Brasão de Armas da Cidade de Évora
This topic is classified in rooms: Heráldica
Brasão de Armas da Cidade de Évora
Visitando, há dias, a exposição sobre o Foral Manuelino de Évora, patente naquela cidade no Palácio de D. Manuel notei a presença de uma pedra de armas da Cidade, presumivelmente datada dos finais de quatrocentos-princípios de quinhentos.
A particularidade que apresentava era que o cavaleiro usava um escudo decorado com o que me pareceram flores de liz, não me recordo já do seu número.
Outras representações que conheço não têm este pormenor.
Alguém já havia visto representação semelhante ou tem uma idéia de onde possam vir estas flores de liz (se é que o são- pois a pedra está um pouco gasta)?
Cumprimentos
João Cordovil Cardoso
Enlace directo:
RE: Brasão de Armas da Cidade de Évora
Caro João Cordovil,
Obrigado por um tópico de heráldica!
Não sei se o posso ajudar pois não conheço o brazão em causa.
No entanto, parece-me que sendo o cavaleiro uma representação de Giraldo Giraldes "O sem pavor" talvez tenham colocado as armas dos Giraldes (ou Geraldes) no escudo que este carrega.
Segundo o Vilhena Barbosa (in Cidades e Villas da Monarchia Portugueza que teem Brazão de Armas, 1860) as armas desta cidade são a memória do feito do dito cavaleiro em 1166: "Em campo azul a figura de Giraldo, montado num cavallo, empunhando a espada com a mão direita, e com a mão esquerda segurando pelos cabellos as cabeças dos dois vigias".
As armas dos Giraldes, com certeza posteriores mas acrescentadas anacronicamente pelo criador desse brazão, são: esquartelado: o primeiro e o quarto de azul com três flores-de-lis; o segundo, de prata, com um pé de trigo espigado de verde; o terceiro, de prata, com uma cabeça humana de sua côr.
Não sei se será esta a resposta, mas fica aqui a minha achega.
Um abraço,
Diogo
Enlace directo:
RE: Brasão de Armas da Cidade de Évora
Caro Diogo
Obrigado pela sugestão.
De facto nem me lembrei de ver quais seriam as armas dos Giraldes porque, como bom eborense (de coração pois, de facto, nasci em Lisboa), a história do Giraldo O Sem Pavor faz parte do meu imaginário de criança.
Também Sanches de Baena e Braancamp Freire citam essas armas e outras, para os Giraldes com origem italiana, salvo erro de prata um leão de negro.
Na pedra em questão não há dúvida que não é esquartelado. Mas estão lá as flores de liz. Será que as armas esquarteladas já serão posteriores? Ou será que o escultor quis simplificar?
Se calhar vou abrir outro tópico sobre as armas de Giraldes....
Um abraço
João Cordovil Cardoso
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 06:43.