Concelho de Bragança

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Concelho de Bragança

#266023 | AlvesRF | 29 nov 2010 10:09

Na pesquisa genealógica tenho alguns nomes espalhados pelo concelho de Bragança.

Assim sendo deixo aqui os lugares e respectivos apelidos mais frequentes, para se alguém puder acrescentar ou quiser discutir e trocar ideias.

Quintela de Lampaças:
- Annes
- Henriques de Carvalho
- Henriques
- Nicolau
Bragada (freguesia de Quintela):
- Alves

Rebordainhos
- Todos os apelidos

Sortes:
-Alves
-Afonso
Viduedo(freguesia de Sortes):
-Fernandes

Mós:
Paçó de Mós (antes chamada de Paçó de Sortes)(freguesia de Mós)
- Costa
- Fernandes
- Martins
- Pereira
- Pires

Parada:
- Pereira
- Costa
- Gonçalves

Grijó de Parada:
- Alves
- Costa
- Rodrigues

Santa Comba de Rossas:
-Alves
-Fernandes

Salsas:
Vale de Nogueira(freguesia de Salsas):
- Ochôa

Outeiro:
- Machado

Samil
- Malhão


Obrigado,
Rui

Respuesta

Enlace directo:

RE: Concelho de Bragança

#266041 | InterCidades | 29 nov 2010 16:02 | In reply to: #266023

Boa tarde!

Procuro informações, sf.f., sobre as seguintes pessoas:

Registo de CASAMENTO de:

- ANTÓNIO MANUEL CORREIA, natural de Mascarenhas (Mirandela), casou em Mascarenhas ou em Vila Flor (Vila Flor), com MARIA DA ENCARNAÇÃO.
Ele filho de Manuel António Correia e de Ana Maria Rodrigues/ Pereira
Ela filha de João Gonçalves Lameiras e de Ana Maria de Souza [também usou o nome Ana Maria, Maria, ou Ana de Cepeda/ Ana de Sousa/ Maria de Cepeda/ Ana de Cepeda].
Devem ter casado entre 1800 - 1815.

- JOÃO GONÇALVES LAMEIRAS, nascido no dia 24 de Junho de 1749, em Sampaio (Vila Flor), com ANA MARIA DE SOUZA DE CEPEDA [também usou o nome Ana Maria, Maria, ou Ana de Cepeda/ Ana de Sousa/ Maria de Cepeda/ Ana de Cepeda], de Mascarenhas.
Ele filho de António Gonçalves Cabreira e de Maria Luís Lameiras, ambos de Sampaio.
Ela filha de José de Cepeda e de Guiomar de Souza, de Mascarenhas.
Devem ter casado entre 1755 - 1790, em Mascarenhas ou em Sampaio.

- ANTÓNIO GONÇALVES CABREIRA e MARIA LUÍS LAMEIRAS, de Sampaio (Vila Flor)
Devem ter casado entre 1745 - 1770, em Sampaio.

- JOÃO GONÇALVES LAMEIRA(S) e MARIANA LUÍS, em Sampaio ou Vilarinho da Castanheira (Carrazeda de Ansiães).
Devem ter casado entre 1710 - 1740.
.........................................................................................

REGISTO DE BAPTISMO DE:

- ANTÓNIO MANUEL , natural de Mascarenhas
filho de Manuel António Correia, de Mascarenhas e de Ana Maria Rodrigues Pereira, casados em 8 de Abril de 1767 em Vale Benfeito
Deve ter nascido entre 1768 - 1780.

- ANTÓNIO, natural de Sampaio (Vila Flor) ou Mascarenhas (Mirandela)
filho de Francisco Gonçalves e Maria Gonçalves Cabreira, casados em Sampaio no dia 19 de Setembro dfe 1726.
Deve ter nascido entre 1727 - 1740.

- MARIA, natural de Sampaio (Vila Flor) ou Mascarenhas (Mirandela)
filha de João Gonçalves Lameira e de Mariana Luís
Deve ter nascido entre 1720 - 1740.

- FRANCISCO, natural de Sampaio (Vila Flor) ou de Avelelas (Nossa Senhora da Azinheira)
filho de Domingos Gonçalves e de D. Comba Gonçalves
Deve ter nascido entre 1685 - 1710.

- MARIA, natural de Sampaio (Vila Flor) ou de Gouveia (Alfândega da Fé)
filha de Domingos Fernandes e de Isabel Gonçalves
Deve ter nascido entre 1695 - 1710.

Agradeço qualquer pista.

Miguel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Concelho de Bragança

#266042 | InterCidades | 29 nov 2010 16:04 | In reply to: #266023

Boa tarde,

- MANUEL PEREIRA e MICAELA CARDOSO, casados em Mascarenhas entre 1660 - 1695.
Tiveram uma filha MARIA PEREIRA, que casou em Mascarenhas no dia 4 de Maio de 1710 com Silvestre Borges, de Vale Benfeito.
MARIA PEREIRA, deve ter nascido entre 1680 - 1695 em Mascarenhas.

--------------------------------------------------

- BERNARDA FERNANDES BOLA, que casou com Manuel Teixeira Machado em Mascarenhas, no dia 25 de Junho de 1713. Deve ter nascido entre 1670 - 1695. Era filha natural de Leonardo Fernandes, de Murça, e de Catarina Fernandes, mulher solteira, de Mascarenhas.

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,
Miguel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Distrito de Bragança

#266043 | InterCidades | 29 nov 2010 16:06 | In reply to: #266023

Tenho uma Ochôa, de Alvites (Mirandela).

É uma antepassada minha: Francisca de Ochôa, que depois de viúva, teve uma filha do P.e Melchior Fernandes. São já da segunda metade do séc. XVII.


Tenho antepassados de outras localidades do distrito de Bragança...


Cumprimentos,
Miguel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ochôa

#266061 | AlvesRF | 29 nov 2010 18:50 | In reply to: #266043

Obrigado pela resposta,

Ochôa tenho o seguinte:

Mariana Florência nascida em 1786 na freguesia de Rebordainhos(Bragança) filha de Manoel Ochôa (Rebordainhos,Bragança) e sua mulher Rosa Pinto de Fontoura(Valpaços) e neta paterna de António Ochôa(Fernande, Bragança) e Isabel Borges(Rebordainhos).

Também tenho um padre Alexandre José Ochôa que foi professor de instrução primária em Rebordainhos até 1864.

Pode-me dar a ascendência dessa sua Francisca Ochôa?

Cumprimentos
Rui

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ochôa

#266062 | InterCidades | 29 nov 2010 18:57 | In reply to: #266061

Boa tarde!

O problema está precisamente aí....... Não tenho a ascendência desta minha antepassada, porque no Registo de Baptismo da sua filha, não refere a sua filiação. Apenas refere que é viúva. Nem sequer diz o nome do marido.

Também não encontrei o Registo de Casamento de uma Francisca de Ochôa........... Estou mesmo sem dados....

Atenciosamente,
Miguel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ochôa

#266069 | dppona | 29 nov 2010 20:35 | In reply to: #266062

Caro Rui Alves,
Agradeço a sua disponibilidade e, estando em Lisboa e tendo as minhas idas a Bragança sido infrutíferas neste aspecto, venho expor-lhe o seguinte.
No processo para Familiar do Santo Ofício (e noutros) de um antepassado meu António de Paiva e Pona, figura conhecida e documentada de Bragança, consta que nasceu em Paredes em 10.10.1665. Era filho de um padre, o Licenciado Pedro Fernandes Pona (que foi cura de vários lugares do Bispado de Miranda e que é referido como "o Padre Pedro Fernandes, Cura de Reboredo", quando foi padrinho de uma sua sobrinha-neta em 1670), e de Catarina Pires de Morais, natural de Paredes, filha de Francisco Pires de Morais e de sua mulher Isabel Pires, "dos principais lavradores do lugar de Paredes e dos mais circumvizinhos".
Debalde se procurou o baptismo deste António em Paredes (Parada). As tentativas em Paredes, Penafiel, e em Paredes, Porto, foram também infrutíferas.
O que lhe pregunto é o seguinte:
- se "Paredes", no contexto da época, poderá ser outro lugar?
- se em Paredes (Parada), nessa época, estará documentada a família da dita Catarina Pires de Morais (irmãos, tios...).
Obrigado e cumprimentos.
Diogo de Paiva e Pona

Respuesta

Enlace directo:

RE: Concelho de Bragança

#266070 | dppona | 29 nov 2010 20:37 | In reply to: #266023

Caro Rui Alves,
Agradeço a sua disponibilidade e, estando em Lisboa e tendo as minhas idas a Bragança sido infrutíferas neste aspecto, venho expor-lhe o seguinte.
No processo para Familiar do Santo Ofício (e noutros) de um antepassado meu António de Paiva e Pona, figura conhecida e documentada de Bragança, consta que nasceu em Paredes em 10.10.1665. Era filho de um padre, o Licenciado Pedro Fernandes Pona (que foi cura de vários lugares do Bispado de Miranda e que é referido como "o Padre Pedro Fernandes, Cura de Reboredo", quando foi padrinho de uma sua sobrinha-neta em 1670), e de Catarina Pires de Morais, natural de Paredes, filha de Francisco Pires de Morais e de sua mulher Isabel Pires, "dos principais lavradores do lugar de Paredes e dos mais circumvizinhos".
Debalde se procurou o baptismo deste António em Paredes (Parada). As tentativas em Paredes, Penafiel, e em Paredes, Porto, foram também infrutíferas.
O que lhe pregunto é o seguinte:
- se "Paredes", no contexto da época, poderá ser outro lugar?
- se em Paredes (Parada), nessa época, estará documentada a família da dita Catarina Pires de Morais (irmãos, tios...).
Obrigado e cumprimentos.
Diogo de Paiva e Pona

Respuesta

Enlace directo:

RE: Concelho de Bragança

#266127 | AlvesRF | 30 nov 2010 10:29 | In reply to: #266070

Caro Diogo,

De facto faz todo o sentido que seja Paredes de Parada em Bragança. Se bem percebi procurou a sua certidão de baptismo não a encontrando... Pode por vezes dar se o caso de não ter sido escrita. No entanto haveria irmãos...
Quanto à familia de Catarina Pires de Morais, não possuo referências na minha base de dados. No entanto quando me deslocar ao arquivo poderei procurar por algo. No entanto aviso que não vivo em Bragança, de modo a que apenas nas férias me desloco ao arquivo.
Desculpe não poder ajuda-lo mais.

Cumprimentos,
Rui

Respuesta

Enlace directo:

Mirandela, Bragança

#266132 | InterCidades | 30 nov 2010 14:37 | In reply to: #266127

Boa tarde.

Procuro informações sobre a ascendência das seguintes pessoas:


- MANUEL PEREIRA e MICAELA CARDOSO, casados em Mascarenhas entre 1660 - 1695.
Tiveram uma filha MARIA PEREIRA, que casou em Mascarenhas no dia 4 de Maio de 1710 com Silvestre Borges, de Vale Benfeito.
MARIA PEREIRA, deve ter nascido entre 1680 - 1695 em Mascarenhas.

--------------------------------------------------

- BERNARDA FERNANDES BOLA, que casou com Manuel Teixeira Machado em Mascarenhas, no dia 25 de Junho de 1713. Deve ter nascido entre 1670 - 1695. Era filha natural de Leonardo Fernandes, de Murça, e de Catarina Fernandes, mulher solteira, de Mascarenhas.

Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,
Miguel G.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Concelho de Bragança

#277167 | MASAGAO | 27 may 2011 18:20 | In reply to: #266042

Miguel,

Estou a procura de referencias sobre francisco da purificação fernandes, casado com antonia magdalena, entre seus filhos esta minha avó perpetua dos santos fernandes( de tras-os-montes), voce teria alguma informação que pudesse me ajudar??

cristina.masagao@terra.com.br

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 13:05.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen