João Luis Camilo de Miranda - Lagos

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas

João Luis Camilo de Miranda - Lagos

#255469 | mtpq1234 | 29 may 2010 21:00

Reveladas infrutíferas as pesquisas, na Torre do Tombo,no Arquivo Histórico Militar, do registo de baptismo de meu 3º avô João Luis Camillo de Miranda recorro agora ao Geneall na esperança de que alguém me possa dar alguma ajuda.
João Luis Camillo de Miranda terá nascido entre 1780 e 1819 (teve um filho em 1839) em Lagos e foi cirurgião que, segundo Luis Pereira Carrilho, terá acompanhado D. Miguel na Convenção de Évora Monte. Casou-se em em 14-07-1838 na Igreja Paroquial da Colegiada de S. Sebastião , Lagos, com Ana Lina do Resgate Pimenta sendo este o 2º casamento desta. Do assento de casamento consta que era filho de Luis José de Miranda e de Efigénia Theresa. Avós Paternos: António Baptista(?) de Miranda e Mariana(?) Glória; Avós Maternos: António Baptista e Monica(?) Maria. Foram Testemunhas: Nicolau Manuel de Miranda e Vicente Pereira Neto. No assento de casamento não são mencionadas quaisquer outras datas além da do casamento.

Agradeço antecipadamente a ajuda.

Com os meus melhores cumprimentos,

Teresa Quadros

Respuesta

Enlace directo:

RE: João Luis Camilo de Miranda - Lagos

#309501 | mtpq1234 | 03 jul 2012 00:32 | In reply to: #255469

Renovo o pedido.
A data de nascimento poderia ter sido 1802. Embora no assento de casamento conste como natural de Lagos, percorridas as freguesias de Lagos no intervalo de datas possível não se encontrou o assento de baptismo. Algum confrade poderá ter qualquer ideia que me ajude a decifrar de onde surgiu este meu trisavô?
Agradecimentos antecipados.
Melhores cumprimentos,
Teresa Quadros

Respuesta

Enlace directo:

RE: João Luis Camilo de Miranda - Lagos

#309752 | Francisco Rosa | 06 jul 2012 23:23 | In reply to: #309501

D.Teresa Quadros
O que segue são simples anotações registadas por mera curiosidade, respeitantes a um conterrâneo.
João L.C.de Miranda: não sei quando nasceu.Penso que não era adepto de D.Miguel. Li num livro do
Governo Civil que "foi sempre animado de leais sentimentos à causa de D.Maria II... etc."
Num documento de 1848 originário da Câmara Municipal de Lagos li que foi nomeado cirurgião do
Partido da Câmara em 27/9/1834. Esta nomeação foi muito polémica. Favor político? Faltava-lhe um
exame? O certo é que o caso foi objecto de controvérdia em que intervieram o Ministro do Reino, o
o Administrador Geral do Distrito, o Administrador do Concelho e pessoas de Lagos.
Num ddocumento de 1862 do Govero Civil de Faro com a relação dos médicos e farmaceuticos do
Algarve li que foi diplomado pela Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa em 29/7/1837.
As duas datas indicadas parecem justificar a controvérsia
Por decreto de 4/7/1849 foi nomeado Addministrador do Concelho de Lagos onde esteve até 1853.
Em 1859 foi nomeado Guarda-Mór de Saude de Lagos.
Faleceu na Rua Triste em Lagos em 2/7/1865 aos 57 anos. O pai ou a mãi dele era de Odeáxere-
Terá nascido lá? (era cirurgião civil, o primeeiro marido da esposa Ana Lina é que era cirurgião
militar.).
Cumprimentos F.Rosa 6/7/2012

Respuesta

Enlace directo:

RE: João Luis Camilo de Miranda - Lagos

#309765 | mtpq1234 | 07 jul 2012 11:43 | In reply to: #309752

Sr. francisco Rosa,

Obrigada pela sua mensagem e pelas importantes informações nela contidas. Assim parece-me que já terei alguns dados para poder recuar um pouco mais no tempo. Quanto a JLCM ser adepto de D. Miguel a minha conclusão foi tirada a partir do livro de João P.Carrilho em que vem citado como cirurgião militar que acompanhou D. Miguel na Convenção de Évora Monte e por um documento obtido por mim no Arquivo Histórico Militar em que é demitido das suas funções pela Rainha D. Maria II.
A data do falecimento é importantissima para mim assim como a presunção de que um dos Pais seria de Odiáxere, tal como as citações contidas no documento do Governo Civil de Faro e na Camara Municipal de Lagos.
Seria muita maçada pedir-lhe que me facultasse cópia dos referidos documentos ou o modo de os obter? Presumo que vive em Lagos. Eu estou em Lisboa e terei dificuldade em deslocar-me quer á Camara Municipal de Lagos quer ao Governo Civil de Faro.
Faculto-lhe o meu e-mail para o caso de entender poder enviar-me cópia dos tais documentos: teresapontoquadrosarrobasapopontopt.
Agradecendo mais uma vez as importantes informações que me facultou apresento-lhe os meus melhores cumprimentos
Teresa Quadros

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 00:50.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen