Duplo casamento de Custódia Maria de Azevedo - Castelões e Ruivães, Famalicão
This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões
Duplo casamento de Custódia Maria de Azevedo - Castelões e Ruivães, Famalicão
Na base de dados do NEPS consta o casamento em Ruivães em 27.5.1790 de Custódia Maria de Azevedo, de Castelões com Francisco José Monteiro, de Ruivães. Ora eu encontrei o casamento deles em 14.1.1788 em Castelões (Lº Cas. nº 1 de Castelões , Famalicão (nº 89 ADB). No Arquivo Distrital de Braga não existe o livro correspondente à data registada no NEPS pelo que não posso ver se no segundo registo há uma explicação para a repetição do casamento- não têm registos de casamentos entre 1772 e 1840.
Agradecia ajuda na clarificação desta situação ou localização dos registos de Ruivães.
Grata desde já, com os meus cumprimentos
Manuela
Enlace directo:
Duplo casamento de Custódia Maria de Azevedo - Castelões e Ruivães, Famalicão
Não há duplo casamento, há sim um erro. O casamento foi celebrado na Igreja de Castelões em 14.1.1788 (Lº Casam. nº 1 de Castelões , Vila Nova de Famalicão, Matrimónios 1754-1800 Lº 89 ADB, Imagens 60/61 F. 59 e 59v. .... Livro de Casamentos nº 1 (nº89 ADB) de Castelões , Famalicão, Folha 59 e 59v.) e não em Ruivães em 1790.
Efectivamente, como se pode ver do registo do baptizado da filha mais velha (Maria Joana), quando esta nasceu (19-11-1788) já a Custódia Maria de Azevedo e o Francisco José Monteiro eram casados.
Ver Livro de Baptismos de Ruivães, frame 92 e 93:
http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1019832&FileID=365630.
Enlace directo:
Duplo casamento de Custódia Maria de Azevedo - Castelões e Ruivães, Famalicão
É possível que a data de 14.1.1788 em Castelões seja a data correta, uma vez que foi encontrada nos registros do arquivo local.
RespuestaEnlace directo:
Duplo casamento de Custódia Maria de Azevedo - Castelões e Ruivães, Famalicão
Boa tarde caros confrades.
O lugar e Quinta das Torres era meeiro de São Salvador de Ruivães e Santiago de Castelões, por isso vemos com frequência os mesmos moradores a realizarem actos religiosos ora numa freguesia ora noutra (anos pares numa e anos ímpares noutra), deste modo aparecem tanto nos registos paroquiais de Castelões como de Ruivães.
A antiga casa da Quinta das Torres situava-se num terreno mais ou menos em frente do número 58 da Rua das Torres (vide Google Maps), precisamente o terreno (ou parte da quinta) que era meeiro das duas freguesias. Na primeira metade do século XX, o proprietário da mesma, zangando-se com o pároco de Ruivães, mandou apear toda a casa e anexos, transferindo-os para um local um pouco mais para norte, já inteiramente em Castelões (vide Google Maps Rua das Torres nº 225).
Quanto ao registo de Ruivães aparecer no NEPS e não em Braga, deve ser porque o livro em falta de Casamentos de 1772 a 1840 estará com toda a probabilidade no Arquivo Paroquial de Ruivães e os investigadores do NEPS tiveram acesso a ele.
Para exemplo do citado atrás basta ver o caso dos filhos de Teresa Maria Clara Azevedo Faria e Couto, senhora da Casa do Vinhal em Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão, nomeadamente Maria da Conceição (*1845), Maria (*1846), Maria do Carmo (*1848) e José de Azevedo e Menezes Cardoso Barreto (*1849), referidos no NEPS cujo livro de assento de baptismos de 1777 a 1852 falta em Braga mas está guardado no Arquivo Paroquial de Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão.
Saudações
Luís Cardoso
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 16 ene 2025, 09:44.