Rodrigo Afonso - Pais, da Casa da Índia - correcções e aditamentos
This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Famílias | Genética
Rodrigo Afonso - Pais, da Casa da Índia - correcções e aditamentos
Caros confrades e moderadores do Forum:
Sou levado a apresentar aqui uma via de alteração ao que vem na página aqui da Geneall em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=111401
onde emprestam a Rodrigo Afonso - dito erradamente Rodrigo Afonso da Costa - casado que foi com D. Filipa Vaz de Castelo Branco, dos Cardosos Castelos Brancos, uma ascendência diferente da que o próprio F. Gaio defende em tít. de Cardosos pág. 294 §5 N4 e na nota de rodapé (1) relativa ao §9 N3 da pág. 296, tudo Tomo III.
Esta mesma nota remete para o tít. de Pais, pág. 62, §6 N4 do Tomo VIII, do mesmo F. Gaio, onde vem a descendência de Luís Afonso Pais avô de João Gomes, Tesoureiro da Casa da Índia, pai que foi de D. Inácia do Tojal mulher de D. António de Vasconcelos que aqui segue na página:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=221308
Ora, em Diogo Rangel de Macedo, em tít. de "Cardosos Casteisbrancos Rangéis, de Lisboa", códice 371, f. 180, da PBA existente na secção de reservados da BNL, clarifica-se a família deste Rodrigo Afonso que não contradiz a versão apontada por F. Gaio nos títulos e lugares que eu destaquei. Assim, segundo Rangel de Macedo, temos que este Rodrigo Afonso (irmão daquele Luís Afonso), foi cidadão de Viseu e da principal fidalguia por ser filho de Vicente Afonso - que serviu a el-rei D. Afonso V com cargos honrosos em Lisboa - e de sua mulher Maria Pais. Neto materno de João Rodrigues Pais, contador-mor do Reino, fidalgo d'el-rei com moradia de 1280 (?) no ano de 1469, l(ivro) das moradias, e de sua mulher Catarina Leme. Segundo neto de Paio Rodrigues, homem honrado d'el-rei D. Duarte e escrivão da Fazenda do rei D. Afonso V e seu contador-mor de Lisboa, e de sua mulher Isabel Anes, natural de Portel (...).
Estes "Pais" dão corpo ao título de "Pais, da Casa da Índia", em Rangel de Macedo.
Estou em crer que estando Rangel de Macedo, seguido das versões que se encontram em F. Gaio (menos consistente na versão que aparece aqui na Geneall sobre este Rodrigo Afonso), temos motivo suficiente para se rever a sua ascendência aqui patente. Resta comparar com o que vem na Pedatura Lusitana de Alão de Morais e outros, eventualmente.
Abraço.
Pedro França
Enlace directo:
RE: Rodrigo Afonso - Pais, da Casa da Índia - correcções e aditamentos
Caríssimos:
Peguei hoje mesmo na Pedatura Lusitana de Alão de Morais, o Tomo II vol. I, e na pág. 135 vem esta família dos Pais, do contador-mor.
Interessa aqui ter em conta esta obra genealógica em paralelo com duas teses - "Nuno da Cunha e os capitães da Índia
(1529-1538)" - Dissertação de Mestrado em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa (séculos XV-XVIII)
de Andreia Martins de Carvalho, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e,
"Os Lemes – um percurso familiar de Bruges a Malaca" - de Margarida Ortigão Ramos Paes Leme, trabalho apresentado no Seminário de História Política do Mestrado em História, área de História e Arqueologia Medievais, no ano lectivo de 2005-2006.
Ambas as publicações ou edições referem esta família dos Rodrigues Pais do contador-mor, com destaque para o facto de que Rodrigo Afonso provém da Maria Pais, filha bastarda do dito João Rodrigues Pais e não da mulher deste, Catarina Leme, a qual teve por filha uma Maria Pais que casou com D. António de Almeida (dos condes de Abrantes), e que, por este casamento foi igualmente contador-mor do Reino.
Maria Pais, a ilegítima, casou duas vezes e é do 1º marido Vicente Afonso, homem honrado de Lisboa, que descende Rodrigo Afonso.
Quanto ao mais, mantém-se o que tem sido desenvolvido no essencial.
Abraço.
Pedro França
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 nov 2024, 00:43.