Gonçalves e Araújo - Ilha da Madeira

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Gonçalves e Araújo - Ilha da Madeira

#260856 | nmcbs84 | 22 ago 2010 10:04

Bom dia,

Ando à procura dos ascendentes familiares da ilha da Madeira. As informações que tenho em minha posse são escassas mas são as seguintes:

- Registo de Casamento: Marido: Manuel Gonçalves --- Mulher: Maria Cristina de Araújo --- Paróquia: Câmara de Lobos --- Ano: 1867 --- Livro: 3139 --- Folha: 12 v.º

estes são os pais de Maria Matilde Gonçalves (nascida em 1874 em Câmara de Lobos). Esta casou:

- Registo de Casamento: Marido: José Vicente Costa --- Mulher: Maria Matilde Gonçalves --- Paróquia: São Pedro --- Ano: 1893 --- Livro: 1431 --- Folha: 19 v.º

Após os casamento a Senhora Maria Matilde Gonçalves (Costa do Marido) parte para o continente para a região das Beiras (Cedovim, Vila Nova de Foz Côa), terra do marido. Não sei se ficou alguma descendência na Madeira por parte de irmãos (não sei sequer se tinha irmãos).
Se alguém me puder auxiliar a encontrar ligações/associações aos ascendentes/relativos da mesma e seus pais agradecia.

Desde já um obrigado
Cumprimentos

Nuno Sousa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gonçalves e Araújo - Ilha da Madeira

#261002 | nmcbs84 | 25 ago 2010 12:27 | In reply to: #260856

Aproveito para renovar o pedido de auxílio. Já agora uma outra questão. Existem registos paroquiais já disponíveis na internet (para consulta) referentes à freguesia de Cedovim (séc.XVIII/XIX). Procuro ascendentes doutro ramo da família. Os mais longínquos dos quais tenho conhecimento são: José Joaquim da Costa casado com Maria José Sequeira, julgo que ambos de Cedovim (faltam-me as datas certas, mas estamos a falar de meados/segunda metade do séc. XIX).

Cumprimentos

Nuno Sousa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gonçalves e Araújo - Ilha da Madeira

#261358 | AASSoares1 | 31 ago 2010 18:54 | In reply to: #260856

Caro 84.
Sou sobrinho neto da senhora Maria Matilde c.c. dr. José Vicente, natural de Trás os Montes. Eu sou natural de Câmara de Lobos Madeira. Neto de um meio irmão da D. Matilde.
Maria Cristina Araújo é minha bisavó paterna. Esta Maria Matilde era prima legitma dos drs. Juvenal e Alberto Araújo, antigos deputados na assembleia nacional.
António

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gonçalves e Araújo - Ilha da Madeira

#261363 | nmcbs84 | 31 ago 2010 21:33 | In reply to: #261358

Caro António,

Fico contente pela inesperada novidade. A Senhora Maria Matilde é minha trisavó materna, bisavó de minha mãe de mesmo nome Maria Matilde, natural de Cedovim, onde aquela veio a falecer. Apenas uma correcção, o Dr. José Vicente Costa é na verdade natural de Cedovim, concelho de Vila Nova de Foz Côa, Distrito da Guarda, região da Beira Alta/Alto Douro. Deixo o meu contacto de email na eventualidade de podermos manter contacto e trocar impressões: nuno_sousa_1984@hotmail.com

Abraço
Nuno Miguel Costa Borges de Sousa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gonçalves e Araújo - Ilha da Madeira

#263404 | miguelp | 04 oct 2010 16:33 | In reply to: #261358

Caro AASSoares1,

Tomando por certo que Maria Matilde era prima legítima dos drs. Juvenal e Alberto de Araújo, posso concluir então que tal seria porque a referida Maria Cristina Araújo era irmã de João Isidoro de Araújo e de António Silvino de Araújo, e filha de Francisco de Araújo Figueira e de Maria Leopoldina Henriques?

Caso seja verdade, poderia dar-me mais informação sobre este ramo da família, dado que apenas tenho informações sobre os outros dois (dado que descendo de António Silvino de Araújo)?

Cumprimentos,
Miguel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gonçalves e Araújo - Ilha da Madeira

#263427 | AASSoares1 | 04 oct 2010 23:12 | In reply to: #263404

Caro MAP.
António Silvino c.c. Guilhermina, irmão gémeo de João Isidoro, pais de António Nascimento (Casa Africana) c.c. Raquel Judite e de Maria da Conçeição; avô de Maria Judite c.c. Henrique Manuel; bisavô de Henrique João c.c.(?) etc.
Este António Silvino (que tenho a sua foto), era filho do comendador Francisco, pessoa ligada aos estudos sobre a introdução de novas técnicas da pesca, para tal consultar Elucidário Madeirense, juntamente com Comendador Gonçalves do Caminho de Ferro do Monte.
Este António Silvino, teve pelo menos mais dois (?) irmãos Francisco(comerciante) c.c. Filomena e minha bisavó Maria Cristina c.c. Manuel e segundas nupcias c.c. António (meu bisavô).
Penso que houve mais irmãos do dito António Silvino, em Câmara de Lobos, visto que tenho conhecimento de alguns naturais desse concelho, que dizem-se descendentes dos antigos donos de uma propriedade hoje destruída chamada "Quintinha de São João", localizada ao pé do restaurante O Lagar, antiga propriedade dos pais do António Silvino.
Cumprimentos,
AASSoares1

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gonçalves e Araújo - Ilha da Madeira

#263440 | miguelp | 05 oct 2010 02:33 | In reply to: #263427

Caro AASSoares1,

O meu trisavô António Silvino teve quatro filhos: Luís Alberto cc. Palmira; António Nascimento cc. Raquel Judite; Maria da Conceição cc. Juvenal; e Maria Guilhermina cc. Rufino. O ramo do meu tio trisavô João Isidoro é também bastante conhecido da família, muito por outras relações familiares. Também o eng. Clode refere a grande maioria deles no seu livro "Registo Bio-Bibliográfico de madeirenses", quer directa, quer indirectamente através dos seus casamentos.

Interessar-me-ia, isso sim, conhecer mais sobre os irmãos Francisco e Maria Cristina, uma vez que lhe confesso nunca ter ouvido falar deles. Deixo-lhe o meu email (migueldap@gmail.com) e pedia-lhe que me contactasse por forma a poder completar o estudo que tenho vindo a realizar.

Cumprimentos,
Miguel

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 07 jul 2024, 11:39.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen