Família Miranda
This topic is classified in rooms: Arquivos | Brasil | Famílias | Heráldica | Património
Família Miranda
A igreja de São Cristóvão e São Lourenço, Lisboa, tem uma ligação estreita com a família Miranda (ver http://www.webartigos.com/articles/38620/1/FAMILIA-MIRANDA/pagina1.html).
Num estudo sobre os túmulos, encontramos alguns nomes ligados à igreja (ver https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0Bwmcs5DOiTSWOWI0ZGM3NDAtNmNmYS00NjRkLTgwMmEtZTBlYmU3NGM4NTcw&hl=en&authkey=CMuuqOwM)
Pois, bem, procuro encontrar os descentes desta família MIRANDA e da família HENRIQUES MIRANDA (que é um ramo daquela outra)
Também estão ligados os Condes de Sandomil E Visconde de Sousel.
Todas as informações são importantes.
Enlace directo:
Miranda Henriques
Meu Caro
Experimente inserir o apelido em epígrafe na caixa em cima, à esquerda, e faça a pesquisa em tópicos.
Entre outros mais que existam, aparecem-lhe desde logo 3 tópicos relativos aos Miranda Henriques, aonde aparecem mencionados, ou até como intervenientes, descendentes de alguns dos ramos desta família secular.
Melhores cumprimentos,
Filipe Menéndez
Enlace directo:
RE: Miranda Henriques
Olá, Filipe,
Agradeço muito a sugestão. Já fiz isso, mas fiquei com um problema: ao entrar investigar os sucessores acabam nos finais do século XVIII. Eu gostaria muito de encontrar descendentes ainda vivos destes que fundaram a igreja de São Cristóvão. Sei, pelo artigo que citei, que há muitos no Brasil ligados às artes e à ciência. Mas gostaria de saber quem são e as linhas exactas. Se houver sugestões ficar-vos-ia grato.
Cumprimentos
Edgar Clara
Enlace directo:
Mirandas e Mirandas
Caro Alcamin
Descendentes de Martim Afonso há imensos.Poderão não usar no presente o apelido por inumeras razões.
Por ex minha bisavó Frederica Vilhena de Lagos,descende várias vezes do Martim.Está neste site .Se seguir a bola azul mais chegada à varonia vai lá chegar num instante.
Uso o apelido porque a minha 5 avó Maria Ritta Sanches de Miranda teve um irmão que usou armas de Miranda Sanches Sousa e Silva .Chamava-se Joaquim Sanches Xavier de Miranda Sousa e Silva.Os brasões eram muito importantes nessa epoca.Mas por este ramo o apelido Miranda perde-se .Serão cristão novos ? Descendentes de alguem nascido numa terra chamada Miranda ? Não sei, tenho de investigar.
Mas como uso este apelido pedi a um filho meu que visitasse o tumulo do Martim Afonso na igreja de
São Cristovão. Foi muito bem recebido,e foi-lhe enviado um estudo de Inês Matoso e indicação deste tópico.
Em relação às origens do Martim Afonso,pois tenho várias duvidas.Será ele descendente de um Castro ou de outro castelhano ?
Fernando Sanches de Miranda
Enlace directo:
RE: Mirandas e Mirandas
Caro Fernando,
Sim... Fui eu quem recebeu o seu filho na Igreja de São Cristóvão. Fiquei muito contente, porque finalmente se começa a fazer a história daquela Igreja que, como já deve ter visto, começa com os Moçárabes (Santa Maria de Alcamim) e que no século XIV há já notícia de ser dedicada a São Cristóvão.
Estou particularmente interessado em perceber quem são os descendentes dos Miranda para perceber as ligações que existiram no passado e que podem existir no presente àquela parte da igreja. Eu quando lá cheguei encontrei a chamada capela do arcebispo assim como se encontra, mas gostava de estudar todo o tumulário que aí existe. Porém, não é possível fazer uma intervenção no presente, sem antes ter conhecimentos históricos do que ali se encontra. Às vezes tradições familiares escritas ou orais são suficientes para compreendermos as pedras. Uma das coisas que aparece escrito em artigos de que a capela do arcebispo deveria estar localizada na outra parte, parece não ser verdade, pelas últimas investigações. Pelo que me parece, terá sido sempre ali.
Por isso disse ao seu filho que gostaria muito de estar um pouco com ele, mas pode ser com alguém que melhor possa perceber a genealogia da família, para podermos reconstruir as relações e ligações. Irei ver esse ramo para perceber onde vão parar os familiares.
Os estudos são bons. Mas preciso de fazer mais estudos e de publicar mais em revistas científicas para que a comunidade académica possa colocar o seu olhar naqueles vossos antepassados. O seu filho não viu, mas na capela mor existe uma inscrição também a falar dos Miranda. Receber-vos-ei com a mesma alegria quando quiserem visitar a igreja.
