Família Aniceto
This topic is classified in rooms: Famílias
Família Aniceto
Caros Leitores do Fórum:
Procuro informações sobre a origem da família Aniceto.
Sei da sua existência, na zona de Beja.
Grato por qualquer informação
LA
Enlace directo:
RE: Família Aniceto
Caro Luís Aniceto,
Sem investigação será, por ventura, precipitado avançar com um palpite sobre a origem de qualquer família, no entanto, tudo leva a crer que o seu apelido se tratará de um patronímico, como tal, não estranhe se no decurso do estudo dos seus ascendentes se vier a deparar com um indivíduo de nome próprio "Aniceto" ou "Aniceta". Nesse pressuposto, não se considera a existência de um ascendente comum desse apelido a todos aqueles que presentemente o usam.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Enlace directo:
RE: Família Aniceto
Meu Caro Luís Calhau,
Estou muito grato, por ter a amabilidade de responder ao meu pedido de informação.
Na verdade ainda não tinha equacionado essa possibilidade, o que possibilitará, seguir outro caminho de pesquisa.
Tenho tentado investigar, a origem do meu apelido, chegando até aos meus bisavós, que já usava este apelido e que eram oriundos da zona de Ferreira do Alentejo.
Gostaria que me informa-se por gentileza, se terei alguma possibilidade de encontrar novos dados dos meus ascendentes, através da Conservatória dos Registos Centrais? Ou terei que percorrer outros caminhos.
Agradeço mais uma vez a sua atenção.
Cumprimentos,
Luís Aniceto
Enlace directo:
RE: Família Aniceto
Caro Luis Aniceto:
Tendo o nome dos seu bisavós e a naturalidade do seu avô terá de buscar uma certidão de nascimento deste. Procura-la-á na Conservatória do Registo Civil respectivo ou no Arquivo Distrital (consoante a data de nascimento, os livros mais antigos, em princípio com mais de 100 anos, estão nos Arquivos Distritais). Poderá qustioná-los, sabendo o ano e a freguesia, para qualquer um deles se lá se encontra. Ficará a saber o nome dos seus trisavós. A partir daí poderá pesquisar o assento de nascimento de seu bisavô. Já sabia onde ele nasceu e quem eram os pais, fica a saber onde estes nasceram e quem eram os avós. E assim sucessivamente, geração a geração.
Cumprimentos e boa sorte,
António Taveira
Enlace directo:
RE: Família Aniceto
Caro António Taveira:
Agradeço a sua gentil informação, que bastante útil, sei que o meu avó paterno nasceu em 1896, o quer dizer que qualquer documento deveria estar no Arquivo Distrital de Beja, no entanto sei que o mesmo arquivo sofreu à largos anos a acção do fogo, tendo-se perdido boa parte dos documentos.
Se for o caso caro António Taveira, por onde começar?.
Cumprimentos
Luís Aniceto
Enlace directo:
RE: Família Aniceto
Caro Luis Aniceto:
É melhor não pensar, para já, no pior cenário. Entretanto entre em contacto com o Arquivo Distrital de Beja (é preferível o telefone ao email) e pergunte.
Se não existirem os livros paroquiais respectivos a aventura é muito arriscada. É como andar no deserto à noite, sem bússula nem estrelas no céu, sujeito a um improvável acaso.
Cumprimentos,
António Taveira
Enlace directo:
RE: Família Aniceto
Caro António Taveira,
Agradeço a sua sugestão, vou entrar em contacto telefónico com o respectivo arquivo, e ver que sorte me espera.
Cumprimentos.
Luís Aniceto
Enlace directo:
RE: Família Aniceto
Caro Luís Aniceto,
O meu avô era de Avis, Alentejo. Um dos meus apelidos é precisamente da parte do meu avô: Aniceto.
Será que somos parentes? Não conheço muitos Aniceto. :-)
Cumprimentos,
Eduardo Mendonça
Enlace directo:
RE: Família Aniceto
Meu Caro Eduardo Mendonça,
Pouco posso dizer sobre o assunto, pois tudo é possível, sei no entanto que o apelido Aniceto é usado na minha família desde 1770 mais ou menos, segundo um nosso confrade no fórum da Geneall , o apelido Aniceto trata-se de um patronímico, ou seja, um dos meus ascendentes usou este nome como nome próprio, sendo á posterior colocado aos seus descendentes o seu nome como apelido , no entanto continuo a investigar qual é de facto a minha verdadeira varonia.
Sei no entanto, que uma parte da minha ascendência esteve fixada em Odivelas, que pertenceu ao concelho do Alvito até 1856, vindo Odivelas a integrar o concelho de Ferreira do Alentejo, após a extinção na época do concelho do Alvito.
Sei também que eram lavradores abastados, que se viram mais tarde se fixaram na sede do concelho, sei também quem o meu 4º avô foi partidário de SAR Senhor D. Miguel, o que veio a trazer muitos dissabores e muitas perdas inferidas pelos partidários do Rei liberal.
Mais não sei! Ando a investigar, mas quando obtiver algo de mais concreto virei partilhar com o fórum.
Os meus cumprimentos.
Luís Aniceto
Enlace directo:
RE: Família Aniceto
Boa noite
um dos meus nomes de familia também é Aniceto. Vem do meu Avô materno, que vivia em Beja e grande parte dos Anicetos da minha familia que conheço estão em Beja, onde o meu Avô morreu. Não sei quase nada dos meus antepassados. Mas achei interessante haver um Aniceto a procura da historia do nome, segundo a minha mãe, Anicetos há poucos e os que há são nossos parentes... não sei se é tanto assim.
cumprimentos
António
Enlace directo:
RE: Família Aniceto
Caro António Duarte
Agradeço ter respondido ao meu tópico. É possível que o seu avô esteja ligado á minha família por laços consanguíneos, tenho investigado os assentos de casamentos e nascimentos, que se encontram no Arquivo Distrital de Beja relativos ás paroquias de Nª. Srª. da Assunção, (Ferreira do Alentejo) e de Santo Estêvão (Odivelas) onde encontro muitas referencias, aos Anicetos, mas não encontro nenhuma referencia aos meus bisavós, que se chamaram José Joaquim Aniceto e Angelina Rosa, (a minha área vai desde 1860 a 1903).
Caso o António, se disponha a indicar-me o nome do seu avô, local e data de nascimento, para poder investigar, pode ser que se abra uma nova janela de conhecimento sobre as origens desta família.
Renovo os meus agradecimentos, aceite os meus cumprimentos.
Luís Aniceto
Enlace directo:
RE: Família Aniceto
Em relação ao nome do meu avô é Francisco Pinto Aniceto, data de nascimento não sei (tenho que esperar que a minha mãe venha de férias para lhe perguntar). Ele tinha uma irmã de nome Angelina (tenho que tentar saber o resto do nome). Sei que a familia do meu avô era pobre, mas a mãe dele era Inglesa (pelo menos fala-se disso) e morreu quando eles era pequenos. Existe algum mail onde possamos comunicar mais facilmente ou algo do género?
RespuestaEnlace directo:
RE: Família Aniceto
Fui ver aqui a um cartão que guardei e a minha tia avó chamava-se Angelina Pinto de Mendonça e era casada com Jaime Zeferino de Mendonça. Por isso o nome de solteira era Angelina Pinto Aniceto. Ela morreu em Lisboa. E o meu avô também viveu em Lisboa onde teve 5 filhas legitimas (minha mãe e 4 irmãs), ilegitimos teve vários. Até que foi para Beja, onde teve mais 5 filhos com outra mulher (que não a minha avó).
RespuestaEnlace directo:
RE: Família Aniceto
António Duarte
Parece que começa a encontra-se um pequeno fio condutor, que podem levar a algum sitio.
Aqui vai o mail: luisaniceto@gmail.com
Fico aguardar noticias.
cumprimentos
Luís Aniceto
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 16 nov 2024, 01:04.