Revista de Historia e Teoria das Ideias

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Revista de Historia e Teoria das Ideias

#260388 | roz | 12 ago 2010 17:28

Caros participantes

Alguem tera' por acaso, o numero 25 (de 2004) desta revista? Moro no estrangeiro e portanto nao posso ir a uma biblioteca para a ler. Sei que tem um artigo com muito interesse para mim na pag. 169, chamado "As Entradas da Inquisição, na Vila de Melo, no Século XVII: pânico, integração/segregação, crenças e desagregação social".
Muito agradecia a quem pudesse copiar e enviar.

Com os melhores cumprimentos.
M. Rosario

Respuesta

Enlace directo:

RE: Revista de Historia e Teoria das Ideias

#260396 | chartri | 12 ago 2010 19:07 | In reply to: #260388

Cara M Rosário
Não tenho a revista, mas o resumo do artigo (encontrado na Internet em http://www.uc.pt/fluc/ihti/rhi/vol25 ) é:


Resumo

José Pedro Paiva - As Entradas da Inquisição, na Vila de Melo, no Século XVII: pânico, integração/segregação, crenças e desagregação social

Entre os finais do século XVI e o termo da centúria seguinte a Inquisição efectuou um impressionante movimento de perseguição sobre a comunidade de cristãos-novos da vila de Melo, pequena paróquia situada na Serra da Estrela. Em três vagas distintas iniciadas, respectivamente, em 1601, 1652 e 1690, foram presos e processados perto de 9 dezenas de indivíduos. O presente estudo debruça-se sobre estas entradas inquisitoriais em Melo e tem por objectivo reconstruir a sua dinâmica e os impactos que provocou na vida comunitária local e nos indivíduos que foram objecto desta perseguição, assumindo este caso como um exemplo do modo de actuar do Santo Ofício e das consequências sociais, económicas e religiosas que estas intervenções do Tribunal da fé tinham na vida de uma comunidade concreta.


Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Revista de Historia e Teoria das Ideias

#260402 | roz | 12 ago 2010 19:43 | In reply to: #260396

Caro Ricardo Charters d'Azevedo

Muito obrigada pela sua atencao. Foi precisamente ai' que vi e que por isso desejo ler o estudo todo. Um ramo da minha familia (3 apelidos) era de Melo e cheguei exactamente ate' essas datas. Gostaria de ver como a inquisicao podera' ter afectado a vida deles mesmo se nao eram perseguidos.

Com os meus cumprimentos.
M. Rosario

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 05 oct 2024, 15:27.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen