes sinais heráldicos à ascendência feminina, que pode ser uma explicação, e que nos daria uma data provável para a mudança das armas.
Julgo que tem razão quando refere a importância do lado feminino. É minha opinião que a heráldica tinha muito que ver com propriedades, e uma vez que uma senhora não se podia nobilitar através da guerra ou do serviço ao Rei, a única forma de poder que as mulheres teriam era a propriedade. Isso tornava-as importantes, sobretudo se a fonte de rendimentos da família viesse da posse de terras. Isso reflectir-se-ia na heráldica também.
Sabemos que estamos a "atirar hipóteses para o ar", mas é mesmo para isso que o Fórum serve.
Cumprimentos e, mais uma vez, agradecido,
Pedro Coimbra
Enlace directo:
RE: Armas dos "da Maia".
Estimados Senhores,
A hipótese do enxaquetado surge, tanto quanto sei, na Genealogia de Alão.
Porém, há um trabalho interessantíssimo do Professor Francisco Dória em que ele demonstra que, com elevadíssima probabilidade, a Família descende de um Ramo da Varonia dos Reis da Jordânia que, curiosamente, usa em parte uma águia de preto em tudo idêntica à dos Maia.
Melhores cumprimentos,
Pedro Maia
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 13 dic 2024, 09:06.