Família Lemos e Rêgo - Óbidos

This topic is classified in rooms: Famílias

Família Lemos e Rêgo - Óbidos

#267494 | Gonçalo Frutuoso | 28 dic 2010 15:22

Caros confrades

"Da linhagem dos Rego

Do Sul do Concelho de Óbidos surge na alvorada do século XV, uma outra família que ocupa diversos cargos de nomeação régia e eleição concelhia e liga o seu nome à provedoria de, pelo menos três capelas funerárias instituídas nas Igrejas de Santa Maria e de São pedro. Distinguem-se pelo facto de juntarem ao seu nome e patronímico o locativo do Rego e, por vezes ainda, o do Bombarral. A origem de um dos ramos da família estava precisamente numa das aldeias mais próximas do Bombarral - o Sanguinhal. Aí morava no início do século XV o Cavaleiro Fernando Esteves, herdeiro único ou o de maior legitimidade de dois instituidores de capelas funerárias na Igreja de Santa Maria de Óbidos - a de João Domingues (e de Urraca Eanes) e a de João Gonçalves Mingão, que administrava. É provável que fosse ele o Juiz-geral daquele concelho em 27 de Maio de 1418.

Pero Fernandes do Rego, escudeiro e alvazil ordinário do Concelho de Óbidos em 1426 e em 1427 foi seu filho. De um seu familiar que se apresentava como neto do instituidor da Capela de São Martinho e que a administrava em 1382,
herdou esse encargo e apesar de se ter casado não deveria ter descendência directa -à data da sua morte - antes de 1467, pois o seu herdeiro e sucessor como provedor da capela dos seus ascendentes será um seu sobrinho chamado de João Afonso do Rego do Bombarral, filho de um seu irmão - Afonso Fernandes -, ainda então morador na Aldeia do Sanguinhal.

Na Roliça, vivia outro dos ramos desta família. A personagem mais importante era Fernão Vaz do Rego, escudeiro e tabelião desde, pelo menos, 1457 e que, em 1478, possuía um moinho no Rio Real junto a um paúl. Era certamente seu filho um Afonso Fernandes do Rego, morador na "Virgem" da Roliça, indicação essa que o acompanhava sempre."

Baltazar de Lemos, natural de Óbidos, e Maria Pereira, natural do Cadaval, casaram no ano de 1611 no Cadaval.

Procuro informações sobre a família Lemos e Rêgo que têm a sua origem na freguesia de Santa Maria de Óbidos. Segundo a habilitação de génere do Beneficiado da Igreja de São Pedro de Torres Vedras, o padre Tomás Franco, filho de Simão Franco e de Joana Pereira, neto materno de Baltazar de Lemos e de Maria Pereira, a família Lemos e a família Rêgo de Óbidos têm a mesma origem. Segundo esse documento parte dos irmãos de Baltazar de Lemos usavam o apelido Rêgo (Belchior do Rêgo; Manuel Elias do Rêgo...).

Gostaria de perceber qual a origem destes meus antepassados, e se eventualmente se ligam á referida linhagem dos Rêgos de Óbidos.

Qualquer informação é bem vinda.

Com os meus melhores cumprimentos.

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Lemos e Rêgo - Óbidos

#268000 | jfduque | 05 ene 2011 00:33 | In reply to: #267494

Caro confrade,

Temos vários Rêgos no Sobral da Lagoa, logo no início do séc. XVII, como Maria do Rêgo, que casa com Jorge Leitão, dos Leitões da Quinta da Cumeira, dada pela Rainha Dona Leonor, em 1487, ao seu escudeiro Afonso Anes Leitão.

Também há Rêgos na Amoreira de Óbidos, também desta época.

Cumprimentos.

José Duque

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Lemos e Rêgo - Óbidos

#268025 | jfduque | 05 ene 2011 16:01 | In reply to: #267494

Caro confrade,

Ontem respondi-lhe um tanto à pressa, sobre os Rêgos aparentados com os Leitões.

Esqueci-me de referir que existia, na segunda metade do séc. XVI, um Belchior de Lemos, com casal próprio, que seria a Quinta do Alentejo, em Óbidos. Sua mulher era Maria Fernandes e tiveram filhos e filhas, como Simão de Lemos.

Aparece, logo no início do século seguinte, um Belchior do Rêgo, que poderá ser filho do outro Belchior. Mora no Moínho de Matatripas, casado com Maria Monteiro. Também moram num Casal da Serra.

Depois, Belchior do Rêgo aparece casado com Domingas Silvestre, que tem já uma filha de nome Isabel, morando na Rua do Poço, em Óbidos. Foi padrinho de um dos filhos deste casal o pintor Baltazar Gomes Figueira, pai da pintora Josefa de Óbidos.

Espero que lhe sirva de algo.

Cumprimentos atentos.

José Duque

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Lemos e Rêgo - Óbidos

#268042 | Gonçalo Frutuoso | 05 ene 2011 20:12 | In reply to: #268025

Caro confrade José Duque

As suas informações sobre os Lemos foram preciosas.

Belchior do Rêgo cc com Maria Monteiro; Domingos do Rêgo; Manuel Elias do Rêgo e Simão de Lemos são irmãos do meu Baltazar de Lemos, e assim sendo são todos filhos de Belchior de Lemos e de Maria Fernandes.

Graças a si consegui recuar uma geração.

Os nomes dos irmãos de Baltazar de Lemos constam da habilitação de genere do Padre Tomás Franco, neto por via materna de Baltazar de Lemos e de Maria Pereira.

Nessa mesma habilitação de genere diz-se que Baltazar é natural do Casal de Lemos ou dos Lemos, freguesia de Santa Maria de Óbidos.

Onde é que conseguiu essas informações?

O próximo passo será perceber de onde vem o apelido Rêgo usado pela família.

Muito obrigado por esta ajuda.

Com os meus melhores cumprimentos.

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Lemos e Rêgo - Óbidos

#268061 | jfduque | 06 ene 2011 00:17 | In reply to: #268042

Caro Gonçalo Frutuoso de Almeida,

Fico contente com as boas notícias.

Faça pesquisas em
http://timelink.fl.uc.pt/mhk/obidos/show/search.vm;jsessionid=9A60847538D8A777669727513A0BB940

Estão lá todos. Coloque no Pesquisa o nome "Belchior de Lemos" ou mesmo só "Lemos" em Pessoa Real. Divirta-se a clicar em todos os nomes e vá fazendo associações.

Eu também sou Rêgo, mas não consigo perceber de onde veio a minha antepassada Maria do Rêgo. Aparece no Sobral da Lagoa no século XVII casada com Jorge Leitão, na Quinta da Cumeira. Curiosamente, aparecem como padrinhos dos filhos um Pêro Gomes e uma Beatriz Anes, ou Eanes, que eram de A-dos-Ruivos. Esta povoação pertence actualmente ao Bombarral.

Se souber de algo, peço que me avise.

Se precisar de ajuda, diga-me algo.

Cumprimentos,

José Duque

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Lemos e Rêgo - Óbidos

#268063 | jfduque | 06 ene 2011 00:50 | In reply to: #268061

Caro confrade,

Estive a pensar sobre a origem do apelido Rêgo em Óbidos. Poderá vir do lugar do Rêgo Travesso, uma ribeira já explorada em tempo da ocupação romana.

Esta ribeira fica na Amoreira e de lá poderá ter ido alguém casar-se com um Lemos.

A Amoreira não foi incluída na base de dados que lhe indiquei. Teria que fazer pesquisa nos livros, que estão no Arquivo Distrital de Leiria.

Cumprimentos.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Lemos e Rêgo - Óbidos

#268081 | Gonçalo Frutuoso | 06 ene 2011 12:29 | In reply to: #268063

Caro confrade,

Estive a pesquisar no link que me indicou, e cheguei a novas conclusões.

O meu Baltazar de Lemos nasceu em 1577, filho de Belchior de Lemos e de Catarina Dinis, senhores do Casal do Alentejo.

Catarina Dinis faleceu em 1578, e Belchior de Lemos casa em segundas núpcias com Maria Fernandes, filha de Fernando de Álvares. Portanto o Simão de Lemos é meio irmão do Baltazar de Lemos.

Em relação aos Rêgo, presumo que tenha origem em algum lugar, que pode ser bem esse Rêgo Travesso.

Vou tentar descobrir mais alguma coisa.

Mais uma vez obrigado.

Se precisar de alguma ajuda conte comigo,

Com os meus melhores cumprimentos,

Gonçalo de Almeida

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Lemos e Rêgo - Óbidos

#268094 | jfduque | 06 ene 2011 16:43 | In reply to: #268081

Caro Gonçalo Frutuoso de Almeida,

Ainda bem que consegui o que queria. A base é muito útil. Veja também se há testamentos ou inventários no Arquivo Histórico de Óbidos.

O Casal do Alentejo é, se não me engano, a actual Quinta do Oratório e é de uns meus paarentes. Há algo escrito sobre a quinta, creio.

Cumprimentos atentos.

José Duque

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Lemos e Rêgo - Óbidos

#268097 | Gonçalo Frutuoso | 06 ene 2011 17:07 | In reply to: #268094

Caro confrade

Fiz uma pesquisa rápida e de facto parece que o casal/quinta do Alentejo é a actua Quinta do Oratório. Ao que parece a referência ao Alentejo prende-se com a instalação de um oratório ou eremitário relacionado com a Serra de Ossa.

Em 1434, o eremitério submeteu-se ao Colégio, congregação e companhia dos clérigos seculares "em comum biuentes" no Mosteiro de São Salvador de Vilar de Frades do Arcebispado de Braga que havia de o governar e reger daí por diante.

Terei que aprofundar o assunto. Se tiver alguma informação sobre a dita quinta por favor diga me alguma coisa.

Cumprimentos

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Lemos e Rêgo - Óbidos

#268103 | jfduque | 06 ene 2011 17:57 | In reply to: #268097

Caro Confrade,

Há uma edição das Memórias Históricas de Óbidos que tem muita informação. A Quinta é muito antiga e passou de família para família. Actualmente, é desses Duques.

Boas pesquisas, até breve.

Cumprimentos,

José Duque

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Lemos e Rêgo - Óbidos

#268117 | jfduque | 06 ene 2011 19:57 | In reply to: #268103

Caro Confrade,

Talvez lhe interesse saber de um Luís de Lemos, natural de Óbidos, doutor em Medicina, que escreveu uma obra em 6 volumes sobre o modo de prognosticar as enfermidades e ainda um tratado sobre as obras de Hipócrates. Morreu em 1592.

Cumprimentos atentos.

José Duque

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Lemos e Rêgo - Óbidos

#268120 | Gonçalo Frutuoso | 06 ene 2011 20:28 | In reply to: #268117

Caro José Duque

Obrigado pelas dicas. Vou pesquisar mais sobre o assunto.

Boas pesquisas,

Com os meus melhores cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Lemos e Rêgo - Óbidos

#276273 | Gonçalo Frutuoso | 12 may 2011 21:49 | In reply to: #268120

Boa noite,

Tendo voltado a investigar a origem do meu ramo dos Lemos de Óbidos, descobri que o meu 14º avô Belchior de Lemos é filho de Afonso Vicente, morador em Casal Próprio, e fal. a 31 de Julho de 1572, penso que no Casal da Serra ou no Casal do Alentejo, e de Beatriz de Lemos, fal. a 26 de Setembro de 1578.

Filhos:

I - Vicente de Lemos, n. na feguesia de Santa Maria de Lemos, provavelmente no Casal do Alentejo, fal. a 13 de Fevereiro de 1612, Casal da Serra. Casou antes de 1583 com Águeda Fernandes.
Filhos:

II – António, n. no Casal da Serra, bapt. a 4 de Fevereiro de 1583 na Igreja de Santa Maria.
II – João, n. no Casal junto ao Casal do Alentejo, bapt. a 1 de Março de 1585.
II – Sebastião, n. no Casal do Alentejo, bapt. a 27 de Janeiro de 1587.
II – Desconhecido, bapt. a 1 de Abril de 1589.
II – Domingas, n. no Casal do Alentejo, bapt. a 8 de Dezembro de 1592.
II – Beatriz, n. no Casal do Alentejo, bapt. a 3 de Setembro de 1597.
II – Desconhecido, bapt. a 31 de Maio de 1599.

I – Beatriz de Lemos
I – Isabel de Lemos, bapt. na freguesia de Santa Maria de Óbidos, casou a 8 de Novembro de 1573, na Igreja de Santa Maria, com André Alves, morador nas Caldas . Faleceu em 28 de Março de 1576, nas Caldas, deixando como seu testamenteiro o seu irmão Vicente de Lemos.
I – Belchior de Lemos , senhor da Quinta/Casal do Alentejo, n. em Óbidos, Santa Maria, fal. a 17 de Fevereiro de 1619, Casal do Alentejo. Casou com Catarina Dinis antes do ano de 1574. Catarina Dinis , fal. em 1578, Santa Maria, Óbidos. Casa segunda vez com Maria Fernandes, filha de Fernão de Álvares, no ano de 1579, Igreja do Espírito Santos, Óbidos.
Filhos do primeiro casamento:

II - João , n. em 1574 e bapt. a 20 de Novembro de 1574, Quinta do Alentejo, Santa Maria – Óbidos.
II – Maria de Lemos, fal. a 7 de Abril de 1611, Casal/Quinta do Alentejo.
II – Baltazar de Lemos – segue.. .

Filhos do segundo casamento:

II – Simão de Lemos, n. em 1579, Quinta do Alentejo, Santa Maria, Óbidos. Casou com Luísa Jorge.
Filhos:

III – Catarina. n. em 1617, bapt. a 4 de Maio de 1617, Casal do Alentejo.
III – Brás, n. em 1619, bapt. a 10 de Fevereiro de 1619, Casal do Alentejo.
III – Simão, n. em 1623, Fraldeu, bapt. a 9 de Julho, na Igreja de Santa Maria de Óbidos.
III – António, n. em 1625, bapt. a 9 de Abril de 1625.

II – Manuel Elias do Rêgo, s.m.n.. .
II – Belchior do Rêgo ou Belchior de Lemos, n. na Quinta do Alentejo. Casou a 14 de Novembro de 1610, na Igreja de Santa Maria de Óbidos com Maria Monteiro, fal. no ano de 1629, Moinho das Matatripas. Casou segunda vez com Domingas Silvestre, fal. a 10 de Setembro de 1666.

Filhos do primeiro casamento:
III – Manuel, n. em 1611, Casal da Serra, Santa Maria, Óbidos.
III – Luís, n. em 1614, Casal da Serra.
III – Maria, n. em 1616, Casal da Serra.
III – Vicente, n. em 1618, Moinho das Matatripas, Santa Maria, Óbidos.
III – Domingas, n. em 1620, Moinho das Matatripas.
III – Antónia, n. em 1621, Moinho das Matatripas.
III – Benedita, n. em 1622.

Filhos do segundo casamento:
III – Catarina, n. em 1633, bapt. a 22 de Maio de 1633, Casal da Serra.
III – Baltazar, n. em 1637, bapt. a 9 de Agosto de 1637, Casal da Serra.
III – Manuel, n. em 1640, bapt. a 8 de Julho de 1640, Rua do Poço, Vila de Óbidos.

II – Domingos do Rêgo, s.m.n.. .
II – Maria, n. em 1585, Quinta do Alentejo, Santa Maria, Óbidos.
II – Fernando, n. em 1589, Quinta do Alentejo, Santa Maria, Óbidos.
II – Filipa, n. em 1592, Quinta do Alentejo, Santa Maria, Óbidos.


II – Baltazar de Lemos, alfaiate, n. em 1577 e bapt. a 13 de Janeiro de 1577, Quinta do Alentejo, Santa Maria – Óbidos. Casou na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Cadaval, em 1611, com Maria Pereira, n. no Cadaval.
Filhos:

III – Joana Pereira, n. em 1629, Nossa Senhora da Conceição, Cadaval. Casou na Igreja de São Tiago, Torres Vedras, a 16 de Agosto de 1649 , com Simão Franco, “homem que vivia da sua fazenda”, n. e bapt. no Turcifal, filho de João Franco e de Catarina João.

Pelas investigações que fiz parece que o tronco dos Lemos de Óbidos é casal Afonso Vicente e Beatriz de Lemos. Algum dos confrades tem informações adicionais?

A Filipa, filha de Belchior de Lemos e de Maria Fernandes será a Filipa de Lemos cc com António Rodrigues, alcaide do Castelo de Óbidos?

Cumprimentos,

Gonçalo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Lemos e Rêgo - Óbidos

#346080 | Isabelprat | 10 may 2014 12:09 | In reply to: #268000

Caro Senhor:

Foi com muito interesse que li este seu post, pois tenho ascendentes Rêgos do Sobral da Lagoa, também. Parece-me que terá informações que remontam até muito mais atrás do que eu, sobre essa(s) família, que muito me interessaria aprofundar.

O 1º antepassado que tenho com esse apelido é José Lopes do Rêgo, do S. da Lagoa (23-5-1750), casado com Maria Rosa do Nascimento, também do S. L.

Tenho também uma 5ª avó Máxima Teodora Inácia ou Máxima do Rosário "adoptiva de José Gomes do Rêgo"

Finalmente uma 8ª avó Maria do Rêgo (não sei se apelido, se nome próprio, do S. L, casada com João Luís (19-11-1668), filha de George Leitão e de Maria do Rêgo, também do S. L.

Muito grata por quaisquer informações que me possa facultar.

Cumprimentos cordiais,

Isabel Prata

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 17:00.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen