Leonor Pereira mulher do capitão Miguel Afonso de Sousa

This topic is classified in rooms: Bibliografia

Leonor Pereira mulher do capitão Miguel Afonso de Sousa

#253349 | 1385 | 19 abr 2010 00:51

Estimados confrades
Lembro-me de se ter debatido a ascendência deta Leonor Pereira
Aqui vai a minha proposta sujeita à vossa apreciação
foi batizada em 27 janeiro 1656 em Santiago da Ribeira Seca, ilha de S.Jorge como filha de Bartolomeu Gonçalves Pereira (Teixeira) nascido c.1604 em Sta Catarina da Calheta, ilha de S.Jorge, e casado com Maria André em 1641 na mesma Calheta, ilha de S.Jorge; neta paterna de Bartolomeu Gonçalves Pedroso o velho, vereador da Câmara da Calheta em 1652( Pe Azevedo da Cunha, Notas Históricas...p580); juíz em 1670, (p. 605; ), vendeu 2 bois em 167 a João Garcia e Diogo Rodrigues do Faial, p.610) e de sua mulher Isabel Dias Neto de Santiago da Ribeira Seca, ilha de S.Jorge Baltolomeu Gonçalves, expressamente referido como viúvo de Isabel Dias, casou 2.ª vez em 17 Junho 1669 com Apolónia Pereira, irmã do capitão Miguel Afonso de Sousa e 4ª filha do capitão Sebastião Nunes Pereira
Isabel Dias Neto suponho que se possa identificar com a Isabel Dias solteira mencionada nos paroquiais daCalheta em 1637 como filha do capitão mor Gaspar Nunes Neto e de sua mulher Barbara de Valença ( Pe Azevedo da Cunha, Notas Históricas...p 70)
Com os meus

Respuesta

Enlace directo:

RE: Leonor Pereira mulher do capitão Miguel Afonso de Sousa

#253363 | 1385 | 19 abr 2010 11:20 | In reply to: #253349

Estimados confrades
De acordo com Igor França


No seguimento da minha proposta sobre esta Leonor Pereira, e tendo-a relido, reparo que tinha o capitão Miguel Afonso de Sousa casado depois de 1653 morador no Val das Amoras (Notas Históricas..., p 80) Juiz ordinário na Calheta 1666/1668, vereador em 1705. Se a minha primitiva cronologia não estiver errada ressalta evidente que não poderia tercasado em 1653 com uma mulher nascida em 1656! E parece-me notar que existiram dois Baltolomeu Gonçalves na Calheta : O Bartolomeu Gonçalves Pereira casado com Maria André e o Bartolomeu Gonçalves Pedroso casado com Isabel Dias (Neto).
Pela cronologia admissível o Bartolomeu Gonçalves Pereira (nascido ao redor de 1604)parece ajustar-se ao Juíz da Calheta em 1670 e encontra-se mencionado no testamento duma tia em 22 de Maio de 1671 embora não possa excluir-se que possa já ter ter sido veredor em 1552. Não esquecendo a data de nascimento da filha Leonor (27 janeiro 1656 ) o cargo de Juíz em 1670 foi exercido dois anos depois do alegado genro o ter desempenhado,(1666/1668) logo no mandato subsequente. Até aqui nada de impossível.
Mas resulta um pouco incómodo que Bartolomeu Gonçalves Pedroso (o tabelião?) proposto Avô paterno de Leonor Pereira, expressamente referido como viúvo de Isabel Dias, tivesse, casado 2.ª vez em 17 Junho 1669 com Apolónia Pereira, irmã de seu genro o capitão Miguel Afonso de Sousa e 4ª filha do capitão Sebastião Nunes Pereira.
Estou em crer que estejamos perante o mesmo núcleo familiar e dentro do mesmo estatuto social mas peço ajuda a ponderar tudo o que fica atrás
Com antecipados agradecimentos a quem me ajudar a reflectir
especialmente o Igor e o Guy Maia de Loureiro (que não vejo há anos) o vosso
Manuel Lamas de Mendonça

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 03 jul 2024, 20:41.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen