O braguilhão - D. Álvaro de Sousa
This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas
O braguilhão - D. Álvaro de Sousa
Caros confrades:
D. Álvaro de Sousa, filho de Francisco de Sousa, senhor de Monfalim e Calhariz, foi prior de Miranda do Corvo, onde faleceu em 24.03.1604 (figura com aquela alcunha curiosa no banco de dados do Geneall). Teve um filho Francisco, padre, e uma filha Eugénia. No seu registo de óbito vem indicado que foi seu testamenteiro Manuel de Sá. Este, que julgo ser seu genro, foi 1.º administrador da capela que aquele instituiu.
Foi 2.º administrador João de Sá que faleceu sem geração.
Entrou, após a morte deste, na posse da capela um Brás Carneiro, que não era do sangue do instituidor, dando lugar a uma longa demanda judicial!
Alguém tem alguma informação desta gente ?
Não pode certamente ter passado despercebida?
Muito agradecia qualquer informação ou ajuda.
Antecipadamente grato,
António Taveira
Enlace directo:
RE: O BRAGUILHÃO - D. Álvaro de Sousa
Caro António Taveira,
Que informação e sobre quem exactamente procura?
Os Sousas do Calhariz estão relativamente bem estudados.
Agora tenho alguma curiosidade sim sobre Brás Carneiro e sobre a descendencia de Dom Alvaro de Sousa.
Porque não foi a capela herdada pelos Morgados do Calhariz?
Cumprimentos,
João de Sousa da Silva Gaspar
Enlace directo:
RE: O BRAGUILHÃO - D. Álvaro de Sousa
Caro João Gaspar:
Os Sousas de Calhariz estão bem estudados, mas a descendência do Braguilhão, prior de Miranda do Corvo, não. Só uma breve indicação que teve um filho, Franciso, padre, e uma filha Eugénia, freira. Creio que existiram outros descendentes. O que busco é a descendência daquele D. Álvaro de Sousa. Não conheço as cláusulas da instituição. Mas certamente ele nomeou a administração na sua descendência. Sei sim que foi seu testamenteiro Manuel de Sá segundo o assento de óbito. Este Manuel de Sá que é referido na demanda judicial primeiro administrador da capela. A este sucedeu o filho João de Sá falecido sem descendência. Após a morte deste um Brás Carneiro, "que não era do sangue do instituidor" "apossou-se" da administração da capela. Um filho duma prima daquele João de Sá move-lhe uma longa demanda judicial.
Cumprimentos,
António Taveira
Enlace directo:
RE: O BRAGUILHÃO - D. Álvaro de Sousa
Caro António Tavares,
Dom Filipe de Sousa, irmão do Braguilhão, tem um neto seu homónimo que casa com uma Francisca de Sá mas que aqui no geneall não se conhece a sua ascendencia. Seria esta a neta de Manuel de Sá? ou sua parente? Creio que sim! Os Sousas dos Calhariz casam diversas vezes com Sás.
Uma outra bisneta de Dom Filipe de Sousa de seu nome Violante Mascarenhas casou com Sebastião de Sá e Menezes ,Comendador de Sines o qual tambem não apresenta ascendencia, mas que teria de ser nobre por quatro gerações para pertencer à Ordem de Santiago.
Outro bisneto de seu nome Francisco Cabral casou com Mariana de Sá e Menezes e são pais de Pero Cabral.
Esta Mariana de Sá e Menezes era filha de Francisco de Sá e Menezes cc Dona Margarida da Silva.
Ele por sua vez era filho de Luís Nunes Coronel ( pertencente aos Coroneis de Segóvia e padroeiros do Convento do Rato em Lisboa) casado com Francisco de Sá de Menezes, Alcaide-Mór de Sines descendente por varonia dos Senhores de Sever, Condes de Massarelos e do conhecido João Rodrigues de Sá, O das Galés.
Será Manuel de Sá desta familia?
Cumprimentos
João de Sousa da Silva Gaspar
Enlace directo:
RE: O BRAGUILHÃO - D. Álvaro de Sousa
Caro João Gaspar:
Obrigado pela atenção dispensada à minha mensagem.
D. Francisco de Sousa, outro irmão do braguilhão, também usou o nome de D. Francisco de Almeida em alusão a seu bisavô, o 1.º vice rei da Índia. O Braguilhão terá tido também outro filho, Lopo de Almeida, dito natural de Lisboa, que casa em Miranda em 08.01.1589, com D. Maria de Lacerda. Não devem ter tido geração. D. Maria de Lacerda casa 2.ª vez em Miranda com João Carneiro. Terá sido por este 2.º casamento que um Brás Carneiro se "apossa" da capela de D. Álvaro de Sousa após a morte de João de Sá, 2.º administrador, ocorrida em 1660. O Manuel de Sá (pai deste João de Sá) é dito testamenteiro de D. Alvaro de Sousa no assento de óbito. Foi primeiro administrador da capela por ele instituida. Teve nascidos em Moimenta do seu casamento com Maria de Sequeira (talvez filha do Braguilhão):
..Francisca nasceu em 1598 (padrinhos o sr. Dom Álvaro de Sousa e Catarinho Sarinho)
..António nasceu em 1601 (padrinhos o sr. Dom Álvaro de Sousa e Isabel Arnao mulher de António Mascarenhas)
..Francisco nasceu em 1602 (padrinhos o sr. Dom Álvaro de Sousa e Joana do Rego)
..Francisco nasceu em 1604 (padrinhos o Francisco Pinto e a irmã de Manuel de Sá)
..Manuel nasceu em 1607 (padrinhos o sr. Dom Manuel e Maria Sarinho)
Um Manuel Zuzarte de Andrade nove uma longa demanda (julgo que se prolonga por décadas com rasto nas Chancelarias de D. João V) a Brás Carneiro por se achar com direito à sucessão na capela, por sua mãe, Luisa Pinto de ALMEIDA, ser prima do João de Sá, 2.º administrador.
São muitos pontos de interrogação. Seriam os filhos de Manuel de Sá e de Maria de Sequeira netos do Braguilhão? Se não porque terá sido Manuel de Sá, 1.º administrador da capela. Será aquele Lopo de Almeida filho do Braguilhão ? Seria pelo 2.º casamento de sua viúva, D. Maria de Lacerda com João Carneiro, que a capela chegara a Brás Carneiro ?
Quanto às origens daquele Manuel de Sá, julgo estarem nos Sás de Coimbra.
Ando há vários anos sem resposta a estas questões e não sei onde as buscar.
Cumprimentos,
António Taveira
Enlace directo:
RE: O braguilhão - D. Álvaro de Sousa
Caro António Taveira,
Na sua resposta a uma mensagem minha no tópico Sás de Soure, que agradeço, vi o seu pedido de análise relativamente a esta mensagem.
Já tinha visto este seu tópico e outro muito similar, mas infelizmente não tinha qualquer memória de já me ter cruzado com este D. Álvaro de Sousa. Esclareço também que, embora com interesses em algumas famílias de Miranda do Corvo, não tenho feito levantamentos sistemáticos dos respectivos assentos, ao contrário da Lousã onde tenho investido algum tempo.
Encontrei no entanto 3 sites que referem ascendentes e descendentes deste D. Álvaro, que poderá consultar em:
http://genealogy.euweb.cz/capet/capet70.html
http://www.angelfire.com/realm/gotha/files/portugal.htm
familytrees.genopro.com/vlepore/DYNASTIES/places.htm (este dá erro e pode fazer cair o Internet Explorer)
Lamentando a pouca ajuda dada, envio os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Enlace directo:
RE: O braguilhão - D. Álvaro de Sousa
Caro Ângelo da Fonseca:
Agradeço a sua mensagem. Nesses sites vêm os filhos que lhe são nomeados: um Francisco, padre, que se diz ter falecido em Moimenta, e uma Eugénia, freira em Coimbra. Sem mais.
Muito obrigado pela atenção dispensada.
Com os melhores cumprimentos,
António Taveira
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 15 nov 2024, 19:14.