Se quiser dar-me mais informações ele tem o meu contacto, mas também pode escrever para o mail da paróquia alcamimlisboa@gmail.com.
Desde já agradeço-lhe muito por toda a dedicação que possa ter por este tema. Tudo o que existe neste momento é precioso para se refazer a relação.
Edgar Clara
Enlace directo:
RE: Mirandas e Mirandas
O conjunto tumular da igreja é de todos ,mas a sua conservação interessa particularmente aos seus descendentes.E quem são eles ?São praticamente todos os representantes da nobreza historica de Portugal.
Existe uma Associação da Nobreza Historica de Portugal, que poderá ser contactada no sentido de lançar um alerta e pedido aos seus membros.
Isto até é um exercicio politico interessante.Até que ponto estam os portuguses viciados numa cultura politica de esquerda ,e de costas voltadas para a resolução dos problemas reais do país com as suas proprias mãos.
Pode contar com toda a minha colaboração
Fernando Miranda
Enlace directo:
RE: Família Miranda
Caros Confrades Miranda
Eu sou um desses descendentes vivos dessa Família que está sepultada na Igreja de S. Cristóvão, e ao mesmo tempo quero trocar conhecimentos de pesquisas, que podem ser úteis não só para mim, mas sim para mais interessados, que conheço.
A ligação que me levou Lisboa foi um Brasão dos Miranda da Casa do Cerrado em Montalegre.
Agradeco a publicação desses estudos, que para mim era desconhecidos, assim vem acrescentar às minhas fotografias que guardo com muito respeito.
Todas as informacoes são importantes
Manuel Miranda
Enlace directo:
RE: Família Miranda
Meu caro Manuel Miranda,
Fico muito contente. O principal, agora, é espalhar a notícia de que alguém está a tentar reconstruir a história. Depois vamos ver onde paramos. Não tenho muito problema em perder tempo. Para mim, tudo o posso ter é conhecimento e este transforma-se em sabedoria, se bem utilizado.
Pode enviar-me tudo o que tiver para alcamimlisboa@gmail.com. Sempre que quiser visitar a igreja e os túmulos poderá escrever-me para fazer uma visita...
Cumprimentos,
Edgar Clara
Enlace directo:
RE: Mirandas e Mirandas
Agradeço muito a sua ajuda,
Vou trabalhando, então, com as associações que existem. Não tinha conhecimento desta. Vou contactar e colocar aqui as coisas que me vão respondendo com absoluta certeza.
Edgar Clara
Enlace directo:
RE: Família Miranda
Caros Confrades,
Procuro informações sobre Henrique Henriques de Miranda
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=190761
Segundo sei, o rei D. Afonso VI, entre outras mercês, concedeu-lhe o paço de S. Cristóvão, mesmo ao lado da igreja de S. Cristóvão, em Lisboa.
Situando-se nessa igreja a “capela dos Mirandas”, sempre supus possível que Henrique Henriques de Miranda nela se encontrasse sepultado ou que aí pudesse ter sobrevivido qualquer referência ao mesmo, pelo que desde já agradeço qualquer informação que possam possuir.
Melhores cumprimentos,
Miguel Santos
Enlace directo:
RE: Família Miranda
Meu Caro Edgar Clara
Obrigado por poder ser útil na divulgação desse linda Igreja e da Família Miranda , prometo que vou fazer o que estiver
ao meu alcance.
Para saber mais do apelido Miranda, deve de consultar a História Genealógica da Real Casa Potuguesa, de D. António Caetano de Sousa.
Em breve vou enviar fotos do túmulo, e aproveito para agradecer o convite para visitar a Igreja de
S. Cristovão mas não é possível porque resido longe do meu querido Portugal.
Cumprimentos
Manuel Miranda
Enlace directo:
RE: Família Miranda
Boa noite
Sou a autora do referido estudo sobre a capela da Igreja de São Cristovão e a Família Miranda.
Este foi feito para o Gabinete de Estudos Olisiponenses, da CML, e está publicado na Revista da Associação Portuguesa de Arqueólogos.
Se necessário algo estou ao dispor.
Atentamente,
Inês Matoso
Enlace directo:
RE: Família Miranda
Saúdo todos os utilizadores de tópico.
Quero agradecer a autora do estudo da Igreja de S. Cristovão em Lisboa. Aproveito para fazer uma pergunta:
Em Montalegre existe uma Casa do Cerrado da qual eu sou descendente. Esse Casa ostenta o Brasão dos "Miranda".
Podia-me informar que relação tem os Brasoes de Montalegre e de S. Cristovão???...
Os interessados, que gostam de saberem mais sobre o Bispo D. Martim Afonso, podem Consultar a História Eclesiástica dos Arcebispos de Braga, do Arcebispo D. Rodrigo da Cunha, autor José Marques.
Atentamente
Manuel Miranda
Enlace directo:
Miranda Henriques - Visconde de Sousel
Caríssimos
Boa noite a todos.
Só hoje, mais de dois anos volvidos sobre a minha intervenção neste tópico, aqui voltei casualmente.
Como o túmulo em questão, existente em S. Cristovão, respeita directamente aos Miranda Henriques, deixo-vos apenas mais uma indicação relativa ao que escrevi (passe a publicidade)sobre um dos principais ramos descendentes, o do Visconde de Sousel, descendente em legítima varonia de Martim Afonso de Miranda, 2.º senhor do morgado da Patameira e filho primogénito do arcebispo de Braga D. Martinho (ou Martim, que é a forma popular daquele nome) Afonso Pires, da Charneca, ou de Lisboa que expressam a naturalidade e não constituem qualquer apelido, ao contrário do que aparece nalgumas enciclopédias.
Voltando então à referência a que aludi, informo que podem encontrar esse artigo no n.º 28 da revista «Raízes & Memórias», pp. 157 a 232, da Associação Portuguesa de Genealogia (APG), o qual intitulei:
"Varonia e Costados do Visconde de Sousel e Outros Subsídios para a Genealogia dos Mirandas Henriques, uma Família Ligada à Expansão".
Caso tenham interesse, podem encontrar o n.º 28 da R&M na BNL ou na TT, ou ainda na própria APG.
Melhores cumprimentos,
José Filipe Menéndez
Enlace directo:
RE: Família Miranda
Cara Dr.ª Inês Matoso,
No seu estudo fala no túmulo de Ana Dias, mulher do Dr. João Pereira. Consegue confirmar se esta era a viúva do Dr. Mangancha e se este era o Dr. João Pereira que estudou em Bolonha? E, finalmente, se for esse o caso, porque é que estava sepultada neste sítio?
Agradecia-lhe que, se possível, me respondesse para mgorjaoh arroba gmail ponto com.
Obrigado.
Miguel Gorjão-Henriques
Enlace directo:
Família Miranda
Boa noite
Só agora voltei ao fórum por isso nao respondi antes mas devo dizer que teria de ver o brasão de Montalegre que refere para ver se tenho alguma referência.
Se quiser pode contactar-me para ines.matoso@cm-lisboa.pt.
Atentamente,
Inês Matoso
Enlace directo:
Família Miranda
Prezado,
segue interessante link onde encontraras rica pesquisa de descendentes da familia Miranda ou de Miranda, aqui pelo Brasil.
Atenciosamente,
Sergio Augusto de Miranda Chaves
http://www.academiapiauiensedeletras.org.br/notcom.asp?id=644&categ=artigos
Enlace directo:
Família Miranda
Prezado Manuel,
segue interessante link com algumas pesquisas genealogicas de um historiador brasileiro, que busca aprofundar os elos desta vasta familia.
Atenciosamente,
Sergio Augusto de Miranda Chaves
http://www.academiapiauiensedeletras.org.br/notcom.asp?id=644&categ=artigos
Enlace directo:
Família Miranda
Bom dia
Para os que estudam os Miranda's:
- João de Miranda, estudante, morador na rua S. Antonio, Santiago da Cividade, Braga, filho de Simão de Miranda, falecido e Dª Isabel de Miranda, vila de Montalegre – falecido em 13.12.1709 – sepultado no convento do Salvador, Braga.
Melhores cumprimentos
Enlace directo:
Família Miranda
Aproveitando o tema, devagar se vai ao longe, segue o que consegui levantar dos meus antepassados, que se misturam nos anos proximos com as familias Nunes, Chaves e de Miranda: por volta de 1760, em Valença do Piauí, Brasil, Pedro José Nunes se casa com Ana Bernarda da Silva e tem 9 filhos, um deles, Gonçalo José Nunes, se casa com Luisa Barbosa Ribeiro e tem 16 filhos. Raimundo José Nunes um dos 16, casa-se com Marciana Barbosa Ribeiro e tem 7 filhos, um deles, Rogerio Jose Nunes, casa-se com Justina Soares do Nascimento, e tem 7 filhos, um deles é o meu avo paterno, Firmino José Nunes, que se casa com Candida Chaves Nunes, a filha do capitao mingote, meu bisavo Domingos dos Santos Chaves casado com Ines Maria da Conceicão. Por parte de mae, pouco evolui.AnaDelcides de Miranda Chaves, teve como pais Domingos Bispo de Miranda e Alzira Vieira de Miranda. Como bisavos tenho Cassiano Bispo de Miranda, casado com Margarida Miranda e José Vieira Lima, casado com Marina de Moura Lima. Por enquanto é isso. Através de informacoes pessoais, meu pai me relatava que Domingos dos Santos Chaves era portugues, mas nada sei ainda.....Abraços
RespuestaEnlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 13 dic 2024, 16:55.