Patrocínio
This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões
Patrocínio
Olá todos!
Alguém tem pistas para a origem do nome Patrocínio?
Minha bisavó era Patrocínio Maria, meu avô seu filho ficou António do Patrocínio e por sua vez, a sua filha mais velha, ficou Maria do Patrocínio. Mas de onde vem tão estranho nome? Terá origem em Patrício? Alguém tem Patrocínios que viveram antes de 1800, e onde?
Obrigada,
Susana Martins
Enlace directo:
RE: Patrocínio
Confesso que não percebo essa estranheza toda, Susana.
Patrocínio é apenas um daqueles nomes antigos que entretanto passaram de moda, e atribuído possivelmente por inspiração religiosa.
Muitas vezes os nomes próprios eram escolhidos em função da devoção e da piedade pessoal dos pais ou dos padrinhos da criança em relação a determinado santo.
Ora, em terras portuguesas (ou onde existiram portugueses) sempre houve grande fé nos cultos marianos, relacionados com a Virgem Maria.
Nossa Senhora do Patrocínio é um dos muitos títulos atribuídos à mãe de Cristo e remete para a intercessão [ou seja, no fundo o patrocínio] da Virgem Maria junto a seu Filho, em favor dos homens, como terá sucedido nas Bodas de Caná"
Mais curioso é que na sua família, a partir de determinada fase, esse nome próprio foi transmitido quase como sendo um apelido, já que nas três gerações seguidas que elenca ele surge.
Embora no vosso caso o nome pareça ter sido transmitido apenas a alguns elementos (a filha mais velha), muitos dos nomes próprios que hoje são usados como apelidos surgiram dessa forma. Haver alguém que se chamasse por exemplo Maria do Patrocínio decidir pôr o nome Patrocínio como último nome de todos os filhos que assim o trnasmitiriam também à geração seguinte.
Atentamente, nuno de m
Enlace directo:
RE: Patrocínio
Ola aqui em Mogadouro havia muita gente com esse nome Patrocinio de onde veio nâo sei.
RespuestaEnlace directo:
RE: Patrocínio
Eu não sei porquê tinha um pouco a impressão que estaria o nome de alguma forma ligado aos romanos, cuja presença foi extensiva no território português.
RespuestaEnlace directo:
RE: Patrocínio
A presença romana na onomástica não é relevante. Salvo melhor opinião, atrevo-me a dizr que é nula nos apelidos - a não ser talvez por incorporação toponímica. E aí chegam com ar de nome de terra e não com ar de nome de gente.
Os apelidos portugueses têm origem em patromínimicos (onde pode incluir os de devoção religiosa), toponímicos e alcunhas. Também os há estrangeiros. O resto é criatividade.
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 ene 2025, 08:46.